Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Segurança define diretrizes da operação de pré-Carnaval

Publicado

em

O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, reuniu-se, nesta quinta-feira (13), com a cúpula do Sistema de Segurança e representantes do Ministério Público (MP) para traçar o planejamento e a continuidade das ações da força-tarefa de segurança a serem executados desta sexta-feira (14) até domingo (16), com o objetivo de coibir práticas abusivas como poluição sonora, infrações de trânsito, tráfico de drogas e outros crimes comuns neste período pré-carnavalesco.

O encontro teve como objetivo avaliar e discutir as diretrizes para dar prosseguimento aos trabalhos operacionais da ação “Força-Tarefa”, deflagrada pelas polícias Civil e Militar com o apoio do Corpo de Bombeiros, Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), Ministério Público, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Grupo Tático Aéreo (GTA) e outros órgãos. No último fim de semana, a “Força-Tarefa” ocorreu em diversos lugares da região Metropolitana e resultou na apreensão de mais de vinte veículos e catorze pessoas conduzidas por crimes relacionados à poluição sonora.

O secretário Aluísio Mendes fez uma avaliação da primeira etapa da “Força-Tarefa”, considerando bastante positiva a união de esforços em uma atuação coordenada das polícias e órgãos parceiros. Ele ressaltou o objetivo de oferecer segurança e tranquilidade aos cidadãos de São Luís, principalmente, durante o período pré-carnavalesco, resgatando valores como a cidadania, o respeito ao próximo e coibindo práticas abusivas e outras incidências criminais.

Determinações

O secretário determinou que sejam ampliados os efetivos dos plantões da Reffsa, Cohatrac, Vila Embratel e Cidade Operária. “As delegacias estarão aparelhadas, estruturadas e com equipes reforçadas para receber todas as ocorrências e procedimentos relacionados também a operação”, frisou.

Segundo informou Aluísio Mendes, as operações continuarão por todo período de pré-Carnaval. A Promotoria da Infância e da Juventude passará a integrar os trabalhos, que, a partir de hoje, terão também como alvos combater a prostituição infantil e verificar a licenças e o horário de funcionamento de bares e locais de festas e diversões de São Luis.

Estiveram presentes durante o encontro, o secretário adjunto de Inteligência e Ações Estratégicas, Laércio Costa; o delegado-geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; o superintendente de Polícia Técnico-Científica, Marcelo Aquino; os delegados Antonio Carvalho e Marcos Wallace, da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC); o comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Jéferson Telles; os promotores Cláudio Cabral e Cláudio Guimarães da 1ª e 2ª promotorias de Investigação Criminal; a delegada de Costumes e Diversões Públicas, Ana Teresa Duailibe; o delegado Carlos Alberto Damasceno, do Centro Integrado de Defesa Social da área norte, entre outras autoridades.

Está prevista para esta amanhã, às 10h, na SSP, outra reunião operacional com todas as instituições participantes, para definir a logística e montar o plano estratégico de ação a ser posto em prática até domingo, com incursões e abordagens em toda a cidade. (iMirante)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: HMAM recebe novos instrumentos cirúrgicos

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 20, o Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), no município de Porto Franco, na região Tocantina, Maranhão, recebeu da Secretaria de Saúde novos instrumentais cirúrgicos.

Segundo a Secretaria, os instrumentos visam dar condições para que a equipe possa atender da melhor forma toda a população de Porto Franco e região.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze