Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Reunião discute fortalecimentos da Atenção Básica nos municípios

Publicado

em

Os encaminhamentos dos pacientes do Maranhão para o Piauí e o fortalecimentos da Atenção Básica nos municípios foram assuntos discutidos, na manhã de ontem, segunda-feira, 26, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Luiz Alfredo Guterrez; do secretário adjunto de Regionalização dos Serviços de Saúde, José Márcio Leite; da secretária-adjunta de Ações Básicas de Saúde, Cristina Loyola, 102 secretários municipais e gestores regionais de saúde.

Luiz Guterrez explicou que a pactuação provisória do Maranhão com o Piauí visa garantir que os pacientes sejam encaminhados de formamente. “É preciso que todos os gestores maranhenses sejam orientados como proceder para encaminhar os pacientes a Central de Regulação de Alta Complexidade em São Luis, Caxias e Timon para que eles tenham os procedimentos garantidos”, justificou.

O secretário chamou a atenção dos secretários municipais para que patologias como diarréias, partos normais e pneumonias sejam tratados no município.  “É necessário adequarmos a medicina maranhense para que os atendimentos básicos sejam realizados no Maranhão”.

O Fluxo de Referência Maranhão/Piauí assegura que em casos de urgência que paciente maranhense no Piauí necessitando de atendimento de urgência – será atendido no Piauí sem ressarcimento; paciente no Maranhão necessitando de atendimento de urgência – a Secretaria do Município não pode encaminhar diretamente para o Piauí e sim para a secretaria de saúde de sua referência. Caso a referência não tenha condição de atendimento ela (a secretaria da referência) poderá encaminhar para o Piauí e pagará a conta.

Nos casos eletivos de demanda espontânea – pacientes não encaminhados formalmente e tampouco por ambulância. “Estes serão contra-referenciados pela Unidade de Saúde do Piauí para a Secretaria de do município de origem no Maranhão com uma Ficha de Contra-Referência”, explicou José Márcio Leite.

Nos casos eletivos referenciados fora das Centrais Nacionais de Regulação da Alta Complexidade – CNRAC, quando o recurso do procedimento está na PPI do próprio município – a Secretaria do Município encaminha formalmente, via Ficha de Encaminhamento de Paciente, para a Secretaria do Piauí e paga a conta. Quando o recurso do procedimento está na PPI da referência – a Secretaria do município contata a Secretaria da Referência encaminhando formalmente o Laudo com a solicitação. Se a referência não tiver condição de atendimento, a Secretaria da Referência encaminha para a Secretaria do Piauí e paga a conta.

Os casos eletivos referenciados via CNRAC, a Secretaria confirma que o procedimento está na relação do CNRAC; a Secretaria encaminha o Laudo próprio da CNRAC  para as CERAC de São Luís, Caxias ou Timon para a inclusão do paciente no sistema SISCNRAC. Se for o caso, indicando Teresina. SISCNRAC priorizará o referenciamento para o Piauí. Pagamento do procedimento será feito pelo Ministério da Saúde (FAEC).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

Em cemitério no Maranhão, corpo de mulher é encontrado nu e com cabeça esmagada

Publicado

em

Uma jovem de 22 anos foi encontrada morta dentro de um cemitério na cidade de São Mateus do Maranhão, a 193 km de São Luís, nesse domingo (16). De acordo com a polícia, a vítima estava nua e com a cabeça esmagada.

Segundo informações preliminares, a jovem estava em uma festa da cidade, saiu do local por volta de meia-noite de domingo e não foi mais vista. O corpo da vítima foi encontrado com suspeita de violência sexual. Uma cruz de madeira pode ter sido usada no crime.


Ainda de acordo com a polícia, até o momento, não há informações sobre a autoria e motivação do crime. No entanto, um homem foi encontrado com a bolsa e o celular da vítima ainda no domingo. Encaminhado para a delegacia, ele afirmou que era amigo dela e que ficava com os pertences da amiga quando ela estava muito bêbada. O homem também disse à polícia que saiu da festa na companhia da jovem e a deixou bem perto de casa.

O suposto amigo da vítima ainda alegou que só não deixou ela dentro da residência, porque a mãe da vítima poderia brigar. O corpo foi trazido para o Instituto Médico Legal de São Luís, onde será periciado. O caso segue sendo investigado.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Motorista atropela família na rua e menina de 12 anos morre

Publicado

em

Na noite de sábado, 15, um motorista em alta velocidade atropelou uma família e causou a morte de Eloísa Santos Costa, de 12 anos, em Imperatriz, no sul do Maranhão. Segundo a polícia, o caso foi registrado na Rua 5, no bairro Vila Ipiranga.

O pai, Rômulo Sousa, estava andando de bicicleta e carregava o seu filho, Augusto Santos, de 1 ano de idade. Ao seu lado estava a filha Eloísa, que andava de patins. Repentinamente, um motorista em alta velocidade saiu de uma curva, bateu no meio fio e atropelou os três.


Eloísa morreu ainda no local. Já o motorista não prestou socorro e fugiu. O carro usado no acidente foi encontrado abandonado na Vila Cafeteira, horas depois.

O pai e o bebê foram socorridos e levados para o Hospital Municipal de Imperatriz, onde seguem internados. O motorista que causou o acidente já foi identificado, mas segue foragido.

Continue lendo

Maranhão

Sampaio vence Moto Club e abre vantagem na final do Maranhense 2021

Publicado

em

Deu Sampaio Corrêa na partida de ida da final do Campeonato Maranhense! Em Superclássico realizado no Estádio Castelão, o Tricolor derrotou o Moto Club por 1 a 0, com gol do atacante Ciel, e deu um passo importante em busca do 35º título estadual.

Disposto a encerrar a seca de gols, o Sampaio Corrêa foi ao ataque no início do Superclássico e abriu o placar aos 11 minutos, com Ciel, aproveitando cruzamento do lateral Sávio. Mesmo em vantagem, o Tricolor manteve a pressão sobre o Moto, aproveitando principalmente as jogadas pela ponta-direita com Pimentinha, que arriscou duas finalizações e parou em boas defesas de Joanderson.


Depois de um primeiro tempo abaixo das expectativas, o Moto Club melhorou de produção na etapa final e criou boas oportunidades diante de um Sampaio Corrêa mais retraído, que não conseguia explorar os contragolpes. Negueba, aos 39 minutos, teve a melhor chance do Papão, mas parou em uma grande defesa de Mota, que garantiu a vitória tricolor no Superclássico.

Com a vitória na partida de ida, o Sampaio Corrêa está a uma nova vitória ou um empate de conquistar o título maranhense, enquanto o Moto Club terá de derrotar o rival por dois ou mais gols de diferença para ser campeão. Uma vitória do Papão por um gol de diferença, por sua vez, leva a decisão para os pênaltis. Moto e Sampaio voltam a se enfrentar no próximo domingo (23), às 10h, no Estádio Castelão. (Foto: Andriolli Araújo)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze