O vice-governador Washington Luiz Oliveira recebeu, na tarde desta terça-feira (12), no Palácio Henrique de La Rocque, uma comitiva de empresários do polo gesseiro localizado no município de Grajaú. Acompanhados do vereador Marinaldo do Gesso, os empresários fizeram uma explanação da situação na região e solicitaram apoio para demandas do setor. Presentes à audiência, os empresários Paulo Roberto Cardoso, da Gessosul; Raimundo Nonato Chaves, da Gesso Nacional; e José Lucena Ferreira, da Gesso Integral.
A comitiva destacou a necessidade de incluir o polo gesseiro no programa de capacitação Maranhão Profissional. “Pesquisa apontou que, em cada 32 habitantes de Grajaú, pelo menos um estava ligado ao polo. Esse dado mostra a importância do setor para o município. E esses números podem melhorar com a capacitação dos jovens da nossa cidade”, disse Marinaldo do Gesso.
Outra reivindicação do grupo diz respeito à redução da pauta de gipsita e seus derivados pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). “Nós precisamos ter valores que nos permitam ter mais competitividade no mercado, principalmente frente aos produtores de Pernambuco”, disse o vereador.
O vice-governador agradeceu a visita e explicou que encaminhará as demandas para serem discutidas pelas secretarias afins. Ele reafirmou que é uma determinação da governadora Roseana Sarney a capacitação da população de todo o estado. “O governo está atuando para capacitar mão de obra local para que os postos de trabalho que estão sendo abertos sejam preenchidos por maranhenses”, afirmou o vice-governador.