Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Vacinação contra a Gripe H1N1 continua em todo Estado

Publicado

em

A Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1, que encerraria nesta quarta-feira, 2, continua em todo o Maranhão.  A campanha, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é voltada para os grupos prioritários, como: crianças de 2 a menores de 5 anos, adultos de 20 a 39 anos de idade e gestantes. 

Embora a meta de vacinar pelo menos 80% do público alvo tenha sido atingida em quase todos os grupos, a cobertura é baixa na faixa etária de 30 a 39 anos, com um total de 50% de doses aplicadas de um público estimado em 164.908 pessoas em todo o Maranhão. A cobertura mínima é de 80% em todos os grupos.

O Superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Henrique Jorge dos Santos, informou que o Ministério da Saúde deu a oportunidade para os estados continuarem a vacinação para os grupos que não atingiram a meta, até que terminem as doses.

“A SES está buscando a melhor estratégia de imunizar todos os jovens de 30 a 39 anos, grupo que não atingiu a meta de 80%. Em São Luís, além dos shoppings, terminais de integração, a vacina deve ser oferecida nos diversos arraiais da cidade”, informou o superintendente.

A campanha de imunização contra a Gripe H1N1 é a maior já realizada no Maranhão. Mais de 3 milhões e 300 mil doses já foram aplicadas. A meta já foi alcançada entre os profissionais de saúde (105,92%), com mais de 87 mil pessoas imunizadas, entre os indígenas (95, 75%), crianças de seis meses a menores de 2 anos de idade (100%) e portadores de doenças crônicas (100%). Nas gestantes, a cobertura é de 85%, com mais de 112 mil mulheres vacinadas.

A Chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis, da SES, Mildes Mendes Pereira, informou que, nesta campanha, estão envolvidos cerca de 6 mil pessoas em todos os 217 municípios maranhenses.

Internações

Em 2010, foram registradas 156 internações, das quais 28 foram confirmadas como Influenza H1N1 no Maranhão. Dos casos confirmados, 9 foram a óbito, sendo 5 casos de gestantes. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância de todas as grávidas em qualquer período de gestação procurarem os postos de vacinação.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Com vitória de Braide em São Luís, Josivaldo JP vai assumir cadeira de deputado federal

Publicado

em

A vitória de Eduardo Braide (PODEMOS), para prefeito de São Luís, capital do Maranhão, neste domingo, 29, derrotando Duarte Júnior (REPUBLICANOS), beneficiou também o empresário imperatrizense, Josivaldo JP, que é primeiro suplente de deputado federal pela Coligação PMN/PHS, constituída na eleição de 2018.

A referida coligação acabou elegendo dois deputados federias, Braide e Pastor Gildenemyr, ambos do PMN na época. Braide mudou para o PODEMOS, onde se elegeu prefeito.

Josivaldo JP que acabou se tornando um dos principais interessados na vitória de Braide na capital, vai agora assumir a titularidade do mandato, com a renúncia de Braide, para assumir o comando da Prefeitura de São Luís.

Josivaldo teve 23.113 e disputou a eleição pelo PHS.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Imagem inusitada nas Quatro Bocas

Publicado

em

Nesta noite de sábado, 29, uma cena chamou atenção dos frequentadores da região das Quatro Bocas, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no estado do Maranhão.

Uma mulher foi vista comendo panelada, uma comida tradicional da região, em trajes, digamos, bem à vontade. Depois de comer, a mulher embarcou em um mototáxi e foi embora.

Continue lendo

Maranhão

Flávio Dino solicita antecipação da campanha de vacinação da gripe no Maranhão

Publicado

em

Na última reunião do ano do Conselho Nacional da Amazônia Legal, nesta quinta-feira (26), o governador Flávio Dino solicitou ao presidente do Conselho e vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que seja antecipada a campanha de vacinação da gripe (influenza). 

“No Maranhão começou o período de chuvas e as síndromes gripais começam a aparecer. É muito importante antecipar a vacina da gripe para proporcionar melhores condições operacionais no combate ao coronavírus e à influenza”, disse o governador. 

Meio Ambiente

Na reunião virtual, o governador divulgou ainda que em 2020, o Maranhão apresentou um menor número de queimadas, quando comparado com o ano anterior. “Agora, aqui no Maranhão, as queimadas começam fortemente a declinar. O nosso indicador de 2020 foi menor que o 2019 e ficou abaixo média histórica do Maranhão, no que se refere a queimadas, focos de incêndio”, disse o governador ao ressaltar a atuação do Governo do Estado por meio do Corpo de Bombeiros e secretarias do Meio Ambiente e Agricultura, em conjunto com produtores e agricultores de todo o estado. 

Outro tema abordado durante o encontro foi o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). O Maranhão já concluiu todo o zoneamento do Bioma Amazônico e está em fase de execução do bioma Cerrado-Costeiro. “Até meados de 2021 teremos 100% do território com maranhense com o ZEE aprovado em lei na Assembleia Legislativa do Maranhão”, afirmou Dino. 

O governador questionou ainda sobre o repasse de recursos do Fundo da Amazônia e sugeriu a temática da bioeconomia, com maior sinergia entre setor público e o privado. “No Maranhão nós temos muitas possibilidades de arranjos produtivos significativos e ter um PPP da produção, da bioeconomia, seria uma boa oportunidade para geração de trabalho no estado”, finalizou o governador.

Continue lendo
publicidade Bronze