Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Seduc e Sinproesemma se reúnem para discutir proposta salarial

Publicado

em

Nesta terça-feira (18), o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), volta a se reunir com a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma). Um ponto a ser tratado na reunião é o Projeto de Lei da proposta salarial da categoria encaminhada à Assembléia Legislativa.

A proposta foi encaminhada até o dia 30 de setembro à Assembléia em cumprimento ao dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), pois do contrário não seria possível praticar o aumento salarial da categoria. A necessidade do envio em virtude do cumprimento do prazo foi comunicado ao presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.

Proposta

No dia 27 de setembro, após amplo debate entre Seduc e Sindicato na mesa permanente de negociação, o governo apresentou proposta salarial que prevê reajuste de 20% na remuneração, dos quais 12% serão aplicados no mês de outubro e o restante será pago de forma escalonada no próximo ano. Junto com a proposta também foi apresentada tabelas nominais com os novos valores dos vencimentos a serem praticados.

A proposta salarial contempla ainda a aplicação do piso salarial nacional, a partir do mês de outubro, para os profissionais da categoria das classes I e II do magistério, que recebem vencimento abaixo do valor determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que é de R$ 593,54 para 20 horas, que é a jornada semanal praticada no Maranhão. Do universo de 30 mil professores, apenas 3.900 estão com o vencimento abaixo do piso.

Sindicato

A proposta salarial do Governo foi apresentada, pelo sindicato aos trabalhadores da educação em assembleias regionais, realizadas em todo estado. A proposta foi parcialmente aceita pela categoria.

Conforme carta encaminhada no dia 10 de outubro pelo sindicato à Seduc, a direção do Sinproesemma declara que aceita o reajuste de 12% mas não tece nenhum comentário sobre a forma que os 8% seriam repassados. Esta indefinição levaria a uma nova negociação no início do próximo ano com a possibilidade de acontecer o mesmo que aconteceu este ano quando os professores paralisaram as suas atividades.

O Sindicato também concorda em reduzir a Gratificação de Atividade do Magistério (GAM) de 80% e 104%. Ainda no documento, o Sinproesemma rejeita a unificação das categorias I e II em referências únicas específicas.

Todos estes pontos serão debatidos na reunião desta terça-feira. O Governo do Estado reafirma a sua disposição de buscar um entendimento com a categoria, tendo como objetivo principal garantir a oferta de uma educação pública de qualidade para os alunos de todo o Maranhão.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial que matou médico é preso

Publicado

em

A Polícia Militar do estado do Maranhão, executou no começo da noite desta terça, 27, a prisão do policial, Adonias Sadda, acusado de matar na madrugada desta segunda, 26, em uma festa do setor Beira Rio, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, Maranhão, o médico Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos.

A informação foi oficializada, diretamente pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, “Informo que o soldado Adonias Sadda acaba de ser preso na cidade de Imperatriz. Nesse momento, ele está sendo conduzido para a Delegacia Regional”

Sadda estava escondido em uma casa no bairro Bacuri, próximo ao Colégio Militar Tiradentes, na residência do seu advogado.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: PM suspeito de matar médico em festa continua foragido

Publicado

em

Policial militar Adonias Sadda segue foragido

O policial militar, Adonias Sadda, principal suspeito de matar o médico Bruno Calaça Barbosa, 24 anos, em uma festa na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, estado do Maranhão, na madrugada de segunda, 26, continua foragido.

Segundo o delegado, Praxíteles Martins, as testemunhas estão sendo ouvidas e diligências realizadas para capturar Adonias. Ainda conforme o delegado, outras pessoas envolvidas no delito, serão ouvidas.

O corpo do médico foi levado para velório e sepultamento em Porto Nacional, região central do estado do Tocantins.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Assinada ordem de serviço para o Centro de Referência da Juventude

Publicado

em

O ato aconteceu na manhã desta terça, 27, no gabinete da Prefeitura Municipal, onde o Governo do Estado, através das secretarias de Educação (SEDUC) e Juventude (SEEJUV), em parceria com a Prefeitura de Açailândia, e o prefeito Aluísio Sousa, assinaram a Ordem de Serviço para a construção do Centro de Referência da Juventude na Região Tocantina.

O Centro de Referência será implantado na Vila Ildemar no complexo já existente, Baianão. Após a reforma serão implantados equipamentos que atenderão à toda a juventude da região tocantina.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze