Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: SES define ações de enfrentamento a Influenza A

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, realizou, nesta terça-feira (12), na sede das Vigilâncias, no bairro Apeadouro, reunião com profissionais de saúde, técnicos do órgão estadual e instituições parceiras para avaliar as ações desenvolvidas em 2009 e definir as estratégias de enfrentamento com vistas a uma nova onda epidêmica da Influenza A no país.

Ano passado, o estado registrou 39 casos da doença, com alguns casos de internação sem gravidade e nenhum óbito. A coordenadora de Vigilância das Influenzas da SES, Jakeline Rios, informou que para este ano, a maior novidade no que diz respeito ao controle da gripe A é a vacina. O governo federal deve disponibilizar 83 milhões de doses para os estados.

“Embora o Maranhão não tenha notificado um número elevado de casos da gripe A em 2009, estamos em alerta para ocorrência de uma nova epidemia prevista para os próximos meses. Para tanto, chamamos todos os técnicos da SES envolvidos no trabalho e os nossos parceiros para nos prepararmos para esta nova onda”, explicou o superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Henrique Jorge dos Santos.

Ainda aguardando orientações do Ministério da Saúde, Jakeline Rios, disse que ainda não tem como precisar a data de chegada das doses da vacina ao Maranhão. Ela informou, no entanto, que a previsão do Ministério é realizar a campanha de vacinação no mês de abril, direcionada a populações prioritárias, como é caso dos trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas e portadores de doenças crônicas.

“Esta é a primeira de uma série de reuniões que iremos fazer no decorrer dos próximos meses. A nossa preocupação é com o período de chuvas, que propicia a existência dos espaços fechados e aglomerados, ideais para a disseminação de vírus como o da Influenza”, destacou Jakeline Rios.

Para assegurar o controle da Influenza A no estado, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, sob determinação da governadora Roseana Sarney, colocou em prática ano passado, um conjunto de ações, de grande importância na viabilização da estrutura recomendada pelo Ministério da Saúde. Entre as medidas adotadas, segundo Henrique Jorge, estão a criação da Unidade de Triagem do PAM Diamante, do 0800, bem como a capacitação de técnicos na área de laboratórios para coleta de material para exame.

“A definição das unidades de referência para atendimento dos pacientes com a gripe A – Hospital Materno Infantil e Hospital Tarquínio Lopes Filho, além da consolidação das unidades sentinelas, também foram fundamentais neste processo de enfrentamento”, assinalou o superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, acrescentando que além dos técnicos da SES, a reunião desta terça-feira (12) contou também com a presença de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial que matou médico é preso

Publicado

em

A Polícia Militar do estado do Maranhão, executou no começo da noite desta terça, 27, a prisão do policial, Adonias Sadda, acusado de matar na madrugada desta segunda, 26, em uma festa do setor Beira Rio, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, Maranhão, o médico Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos.

A informação foi oficializada, diretamente pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, “Informo que o soldado Adonias Sadda acaba de ser preso na cidade de Imperatriz. Nesse momento, ele está sendo conduzido para a Delegacia Regional”

Sadda estava escondido em uma casa no bairro Bacuri, próximo ao Colégio Militar Tiradentes, na residência do seu advogado.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: PM suspeito de matar médico em festa continua foragido

Publicado

em

Policial militar Adonias Sadda segue foragido

O policial militar, Adonias Sadda, principal suspeito de matar o médico Bruno Calaça Barbosa, 24 anos, em uma festa na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, estado do Maranhão, na madrugada de segunda, 26, continua foragido.

Segundo o delegado, Praxíteles Martins, as testemunhas estão sendo ouvidas e diligências realizadas para capturar Adonias. Ainda conforme o delegado, outras pessoas envolvidas no delito, serão ouvidas.

O corpo do médico foi levado para velório e sepultamento em Porto Nacional, região central do estado do Tocantins.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Assinada ordem de serviço para o Centro de Referência da Juventude

Publicado

em

O ato aconteceu na manhã desta terça, 27, no gabinete da Prefeitura Municipal, onde o Governo do Estado, através das secretarias de Educação (SEDUC) e Juventude (SEEJUV), em parceria com a Prefeitura de Açailândia, e o prefeito Aluísio Sousa, assinaram a Ordem de Serviço para a construção do Centro de Referência da Juventude na Região Tocantina.

O Centro de Referência será implantado na Vila Ildemar no complexo já existente, Baianão. Após a reforma serão implantados equipamentos que atenderão à toda a juventude da região tocantina.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze