Bastidores
Márlon Reis critica atraso de 13º Salário no TO
Na noite desta sexta-feira, 23, o pré-candidato a governador pelo REDE, Márlon Reis, distribuiu Nota, criticando o atraso de parte do 13º salário, para servidores do estado e comentou que o REDE deve adotar medidas judiciais. Márlon também comentou sobre a contratação de temporário e cobrou realização de concurso.
Leia a Nota:
Nota da Rede Sustentabilidade sobre o atraso no pagamento dos servidores estaduais no TO
A REDE SUSTENTABILIDADE, por sua direção estadual no Tocantins, informa às instituições e à sociedade tocantinense que já iniciou os estudos para adoção de medidas judiciais e administrativas objetivando impedir que o governo continue a contratar pessoas sem o devido concurso público, enquanto sequer cumpre as normas que dizem respeito aos direitos dos servidores efetivos.
Novas contratações sem o devido concurso público, num momento tão grave provocado pela irresponsabilidade fiscal e pela incompetência dos atuais gestores, precisam ser terminantemente detidas.
Os servidores públicos têm o direito de ver cumprida a lei. Não há justificativa para o atraso no pagamento de salários e do décimo terceiro. Até mesmo valores retirados dos vencimentos dos servidores e que deveriam ser destinados ao pagamento dos consignados, IGEPREV e Plansaúde estão sendo indevidamente apropriados pelo governo.
A REDE SUSTENTABILIDADE se solidariza com os servidores públicos do Tocantins e anuncia para breve medidas de impacto não apenas em sua defesa, como, por consequência, de toda a sociedade, que depende do correto funcionamento dos serviços públicos.
MÁRLON REIS
RÁFFILA CASTRO
Porta-Vozes Estaduais da Rede Sustentabilidade no Tocantins

Bastidores
“Auxílio Emergencial precisa chegar à população ainda este mês de março”

“Boa notícia para quem aguarda a chegada do novo auxílio emergencial. Concluímos no Senado a votação da PEC 186/2019, que abre caminho para o governo federal pagar novas parcelas do benefício para a população mais atingida pela ”pandemia” da fome que estamos vivendo no Brasil”
“Agora, o texto precisa ser votado pela Câmara dos Deputados antes de entrar em vigor. O valor, a duração e a abrangência do novo auxílio serão definidos pelo Executivo. Tenho conversado com as principais lideranças do Congresso e a expectativa é de que a proposta seja aprovada em definitivo na semana que vem. Temos que dar uma resposta rápida para que o dinheiro chegue à população ainda este mês”
As falas são do senador Irajá Abreu (PSD).
Bastidores
Turismo da região Norte deve criar roteiros amazônicos integrados com foco na pesca esportiva

A parceria entre os estados da Amazônia Legal para o fortalecimento do turismo e a construção de ações integradas, a serem coordenadas pelos atores do desenvolvimento em suas regiões, foi pauta de reunião ocorrida nesta sexta-feira, 5.
A reunião dos secretários de turismo da região Norte do país buscou alternativas para a inclusão dos produtos turísticos divulgados individualmente pelos estados, em uma proposta de integração para o fortalecimento da Amazônia Legal. O objetivo é unir os roteiros com perfis turísticos similares e, assim, elevar a atração de turistas nacionais e estrangeiros.
Dentre os produtos turísticos, que devem ser impulsionados com a integração dos roteiros amazônicos, está a pesca esportiva, um segmento que proporciona, aos turistas, grandes emoções e um contato direto com a natureza. Além disso, propicia uma aproximação com outros segmentos, como turismo rural, etnoturismo, turismo de experiência e turismo de aventura, com um grande impacto na economia local.
Já as ações de promoção, a serem realizadas pelos gestores, contemplam a criação de um portfólio de produtos turísticos unificado com os principais atrativos de cada Estado, com divulgação em revistas, mapas, redes sociais, sites, feiras, congressos e demais eventos direcionados ao turismo.
Novas ações
Dentre as ações pactuadas pelos estados durante a reunião, e que devem ser executadas pelos gestores, está a de construir uma agenda de produção de informações para compartilhamento, visando à integração de conteúdo promocional para peças publicitárias; propor um calendário de eventos híbridos (presencial e virtual) da região, para lançar os segmentos prioritários em cada estado e à elaboração da Carta Turismo na Amazônia – Roteiros Amazônicos Integrados pelos Secretários de Turismo da Região Norte.
Participantes
A reunião contou com a participação da superintendente do Turismo, Maria Antônia Valadares; do superintendente Estadual de Turismo de Rondônia, Gilvan Pereira Júnior; do diretor do Departamento de Turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito; e do secretário de Estado de Turismo do Pará, André Orengel Dias, além de técnicos das pastas de turismo dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. (Henrique Lopes)