Esta semana o Destacamento da Polícia Militar de Maurilândia, deixou formalmente de pertencer à área circunscricional da 5ª CIPM, sediada em Tocantinópolis e passou para a área do recém-criado 9º BPM sediado na cidade de Araguatins.
A solenidade de transferência do DPM de Maurilândia aconteceu em Maurilândia e contou com a presença do Comandante da 5ª CIPM, capitão Fioravan Teixeira Silveira e do Comandante do 9º BPM, major Valdeone Dias da Silva, do efetivo do local além de outros policiais militares. Na solenidade de transferência o Comandante da 5ª CIPM agradeceu o efetivo militar da cidade, onde os homenageou com um certificado, desejando-lhes sucesso na nova unidade. Já o Comandante do 9º BPM deu-lhes as boas vindas e falou da importância que será a incorporação do DPM de Maurilândia á área do 9º BPM.
A transferência da cidade da área da 5ª CIPM se dá em razão nova política de estrutura operacional da Polícia Militar do Estado do Tocantins que criou novas unidades como o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), denominado Batalhão Tocantins – Araguaia “O guardião do Bico”, com sede em Araguatins e subordinado ao Comando do Policiamento do Interior (CPI) que se deu no dia 26/07/2016, através do Decreto nº 5.471 do Governo do Estado do Tocantins, publicado no diário oficial do Estado na mesma data. O mesmo decreto transferiu a 4ª CIPM que antes era sediada na cidade de Araguatins para a cidade de Lagoa da Confusão, desmembrada da área do 8º BPM sediado em Paraiso do Tocantins. (Ascom 5ª CIPM)