Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Verão Litorânea agita férias de julho em São Luís

Publicado

em

Férias, praia e atividades esportivas: uma combinação perfeita. Com essa fórmula, o projeto Verão Litorânea, promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), transformou os fins de semana do período de férias em São Luís na estação do esporte e do lazer.

A iniciativa consistiu em oferece diversas modalidades esportivas à comunidade maranhense e a turistas, na Avenida Litorânea.  Entre os visitantes estavam pessoas que vieram em caravanas de outras cidades maranhenses somente para participar do Verão Litorânea.

O projeto envolveu cerca de dois mil inscritos e amantes de esportes em mais de quarenta modalidades esportivas. “Simplesmente foi um sucesso; as pessoas vieram e se divertiram, de forma saudável, por meio do esporte e do lazer. A função da Sedel é promover esporte à população maranhense e foi isso o que nós fizemos”, avaliou o secretário-adjunto de Projetos Especiais da Sedel, Winglitton Barros, o China.

O projeto levou esporte a toda a extensão da avenida. E não foi oferecido somente os tradicionais, como futebol de areia ou do vôlei. Nas areias da praia, ocorreram disputas de handebol, frescobol, basquete moutain bike, além de aulas de surf, muay thai, caratê e a recreação para estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O beach tênis foi uma novidade que marcou a programação.

 “O projeto mostrou que é possível haver integração entre pessoas com deficiência e o restante da sociedade. O esporte é uma maneira de incluí-las. Ficamos felizes de termos participado de algo tão importante para a população como foi o caso do Verão Litorânea, disse o professor de Educação Física da Apae, José Ribamar Soares Ribeiro.

Diversidade esportiva

Durante o Verão Litorânea, o púbico que foi à Avenida Litorânea nos fins de semana de julho teve acesso a atividades esportivas diversificadas, o que inclui taekwondo, judô, jiu-jítsu, caratê, ciclismo, tênis de mesa, xadrez, damas e até dominó praticadas à beira da praia.

Foram também apresentadas modalidades apenas de exibição, como foi o caso do parapente, do hipismo, do kickboxing e da capoeira. Aulas de pilates e sessões de acupuntura também estiveram presentes na programação do projeto da Sedel. 

 “É necessário que as pessoas se divirtam, conheçam os esportes e entendam que é possível utilizar o espaço da praia como um espaço de lazer. Diversificamos as opções de atividades para atrair todo o tipo de público” explicou China.

Sebastião Silva, professor da Escolinha do Aterro do Bacanga, levou seus alunos à praia. “Temos alunos do Anjo da Guarda, Sá Viana, Vila Embratel, Madre Deus que precisam de iniciativas como esta para conseguirem  se divertir. Por isso, achei interessante trazê-los para jogar um pouquinho de futebol de areia”, revelou.

Na avaliação dos organizadores, o bom rendimento do projeto abriu espaço para estender ações semelhantes de difusão do esporte e do lazer na outras cidades do Maranhão. “Gostamos tanto do projeto que gostaríamos de levar esta iniciativa para São Domingos do Maranhão. Tem gente na nossa cidade que não conhece muitos destes esportes, como o hipismo ou o badmington”, afirmou o secretário do município, Eliseu Sousa Costa.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Salário de servidores municipais será pago nesta segunda, 2

Publicado

em

A Prefeitura de Açailândia, na região Tocantina, através da Secretaria de Economia e Finanças, anunciou, a liberação da folha salarial dos servidores municipais referente ao mês de julho, que será paga na segunda, dia 2.

O pagamento aquece a economia local e assegura aos servidores o poder de compra.

Continue lendo

Maranhão

Navio é colocado em quarentena após tripulante testar para a Covid-19 no Maranhão

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quinta-feira (29) que monitora a tripulação a tripulação do navio ‘MV Pipit Arrow’, após um dos tripulantes testar positivo para a Covid-19. A embarcação está atracada em uma área de fundeio na Baía de São Marcos, no litoral de São Luís.

O navio, que tem bandeira do Panamá, saiu da Bahia e chegou a São Luís em 19 de julho. Após a notificação suspeita do caso, a Anvisa foi notificada e determinou o isolamento do tripulante e a embarcação foi colocada em quarentena.

O nome e a nacionalidade do homem não foi identificada. Até o momento, não foi confirmado se o tripulante foi infectado com algum tipo de variante do novo coronavírus.

Continue lendo

Maranhão

ITINGA DO MARANHÃO: Conselho Tutelar precisa passar por melhorias

Publicado

em

O promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira, que responde pela Promotoria de Justiça de Itinga do Maranhão, inspecionou, na terça-feira, 27, o Conselho Tutelar da cidade. Acompanharam a vistoria secretária de Assistência Social de Açailândia, Arly Brenda Lima Franco Jardim, conselheiros tutelares, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, incluindo a presidente Maria Valdirene Fernandes da Costa.

Na ocasião, foi constatado que o prédio do Conselho necessita de algumas melhorias, assim como o veículo pertencente ao referido órgão.

Foi discutida também a efetivação do Plano Municipal da Primeira Infância no Município, plano intersetorial que visa ao atendimento aos direitos das crianças na primeira infância (até os seis anos de idade) no âmbito do município, cuja elaboração é recomendada pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016).

Outro tema tratado foi a implantação do Sipia no Conselho Tutelar, sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Igualmente foi abordado o treinamento dos integrantes da rede de proteção acerca da escuta especializada, procedimento de entrevista previsto na Lei Federal n. 13.431/17, sobre possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze