Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: SES trabalha para consolidar cobertura vacinal nos municípios

Publicado

em

Alcançar melhores coberturas vacinais nos 217 municípios maranhenses é uma das prioridades do Governo do Estado para este ano. O novo sistema de informação com os dados de vacinação no Maranhão foi mostrado, nesta segunda-feira (14), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), pela chefe do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis, Maria Helena Carreiro, durante reunião do Conselho Estadual de Saúde.

“Precisamos contar com a parceria de todos os órgãos para que possamos implantar o Sistema de Informação SI-PNI e garantir coberturas vacinais reais”, explicou Helena Carreiro.

O programa permite que o usuário seja cadastrado por nome e procedência e que seja identificado em todo o Brasil. “Desta forma poderemos acompanhar quantas e quais as doses que o individuo recebeu”, disse ela. Os requisitos para implantação são envolvimento dos gestores, estrutura física (sala de vacina, computador, impressora, internet) e recursos humanos treinados.

A avaliação das ações de imunização no estado em 2010 mostra que das 16.177.503 doses recebidas no Maranhão foram distribuídas 11.242.005 e administradas 8.213.187,do total recebido e o estocado. O estado recebeu 12.082.440 seringas e distribuiu 7.279.590. “Estamos trabalhando para que os municípios conseguem alcançar cobertura adequada, uma vez que o Estado disponibiliza toda a estrutura necessária”, afirmou Helena Carreiro.

As doses não distribuídas estão armazenadas na rede de frios estadual – que dispõe de uma câmara positiva, oito freezers horizontais, duas geladeiras domésticas, 23 geladeiras comerciais, três caminhões frigoríficos – e redes de frios nas 18 regionais e nos 217 municípios.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: HMAM recebe novos instrumentos cirúrgicos

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 20, o Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), no município de Porto Franco, na região Tocantina, Maranhão, recebeu da Secretaria de Saúde novos instrumentais cirúrgicos.

Segundo a Secretaria, os instrumentos visam dar condições para que a equipe possa atender da melhor forma toda a população de Porto Franco e região.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Cemitérios recebem manutenção

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Limpeza Pública (SLP), iniciou a semana com limpeza e manutenção nos cemitérios da cidade, com frentes de serviços de capina, poda, recolhimento de ponta de lixo, pintura de meio-fio, além da manutenção dentro e no entorno dos locais.

O secretário de limpeza, Alan Jhones, explica que a manutenção destes locais é de grande importância, pois permite que as famílias que vão visitar os túmulos dos seus entes queridos, encontrem um espaço limpo e seguro para prestarem suas homenagens.

Os agentes trabalham no cemitério Parque dos Anjos, São João Batista, Campo da Saudade, Bom Jesus e Jardim das Rosas. Cronograma é definido pela SLP todos os dias, sendo intensificado principalmente perto do dia de finados, que ocorre em dia 02 de novembro.

Acompanhe o cronograma da cidade desta segunda-feira (20)

Além das frentes de serviços nos cemitérios, desde as primeiras horas do dia os colaboradores trabalham com poda na rua Coronel Manoel Bandeira, Parque Santa Lúcia, Monte Castelo, Avenida Jacob, Parque das Palmeiras, Hermes da Fonseca, Beira Rio, entre outros.

Os agentes trabalham também no recolhimento de lixo em contêiner na praça de Fátima, na Godofredo Viana, Rodoviária Nova, Bom Sucesso, Ouro Verde, Santa Inês, Planalto, e demais bairros e ruas de acordo com o cronograma do dia.

A manutenção de espaços de lazer das praças Jarbas Passarinho, Curió, Turismo, Bíblia, Caminhoneiro e Rodoviária Velha, recebem manutenção no decorrer do dia.

Já a coleta domiciliar, bem como o arrastão da limpeza e Cata-treco, seguem normalmente de acordo com as demandas solicitadas.  

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze