Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Secretaria de Trabalho acompanha desmobilização na refinaria

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres) está acompanhando a desmobilização de trabalhadores da primeira fase das obras da refinaria Premium I da Petrobrás, que será erguida no município de Bacabeira.

A área de 2.100 hectares do projeto está passando pelas obras de terraplanagem, supressão vegetal e montagem do canteiro de obras, que serão realizadas em três fases distintas, condicionadas aos períodos de estiagem de nossa região: segundo semestre de 2010 – que já aconteceu – segundo semestre de 2011 e segundo semestre de 2012. Esse cronograma prevê três janelas de contratação e três janelas de desmobilização, já acertados entre o Consórcio Galvão-Serveng-Fidens, a Petrobrás e a Setres.

Nesta primeira janela, cerca de 200 trabalhadores estão sendo desmobilizados e para monitorar o momento, a Setres está orientando e cadastrando os desmobilizados através do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

O cadastramento tem dois objetivos, que são preparar os desmobilizados para o recebimento do seguro-desemprego e mantê-los como profissionais qualificados no banco de currículos do Sine.

De acordo com o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, esses trabalhadores reforçam a mão de obra no estado. “A Construção Civil tem sido o setor da economia que mais gera empregos no Maranhão e ter esses trabalhadores desmobilizados das obras da refinaria é garantia de que temos mão de obra para oferecer aos projetos que estão sendo construídos em nosso Estado”, disse o secretário.

Para a coordenadora de Intermediação de Mão de Obra da Setres, Honorata Azevedo, esse acompanhamento é fundamental na hora da recolocação profissional. “Devido à experiência que eles adquiriram na obra, fica muito mais fácil reencaminhar esses egressos ao mercado de trabalho”.

Workshop

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, a Setres vai realizar um Workshop de Orientação Profissional aos trabalhadores desmobilizados das obras da refinaria. Durante o treinamento, os egressos poderão fazer o cadastro de seguro-desemprego e automaticamente se inscrever no Sine, para concorrer às vagas de emprego oferecidas pelo serviço.

“Estamos trabalhando no sentido de garantir que todos os trabalhadores sejam amparados pela política pública de emprego e renda e garantir também que os empregadores maranhenses tenham mão de obra qualificada e com a experiência exigida por eles”, destacou José Antônio.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: HMAM recebe novos instrumentos cirúrgicos

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 20, o Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), no município de Porto Franco, na região Tocantina, Maranhão, recebeu da Secretaria de Saúde novos instrumentais cirúrgicos.

Segundo a Secretaria, os instrumentos visam dar condições para que a equipe possa atender da melhor forma toda a população de Porto Franco e região.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze