Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: SES promove oficina sobre redução da Mortalidade Infantil

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, deu início nesta segunda-feira (13), no auditório da Faculdade Santa Terezinha (CEST/Anil), à Oficina de Qualificação do NASF para intensificação das Ações de Redução da Mortalidade Infantil. O treinamento é destinado a profissionais de saúde dos 38 municípios prioritários para a redução de mortalidade infantil no Maranhão. A oficina se estende até esta quarta-feira (15).

O objetivo da oficina é qualificar a atuação dos profissionais dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) com foco na redução da mortalidade infantil, na intensificação das ações de pré-natal e atenção à saúde da criança até cinco anos de idade.

A secretária adjunta de Ações Básicas de Saúde da SES, Cristina Loyola, ao conduzir a abertura da Oficina, disse que este é mais um momento de participação coletiva que visa reduzir a mortalidade infantil, situação grave, que atinge o Estado, embora ações estejam sendo realizadas para a reversão desse quadro.

A taxa de mortalidade infantil no Maranhão, segundo o Ministério da Saúde, é l de 30,1%. Assim, o Maranhão está no foco das prioridades das ações do governo federal para a redução desse índice.

Para assessorar a SES na realização da Oficina, estão em São Luís as técnicas do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Rosani Pagani e Rosana Ballestero Rodrigues, bem como profissionais da Estratégia Saúde da Família de vários estados brasileiros, como São Paulo, Mato Grosso, Ceará e Santa Catarina.

O NASF é constituído por equipes de profissionais de diferentes áreas do conhecimento (psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional de educação física, nutricionista, terapeuta ocupacional, etc.) para atuarem em conjunto com equipes da Saúde da Família.

A técnica do Ministério da Saúde Rosana Rodrigues explicou que a oficina pretende ser um espaço de diálogo e troca de experiências entre os participantes, de estímulo à reflexão, propiciando a participação e construção de um novo olhar sobre o processo de trabalho das equipes com vistas à intensificação da redução da mortalidade infantil.

A técnica explicou ainda que, ao final da oficina os participantes irão construir uma proposta de atuação local para a redução da mortalidade infantil nos municípios prioritários, conforme compromisso do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil.

A meta estipulada pelo governo federal no Pacto é reduzir a mortalidade infantil, com ênfase na redução da mortalidade neonatal e priorizando os 256 municípios nos Estados da Região Nordeste e na Amazônia Legal, onde há o maior número de óbitos infantis.

No Maranhão foram priorizados 38 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde e pela SES, obedecendo aos critérios como maior número de óbitos infantis, população vulnerável ou em modificação, entre outros.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Trio aplica golpe em moradores do Pará por meio do PIX

Publicado

em

A Polícia Civil prendeu três homens que estariam roubando dinheiro usando o PIX, a nova forma de transferir e receber dinheiro criado pelo Banco Central.

Segundo a polícia, os suspeitos moram em Imperatriz, no Maranhão, e conseguiram roubar R$ 16.800 da conta de duas pessoas que moram no Pará.

Ao serem presos, os três foram autuados pela prática de crimes cibernéticos, furto mediante fraude e Associação Criminosa. Com eles, a polícia ainda apreendeu a quantia de R$ 10.429,00, celulares e objetos de valor.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Com vitória de Braide em São Luís, Josivaldo JP vai assumir cadeira de deputado federal

Publicado

em

A vitória de Eduardo Braide (PODEMOS), para prefeito de São Luís, capital do Maranhão, neste domingo, 29, derrotando Duarte Júnior (REPUBLICANOS), beneficiou também o empresário imperatrizense, Josivaldo JP, que é primeiro suplente de deputado federal pela Coligação PMN/PHS, constituída na eleição de 2018.

A referida coligação acabou elegendo dois deputados federias, Braide e Pastor Gildenemyr, ambos do PMN na época. Braide mudou para o PODEMOS, onde se elegeu prefeito.

Josivaldo JP que acabou se tornando um dos principais interessados na vitória de Braide na capital, vai agora assumir a titularidade do mandato, com a renúncia de Braide, para assumir o comando da Prefeitura de São Luís.

Josivaldo teve 23.113 e disputou a eleição pelo PHS.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Imagem inusitada nas Quatro Bocas

Publicado

em

Nesta noite de sábado, 29, uma cena chamou atenção dos frequentadores da região das Quatro Bocas, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no estado do Maranhão.

Uma mulher foi vista comendo panelada, uma comida tradicional da região, em trajes, digamos, bem à vontade. Depois de comer, a mulher embarcou em um mototáxi e foi embora.

Continue lendo
publicidade Bronze