Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Vacinação contra a Gripe H1N1 continua em todo Estado

Publicado

em

A Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1, que encerraria nesta quarta-feira, 2, continua em todo o Maranhão.  A campanha, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é voltada para os grupos prioritários, como: crianças de 2 a menores de 5 anos, adultos de 20 a 39 anos de idade e gestantes. 

Embora a meta de vacinar pelo menos 80% do público alvo tenha sido atingida em quase todos os grupos, a cobertura é baixa na faixa etária de 30 a 39 anos, com um total de 50% de doses aplicadas de um público estimado em 164.908 pessoas em todo o Maranhão. A cobertura mínima é de 80% em todos os grupos.

O Superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Henrique Jorge dos Santos, informou que o Ministério da Saúde deu a oportunidade para os estados continuarem a vacinação para os grupos que não atingiram a meta, até que terminem as doses.

“A SES está buscando a melhor estratégia de imunizar todos os jovens de 30 a 39 anos, grupo que não atingiu a meta de 80%. Em São Luís, além dos shoppings, terminais de integração, a vacina deve ser oferecida nos diversos arraiais da cidade”, informou o superintendente.

A campanha de imunização contra a Gripe H1N1 é a maior já realizada no Maranhão. Mais de 3 milhões e 300 mil doses já foram aplicadas. A meta já foi alcançada entre os profissionais de saúde (105,92%), com mais de 87 mil pessoas imunizadas, entre os indígenas (95, 75%), crianças de seis meses a menores de 2 anos de idade (100%) e portadores de doenças crônicas (100%). Nas gestantes, a cobertura é de 85%, com mais de 112 mil mulheres vacinadas.

A Chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis, da SES, Mildes Mendes Pereira, informou que, nesta campanha, estão envolvidos cerca de 6 mil pessoas em todos os 217 municípios maranhenses.

Internações

Em 2010, foram registradas 156 internações, das quais 28 foram confirmadas como Influenza H1N1 no Maranhão. Dos casos confirmados, 9 foram a óbito, sendo 5 casos de gestantes. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância de todas as grávidas em qualquer período de gestação procurarem os postos de vacinação.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

BARRA DO CORDA: Salva médica estava trabalhando em UPA

Publicado

em

Uma mulher de 40 anos de idade foi presa preventivamente pela Polícia Civil do Maranhão na manhã desta sexta-feira (24) , pelos crimes de falsidade ideológica, falsa identidade e exercício ilegal da medicina, fatos ocorridos na cidade de Barra do Corda. O mandado de prisão foi executada por equipes da Polícia Civil de Dom Pedro e Presidente Dutra.

Segundo as investigações, a conduzida atuava como falsa médica utilizando-se de CRM pertencente a terceiro, em continuidade delitiva, além dos crimes de falsidade ideológica e falsa identidade, todos cometidos no âmbito da Unidade de Pronto Atendimento da cidade de Barra do Corda, nos meses de março e abril deste ano .

As investigações se deram no âmbito da 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, unidade responsável pelo pedido de prisão da investigada. A conduzida foi encaminhada para a SEAP de Presidente Dutra onde ficará à disposição da justiça.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze