Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Sedel e Ministério do Esporte discutem criação de núcleo esportivo

Publicado

em

Representantes do Ministério do Esporte e o secretário de Estado Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, visitaram o Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz (Ceocruz) nesta terça-feira (1º). O objetivo é desenvolver um estudo de utilização do complexo para a prática esportiva, para que, em seguida, seja consolidada uma parceria entre o Ministério e a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel).

“É importante que a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) trabalhe em parceria com o Ministério do Esporte. Temos um objetivo em comum que é fortalecer o esporte. Tenho certeza de que esta parceria irá acontecer e, em breve, nossas praças esportivas estarão em perfeitas condições. Vamos tentar transformar o nosso complexo esportivo em um núcleo de esporte e, posteriormente, em um centro de treinamento”, afirmou Joaquim Haickel.

De acordo com o assessor da Secretaria Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Mardovan Pontes, a parceria que está sendo formalizada vai viabilizar o desenvolvimento do esporte no Maranhão. “O projeto visa viabilizar as instalações e serviços para o desenvolvimento do esporte. Vamos analisar as necessidades para formar a parceria para estabelecer demanda urgente para ajudar o Maranhão”, explicou Mardovan Pontes.

Proposta

Uma proposta abordada, durante a visita, foi a de transformar o complexo esportivo, em um Núcleo de Esporte de Base (NEB) no local. As praças esportivas existentes no Ceocruz estariam interligadas para servir à comunidade e aos atletas iniciantes. Com esse núcleo, será possível aproveitar o talento dos jovens atletas, realizando análises técnicas e investimentos em treinamentos específicos.

De acordo com o consultor do Ministério do Esporte e diretor de projetos do Instituto de Desenvolvimento do Esporte e Ação Social (Ideas), Paulo Roberto Ribas, a criação de um NEB em São Luís é uma oportunidade real de acontecer. Isso porque o Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz foi considerado um espaço excelente para a prática esportiva. Na visão do consultor é preciso recuperar o complexo o mais rápido possível para que ele se torne um Núcleo de Esporte de Base e, posteriormente, um centro de treinamento de alto rendimento.

“O interesse do Ministério do Esporte é regionalizar os centros de treinamento. É importante que já existe interesse e estrutura do governo local para fazer parte desta parceria. Agora, é preciso formalizar o convênio para que atenda a recuperação e gestão do local”, disse Paulo Roberto Ribas.

Núcleo de Saúde do Esporte

Uma grande preocupação da Secretaria de Esporte e Lazer e do Ministério do Esporte está relacionada à saúde dos atletas. Por isso, a visita desta terça-feira serviu para a realização de um diálogo a respeito da criação de um Núcleo de Saúde do Esporte no Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz.

Para Silvana Teixeira, superintendente de Esporte e de Rendimento da Sedel, a criação de um centro de excelência esportiva em São Luís será um grande avanço para o Estado. Ela defende que é preciso praticar o esporte aliado à saúde para melhorar a preparação dos atletas.

“Pretendemos implantar esta célula que seria um núcleo de saúde do esporte. Seria o Sectro Laboratorial de Aptidão Física e de Ciência do Esporte (Celafama) no Complexo Esportivo para atender atletas e a comunidade. Não podemos pensar em esporte sem saúde”, alertou Silvana Teixeira.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Cemitérios recebem manutenção

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Limpeza Pública (SLP), iniciou a semana com limpeza e manutenção nos cemitérios da cidade, com frentes de serviços de capina, poda, recolhimento de ponta de lixo, pintura de meio-fio, além da manutenção dentro e no entorno dos locais.

O secretário de limpeza, Alan Jhones, explica que a manutenção destes locais é de grande importância, pois permite que as famílias que vão visitar os túmulos dos seus entes queridos, encontrem um espaço limpo e seguro para prestarem suas homenagens.

Os agentes trabalham no cemitério Parque dos Anjos, São João Batista, Campo da Saudade, Bom Jesus e Jardim das Rosas. Cronograma é definido pela SLP todos os dias, sendo intensificado principalmente perto do dia de finados, que ocorre em dia 02 de novembro.

Acompanhe o cronograma da cidade desta segunda-feira (20)

Além das frentes de serviços nos cemitérios, desde as primeiras horas do dia os colaboradores trabalham com poda na rua Coronel Manoel Bandeira, Parque Santa Lúcia, Monte Castelo, Avenida Jacob, Parque das Palmeiras, Hermes da Fonseca, Beira Rio, entre outros.

Os agentes trabalham também no recolhimento de lixo em contêiner na praça de Fátima, na Godofredo Viana, Rodoviária Nova, Bom Sucesso, Ouro Verde, Santa Inês, Planalto, e demais bairros e ruas de acordo com o cronograma do dia.

A manutenção de espaços de lazer das praças Jarbas Passarinho, Curió, Turismo, Bíblia, Caminhoneiro e Rodoviária Velha, recebem manutenção no decorrer do dia.

Já a coleta domiciliar, bem como o arrastão da limpeza e Cata-treco, seguem normalmente de acordo com as demandas solicitadas.  

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze