Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: SSP apresenta Plano de ações e metas da Polícia Militar para 2011

Publicado

em

O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, presidiu nesta terça-feira (11), no auditório delegado Leofredo Ramos, na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), reunião administrativa com oficiais e comandantes de Batalhões da Polícia Militar da Região Metropolitana de São Luis e do interior do estado. Na ocasião, o secretário acompanhado do comandante-geral da PM, coronel Franklin Pacheco, apresentou o Plano de Ações e Metas da Polícia Militar para o ano de 2011.

Todas as diretrizes e metas traçadas que serão seguidas são frutos de determinação da governadora Roseana Sarney para reforçar e melhorar a segurança da população maranhense. “Um dos focos será a valorização do profissional de segurança. Todas as promoções da PM acontecerão por méritos, seguindo, assim, a tendência dos outros estados da federação”, ressaltou o secretário.

Ainda de acordo com Aluísio Mendes, a SSP e o Comando Geral da PM irão, nos próximos meses, desenvolver um plano estratégico para que as progressões de postos dentro da corporação possam acontecer com mais celeridade. “Essa valorização motivará o policial e o resultado será refletido no trabalho que o militar fará nas ruas”, declarou.

Investimentos

Em relação aos investimentos, o secretário anunciou que todo o Sistema de Segurança receberá, durante os quatros anos de governo, vários incrementos visando à modernização da gestão. Entre as prioridades, está a compra de equipamentos e a realização de concurso público para preenchimento de vagas na PM. Aluísio Mendes anunciou ainda que serão nomeados, até o final da gestão da governadora, no mínimo cerca de quatro mil policiais para aumentar o efetivo de PM, principalmente no interior do Maranhão.

O secretário destacou que no estado, em apenas um ano e meio de governo, o número de ocorrências de assaltos a agências bancárias obteve uma considerável queda, levando o Maranhão do 6º lugar com maior número, para o segundo com menor registro de ocorrências. Essa diminuição dos índices de assalto, homicídio e apreensão de drogas foi destaque no Fórum Nacional de Secretários de Segurança, onde o estado apresentou, só em apreensão de entorpecentes, um aumento de mais de 300% de 2009 para 2010.

Capacitação

Durante o encontro foi apresentado ainda aos policiais pelo secretário Adjunto de Modernização Institucional (Sami), tenente-coronel Antonio Roberto Silva, o processo de licitação, execução e prestação de contas dos convênios firmados com o Ministério da Justiça (MJ) e a SSP para desenvolvimento de projetos preventivo-sociais. Atualmente, a SSP desenvolve mais de 20 programas nessa área, que atendem a comunidades em situações de vulnerabilidades. O gestor da Sami ressaltou a importância da execução correta desses projetos e classificou como primordial a inclusão dos PMs no desenvolvimento destes trabalhos.

Além disso, o gestor do Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO), delegado Daniel Brandão, realizou uma demonstração de como a polícia pode utilizar as ferramentas tecnológicas para construir um mapeamento dos principais pontos de ocorrências criminais. Por meio do software utilizado no Sigo, os militares, com a utilização de um mapa, podem traçar metas de atuação, identificando quais são as regiões, os horários mais vulneráveis para ações de criminosos.

Todos os comandantes de batalhões retornarão para suas respectivas áreas de serviço e terão a missão de repassar aos militares de sua região, todos os planos da SSP para 2011.

Estiveram presentes também na reunião, o secretário Adjunto de Assuntos Estratégicos e Inteligência, Laércio Costa; o subchefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar, coronel  Edmilson da Silva Saldanha; o comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Jéferson Telles; além de comandantes de todos os batalhões e companhias independentes da PM em todo o estado.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Cemitérios recebem manutenção

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Limpeza Pública (SLP), iniciou a semana com limpeza e manutenção nos cemitérios da cidade, com frentes de serviços de capina, poda, recolhimento de ponta de lixo, pintura de meio-fio, além da manutenção dentro e no entorno dos locais.

O secretário de limpeza, Alan Jhones, explica que a manutenção destes locais é de grande importância, pois permite que as famílias que vão visitar os túmulos dos seus entes queridos, encontrem um espaço limpo e seguro para prestarem suas homenagens.

Os agentes trabalham no cemitério Parque dos Anjos, São João Batista, Campo da Saudade, Bom Jesus e Jardim das Rosas. Cronograma é definido pela SLP todos os dias, sendo intensificado principalmente perto do dia de finados, que ocorre em dia 02 de novembro.

Acompanhe o cronograma da cidade desta segunda-feira (20)

Além das frentes de serviços nos cemitérios, desde as primeiras horas do dia os colaboradores trabalham com poda na rua Coronel Manoel Bandeira, Parque Santa Lúcia, Monte Castelo, Avenida Jacob, Parque das Palmeiras, Hermes da Fonseca, Beira Rio, entre outros.

Os agentes trabalham também no recolhimento de lixo em contêiner na praça de Fátima, na Godofredo Viana, Rodoviária Nova, Bom Sucesso, Ouro Verde, Santa Inês, Planalto, e demais bairros e ruas de acordo com o cronograma do dia.

A manutenção de espaços de lazer das praças Jarbas Passarinho, Curió, Turismo, Bíblia, Caminhoneiro e Rodoviária Velha, recebem manutenção no decorrer do dia.

Já a coleta domiciliar, bem como o arrastão da limpeza e Cata-treco, seguem normalmente de acordo com as demandas solicitadas.  

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze