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domingo, 22 / maio / 2022
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MARANHÃO: Seduc e PNUD definem ações prioritárias para Educação

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Com o objetivo de definir ações estratégicas para melhoria da Educação no Maranhão, a partir do diagnóstico elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a secretária de Estado de Educação, Olga Simão, e a consultora do PNUD, Liliane Marchiorato, juntamente com a equipe da técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), reuniram-se, nesta segunda-feira (2), no Palácio dos Leões. A iniciativa de firmar parceria com o PNUD/MEC para elaboração de um diagnóstico da educação no estado partiu da governadora Roseana Sarney, visando elevar a qualidade do ensino oferecido na rede estadual, a partir de políticas voltadas para alavancar os índices educacionais do Maranhão.

Nessa etapa do projeto, que consiste na elaboração das propostas de trabalho, os técnicos estão definindo ações estratégias em cinco eixos: gestão educacional, formação inicial e continuada de professores e profissionais de serviços educacionais, práticas pedagógicas e avaliação e infraestrutura educacional. Essas perspectivas serão trabalhadas a partir de políticas voltadas para o melhoramento significativo dos índices educacionais do Maranhão.

Durante o encontro, que acontecerá até quarta-feira (4), serão apontados caminhos a serem seguidos e metas prioritárias para a reestruturação do sistema educacional do estado, tomando como base o diagnóstico apresentado pelo PNUD ao Governo do Estado, no último dia 15 de abril.

Segundo Liliane Marchiorato, é importante envolver todo o corpo técnico da Seduc, pois serão eles quem irão elaborar e executar as tarefas que terão como foco principal um ensino de qualidade em toda a rede pública do Maranhão. Ainda de acordo com ela, é importante pensar na educação pública como um todo, sem a segmentação das responsabilidades dos municípios e do estado.

“A educação básica é o foco principal neste momento. Entendemos que na escala evolutiva as coisas devem começar na base, por isso é importante concentrarmos os nossos esforços no melhoramento da qualidade oferecida ao ensino básico. Essa percepção do Governo do Maranhão mostra sua real preocupação com a educação oferecida aos jovens. É com esse tipo de pensamento e atitude, demonstrada pelo Estado, que poderemos mudar a realidade educacional, como um todo”, afirmou.

A secretária Olga Simão ressaltou que este momento de elaboração das propostas de trabalho irá possibilitar a construção de um cronograma para a execução das ações, no sentido de buscar mecanismos para dar início às intervenções no sistema educacional do Maranhão.

“A governadora Roseana Sarney, sempre nos orientou a trabalharmos, de forma incansável, para que possamos melhorar os índices educacionais. Hoje, estamos felizes em observar que toda a equipe da Seduc atua no sentido de executar o processo de mudança da educação no Maranhão, através de encaminhamentos que serão pensados pela equipe com a coordenação do MEC/PNUD”, destacou Olga Simão. 

Diagnóstico

A primeira etapa do diagnóstico da educação do Maranhão, elaborado pelo PNUD, foi apresentada, no dia 15, também para os gestores, supervisores e superintendentes da área no estado. Consta no documento questões relacionadas ao acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes maranhenses.

Na primeira etapa do diagnóstico foi analisado o sistema estadual de educação como um todo, englobando as redes estadual, municipal e particular maranhense. A partir desses dados, será possível construir políticas e ações educativas direcionadas principalmente à melhoria da qualidade de aprendizagem dos alunos e a reversão dos indicadores educacionais do estado.

A secretária de Educação frisou que o projeto de Cooperação Técnica MEC-PNUD e Governo do Maranhão foi solicitado pela governadora Roseana. “O diagnóstico é um sonho do governo e de todos que fazem a educação maranhense que se tornou realidade. Tenho convicção que com esse documento nossos projetos, ações e políticas educativas terão um novo rumo para alcançar uma educação de qualidade que é o que todos desejamos. Vamos deixar um marco na educação”, enfatizou.

Após essa fase de definição das ações estratégicas, serão realizadas, mensalmente, reuniões para acompanhamento dos resultados com técnicos da Seduc, profissionais que atuam na coordenação de programas e projetos educativos do estado, e profissionais do MEC e PNUD.

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brenda

ei, eu gostei das informações, mas queria saber oque eu poderia dizer para apresentar num trabalho escolar

obrigada. espero que me ajudem.

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