Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Sagrima lança Promeso na Região Sul do Estado

Publicado

em

Foi lançado, na cidade de Loreto, Região Sul do Maranhão, o Programa de Promoção da Sustentabilidade de Espaços Sub-Regionais (Promeso). Cerca de 100 pessoas serão beneficiadas pelo programa, orçado em R$ 356.000,00.

O Promeso tem como objetivo aumentar a autonomia e a sustentabilidade do local, com ações voltadas para a engenharia, aquisição de equipamentos, capacitação e organização comunitária. De acordo com o gerente da Mesorregião da Chapada das Mangabeiras (que inclui o município de Loreto), Oswaldo de Deus Ferreira Júnior, essas ações são realizadas por intermédio de Fóruns onde participam representantes da sociedade civil organizada com projetos voltados para os arranjos produtivos, sendo que a leitura da região é feita pelo Governo do Estado, por conhecer a situação regional.

Compromisso

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Afonso Ribeiro, explicou que em Loreto, o Governo do Maranhão injetou a quantia de R$ 56.000,00 como contrapartida para implantação dos projetos no município. As ações vão desde a construção de agroindústria até a aquisição de equipamentos. “Com esse programa, o Governo do Estado vai poder gerar emprego e renda para 100 trabalhadores rurais de forma direta e isso demonstra o compromisso da governadora Roseana Sarney com o desenvolvimento da agricultura e da sustentabilidade”, comentou.

“Sabemos que os recursos são poucos, mas tenho certeza que o que for destinado de recurso para o Maranhão será bem aplicado, principalmente no que diz respeito à agricultura familiar”, afirmou o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Tadeu Lima.

Os Projetos voltados para a Mesorregião das Chapadas das Mangabeiras são: agroindústria da farinha, estruturação turística, hortifruticultura, bovinocultura, apicultura, bovinocultura de corte, piscicultura e outros.

Para o prefeito de Loreto, Germano Martins Coelho, o programa só vem agregar qualidade de vida aos trabalhadores rurais do município. “Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sagrima e da Agerp os nossos trabalhadores rurais passam a ter maior sustentabilidade naquilo que produzem e, para que isso continue acontecendo estamos mostrando todo o nosso empenho em investir no homem do campo”, ressaltou o prefeito.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Salário de servidores municipais será pago nesta segunda, 2

Publicado

em

A Prefeitura de Açailândia, na região Tocantina, através da Secretaria de Economia e Finanças, anunciou, a liberação da folha salarial dos servidores municipais referente ao mês de julho, que será paga na segunda, dia 2.

O pagamento aquece a economia local e assegura aos servidores o poder de compra.

Continue lendo

Maranhão

Navio é colocado em quarentena após tripulante testar para a Covid-19 no Maranhão

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quinta-feira (29) que monitora a tripulação a tripulação do navio ‘MV Pipit Arrow’, após um dos tripulantes testar positivo para a Covid-19. A embarcação está atracada em uma área de fundeio na Baía de São Marcos, no litoral de São Luís.

O navio, que tem bandeira do Panamá, saiu da Bahia e chegou a São Luís em 19 de julho. Após a notificação suspeita do caso, a Anvisa foi notificada e determinou o isolamento do tripulante e a embarcação foi colocada em quarentena.

O nome e a nacionalidade do homem não foi identificada. Até o momento, não foi confirmado se o tripulante foi infectado com algum tipo de variante do novo coronavírus.

Continue lendo

Maranhão

ITINGA DO MARANHÃO: Conselho Tutelar precisa passar por melhorias

Publicado

em

O promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira, que responde pela Promotoria de Justiça de Itinga do Maranhão, inspecionou, na terça-feira, 27, o Conselho Tutelar da cidade. Acompanharam a vistoria secretária de Assistência Social de Açailândia, Arly Brenda Lima Franco Jardim, conselheiros tutelares, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, incluindo a presidente Maria Valdirene Fernandes da Costa.

Na ocasião, foi constatado que o prédio do Conselho necessita de algumas melhorias, assim como o veículo pertencente ao referido órgão.

Foi discutida também a efetivação do Plano Municipal da Primeira Infância no Município, plano intersetorial que visa ao atendimento aos direitos das crianças na primeira infância (até os seis anos de idade) no âmbito do município, cuja elaboração é recomendada pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016).

Outro tema tratado foi a implantação do Sipia no Conselho Tutelar, sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Igualmente foi abordado o treinamento dos integrantes da rede de proteção acerca da escuta especializada, procedimento de entrevista previsto na Lei Federal n. 13.431/17, sobre possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze