Connect with us

Maranhão

Maranhão terá safra recorde de 717.990 toneladas de milho

Publicado

em

Mesmo com a irregularidade das chuvas no Maranhão, de acordo com os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, realizado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), na safra deste ano o estado terá uma colheita recorde de milho de 717.990 toneladas. A produção representa um aumento de 11,11%, comparado ao ano passado, quando foram colhidas 646.209 toneladas do grão.

Aproximadamente 11% da produção total do milho que será colhido este ano é cultivada por agricultores familiares, que receberam 883 toneladas de sementes selecionadas do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

Das 71.781 toneladas a mais de milho que serão colhidas este ano em todo o estado, as sementes doadas pela Sagrima possibilitarão um acréscimo de 81.236 toneladas na produção total de milho no Maranhão.

Os agricultores familiares que receberam as sementes plantaram uma área de 44.150 hectares. Cada agricultor familiar recebeu, em média, 10 quilos de sementes.

O secretário de Agricultura, Cláudio Azevedo, explicou que estas sementes fazem parte do Programa Plantar e Colher no Maranhão. “Além das sementes de milho, foram distribuídas este ano pela Sagrima, 1.000 toneladas de sementes de arroz, 3.250 quilos de sementes de frutas e hortaliças, além de 400 toneladas de sementes de feijão, que estão sendo distribuídas desde a semana passada, em todo o estado”, explicou Cláudio Azevedo.

Ele ressaltou que este ano o governo estadual aumentou ainda mais a quantidade de sementes distribuídas. No ano passado, foram entregues, por exemplo, 700 toneladas de milho e 145 toneladas de feijão. “A cada ano o Maranhão aumenta a produção de grãos e a Sagrima está contribuindo com esse crescimento da safra agrícola, por meio da distribuição de sementes de qualidade, entregues na época certa, para que os agricultores familiares também sejam inseridos no crescimento do setor produtivo maranhense”, afirmou Cláudio Azevedo.

Safra de grãos

Dados do IBGE apontam que o Maranhão terá uma safra de grãos recorde neste ano, com 3,524 milhões de toneladas de soja, milho, feijão e algodão, representando um incremento de 6,5%, quando comparado à safra de 2010/2011.

O plantio de soja prevê um aumento de 16,95% na produção, com uma colheita de 1.837.816 toneladas. No ano passado foram colhidas 1.571.418 toneladas de soja, numa área de 530.539 hectares, 4,86% a menos do que este ano, que é de 556.314 hectares. No entanto, a produtividade da soja aumentou em 11,5% este ano, que é de 3.304 toneladas colhidas por hectare.

Já a produtividade do milho aumentou em 8,55%, com uma previsão de colher 1.840 toneladas por hectare (na safra passada foi de 1.695/h), numa área de cultivo de 390.300 hectares, representando um aumento de área de 2,36%, comparado à safra anterior, que foi de 381.297 hectares.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze