Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: SSP comemora os dois anos do Disque Denúncia

Publicado

em

Solenidade de comemoração dos dois anos do Disque denúncia no Maranhão foi realizada no Auditório da Secretaria do Estado de Segurança Pública, nesta terça-feira, às 9h.

Na reunião foi abordada a criação de um projeto de lei municipal que torna obrigatório o número do Disque Denúncia em estabelecimentos comerciais e em ônibus. Mostrou também o resultado dos dois anos do funcionamento do programa e para o segundo semestre será lançada a campanha de marketing que divulgará o Disque Denúncia no estado.

Estiveram presentes, a coordenadora do Disque Denúncia – MA, Hellen Araújo; coordenadora executiva nacional do Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC), Adriana Nunes; o secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Aluízio Mendes, além de  representantes do Corpo de Bombeiro e da Polícia Civil.

Projeto

O Disque Denúncia hoje conta com uma central que funciona por 24h, localizada em São Luís.  De acordo com Hellen Araújo, no início do segundo semestre de 2010, será trabalhado o projeto de marketing, que vai reforçar e motivar a ação da sociedade em fazer denúncias e desta forma cumprir o papel de fiscais colaboradores.  “Tivemos um resultado muito positivo, pois a população tem confiado no programa. Todas as informações passadas pelas ligações são armazenadas no banco de dados, sendo elas procedentes ou não”, ressaltou Hellen Araújo.

A coordenadora nacional falou sobre a campanha de divulgação do programa e criação de outros postos de atendimento no Maranhão. “Pretendemos expandir os serviços para todo o estado. Existe um planejamento pronto e a cidade de Imperatriz deverá ser a primeira a receber uma nova central do Disque Denúncia, pois o município tem localidade estratégica,  e os índices de violências e populacional são grandes”, informou Adriana Nunes.

No encerramento, foram entregues comendas homenageando autoridades que participam ativamente do programa. Entre elas: coronel Nordmam Ribeiro; o comandante do Corpo de Bombeiro do Maranhão, coronel Marcos Paiva, além do secretário da SSP, Aluízio Mendes.

 O secretário de segurança em referência ao projeto de lei sobre a obrigatoriedade dos números do Disque divulgados em ônibus e em empresas, enfatizou ser a sociedade uma ferramenta de extrema importância para a segurança pública. “Apesar de termos problemas sérios de segurança, podemos contar com cidadãos de bem que contribuem com o estado. A segurança pública é uma responsabilidade constitucionalmente do governo, mas tanto a sociedade como os empresários podem contribuir”.

Resultados

Durante os 730 dias de funcionamento do Disque Denúncia em São Luís, foram registrados mais de 63 mil ligações denunciando diversos casos de irregularidade criminal na sociedade. No primeiro ano, foram 30.483 mil ligações e no segundo, 32.933 mil ligações.  Por causa da colaboração da sociedade, foram feitas mais de 700 prisões. 

De acordo com o banco de dados do Disque, as cidades que mais usaram dos serviços foram São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e Rosário. Os bairros com maiores números de denúncias são a Cidade Operária, Anjo da Guarda, Coroadinho, Centro e Cidade Olímpica. Tráficos de drogas, barulho, roubo e furto, homicídio e estelionato estão no relatório de quantidades de denúncias por crimes, e sobre apreensões, o registro do banco de dados, indica 67 armas e 500 kg de drogas apreendidas, além de apreensão de dinheiro e infratores.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Com vitória de Braide em São Luís, Josivaldo JP vai assumir cadeira de deputado federal

Publicado

em

A vitória de Eduardo Braide (PODEMOS), para prefeito de São Luís, capital do Maranhão, neste domingo, 29, derrotando Duarte Júnior (REPUBLICANOS), beneficiou também o empresário imperatrizense, Josivaldo JP, que é primeiro suplente de deputado federal pela Coligação PMN/PHS, constituída na eleição de 2018.

A referida coligação acabou elegendo dois deputados federias, Braide e Pastor Gildenemyr, ambos do PMN na época. Braide mudou para o PODEMOS, onde se elegeu prefeito.

Josivaldo JP que acabou se tornando um dos principais interessados na vitória de Braide na capital, vai agora assumir a titularidade do mandato, com a renúncia de Braide, para assumir o comando da Prefeitura de São Luís.

Josivaldo teve 23.113 e disputou a eleição pelo PHS.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Imagem inusitada nas Quatro Bocas

Publicado

em

Nesta noite de sábado, 29, uma cena chamou atenção dos frequentadores da região das Quatro Bocas, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no estado do Maranhão.

Uma mulher foi vista comendo panelada, uma comida tradicional da região, em trajes, digamos, bem à vontade. Depois de comer, a mulher embarcou em um mototáxi e foi embora.

Continue lendo

Maranhão

Flávio Dino solicita antecipação da campanha de vacinação da gripe no Maranhão

Publicado

em

Na última reunião do ano do Conselho Nacional da Amazônia Legal, nesta quinta-feira (26), o governador Flávio Dino solicitou ao presidente do Conselho e vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que seja antecipada a campanha de vacinação da gripe (influenza). 

“No Maranhão começou o período de chuvas e as síndromes gripais começam a aparecer. É muito importante antecipar a vacina da gripe para proporcionar melhores condições operacionais no combate ao coronavírus e à influenza”, disse o governador. 

Meio Ambiente

Na reunião virtual, o governador divulgou ainda que em 2020, o Maranhão apresentou um menor número de queimadas, quando comparado com o ano anterior. “Agora, aqui no Maranhão, as queimadas começam fortemente a declinar. O nosso indicador de 2020 foi menor que o 2019 e ficou abaixo média histórica do Maranhão, no que se refere a queimadas, focos de incêndio”, disse o governador ao ressaltar a atuação do Governo do Estado por meio do Corpo de Bombeiros e secretarias do Meio Ambiente e Agricultura, em conjunto com produtores e agricultores de todo o estado. 

Outro tema abordado durante o encontro foi o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). O Maranhão já concluiu todo o zoneamento do Bioma Amazônico e está em fase de execução do bioma Cerrado-Costeiro. “Até meados de 2021 teremos 100% do território com maranhense com o ZEE aprovado em lei na Assembleia Legislativa do Maranhão”, afirmou Dino. 

O governador questionou ainda sobre o repasse de recursos do Fundo da Amazônia e sugeriu a temática da bioeconomia, com maior sinergia entre setor público e o privado. “No Maranhão nós temos muitas possibilidades de arranjos produtivos significativos e ter um PPP da produção, da bioeconomia, seria uma boa oportunidade para geração de trabalho no estado”, finalizou o governador.

Continue lendo
publicidade Bronze