Connect with us

Bico do Papagaio

MDA leva Programa de Documentação ao Bico do Papagaio

Publicado

em

Agricultores familiares do Território da Cidadania do Bico do Papagaio podem emitir gratuitamente documentos civis e trabalhistas a partir desta quinta-feira, 10, durante os mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). A ação será realizada em 13 municípios, localizados na região.

Serão emitidos Certidões de Nascimento, Carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e registro no INSS. Preferencialmente voltada às mulheres, a ação também beneficia os cônjuges e filhos. Ao promover o acesso a esses documentos, o Programa assegura cidadania às trabalhadoras rurais, garantindo autonomia e o acesso a direitos sociais e econômicos.

Os primeiros mutirões serão realizados em Esperantina, no Centro de Referência de Assistência Social, nesta quinta-feira, 10, na sede do município, e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (dia 11), localizado na povoado Vila Tocantins.

Até o dia 29 de junho, o Expresso Cidadã – unidade móvel do Programa de Documentação – visitará comunidades rurais nos seguintes municípios do Território da Cidadania do Bico do Papagaio: Ananás, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti, Carrasco Bonito, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, São Sebastião do Tocantins, São Miguel e Sítio Novo (programação abaixo).

Promoção

O Programa de Documentação da Trabalhadora Rural é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e executado pelo Incra. No Tocantins, também são parceiros as prefeituras, sindicatos de trabalhadores rurais, cartórios de registro civil, Secretaria Estadual da Segurança Pública, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

A meta para este ano é de emitir mais de 18 mil documentos em 44 mutirões no estado. Em 2009, foram organizados 40 mutirões, nos quais foram expedidos 16.191 documentos para 10.183 trabalhadores rurais. (Flávio Freitas)

Programação dos Mutirões de Documentação
Município Data Local
Esperantina 10/06 Sede – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
11/06 Vila Tocantins – Sindicato dos Trabalhadores Rurais
São Sebastião do Tocantins 12/06 Sede – Sala da Eadcon
Buriti 13/06 Sede – Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Sampaio 14 e 15/06 Sede – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Praia Norte 16/06 PA Camarão – Salão da Associação do Projeto
17/06 Sede – Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Carrasco Bonito 18/06 Sede – Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Augustinópolis 19/06 PA Três Irmãos – Escola Municipal Agrovila I
Araguatins 20/06 Vila Araguanópolis – Escola Municipal
21/06 Vila Falcão – Salão da Associação Comunitária
Axixá 22/06 Povoado Pequizeiro – Salão da Igreja Católica
23/06 Sede – Câmara Municipal
Sítio Novo do Tocantins 24/03 Povoado Sumauma – Centro Recreativo
25/06 Sede – Câmara Municipal
São Miguel do Tocantins 26/06 Povoado Bela Vista – Escola Municipal Turma da Mônica
27/06 Sede – Centro Cultural
Ananás 28/06 Sede – Secretaria de Ação Social
Riachinho 29/06 Sede – Câmara Municipal
publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Nesta segunda, 23, completa 1 ano que parte do Cais desmoronou

Publicado

em

Esta segunda, 23, completa exatamente 1 ano, que parte de um dos principais cartões postais do Bico do Papagaio, desmoronou. Na madrugada de 23 de novembro de 2019, provocada por uma infiltração de água da chuva, favorecida por uma obra de revitalização do local, sem que medidas preventivas fossem tomadas, o Cais de Araguatins, caiu.

Por sorte, ninguém ficou ferido.

Durante todo esse período, nenhuma medida concreta foi adotada pela Prefeitura Municipal, a não ser, a instalação de tapumes, para evitar a aproximação de pessoa ou veículos, pela Avenida Beira Rio Pedro Ludovico.

O local, que sempre foi ponto de encontro para moradores, turistas e visitantes, é marcada pela decadência.

A população de modo geral se queixa da situação e lamenta a falta de iniciativa do poder público, de não ter iniciado de imediato a reconstrução.

Continue lendo

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Ação dos bombeiros impede que fogo destrua caminhão

Publicado

em

A intervenção dos bombeiros militares do 2º Batalhão, em Araguaína, foi fundamental no combate ao incêndio em uma carreta na madrugada desta segunda-feira, 23. O caminhão Volvo FH 440, com placa MSK 1321 – Ananindeua – PA, estava na Rodovia Belém-Brasília, na BR 153, altura do município de Darcinópolis, quando o motorista Renan Martins de Oliveira percebeu as chamas no conjunto de rodas da parte traseira.

Apesar da distância, cerca de 80km de Araguaína, os bombeiros militares chegaram a tempo e combateram o sinistro, evitando que as chamas se alastrassem a destruíssem a carreta.

O fogo se limitou ao conjunto de rodas traseiras do caminhão, que teve o combate concluído após cerca de três horas de ação. (Luiz Henrique Machado)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Homem de 28 anos morre em acidente entre Pálio e moto

Publicado

em

Na noite deste domingo, 22, um acidente nas mediações da rotatória da rodovia Transamazônica (BR-230), no distrito Transaraguaia, deixou uma vítima fatal.

Um veículo Fiat Pálio colidiu com uma moto Honda XLR, placa de Araguaína, onde seu condutor, Elielson Vitalino dos Santos, de 28 anos, veio a óbito. O motorista do Pálio fugiu sem prestar socorro.

O local do sinistro foi isolado e a perícia acionada, além do Instituto Médico Legal (IML) para remoção do corpo.

Continue lendo
publicidade Bronze