Connect with us

Bico do Papagaio

MEC indica reitor pro tempore para UFNT

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) indicou nesta sexta-feira (03), o professor Airton Sieben do curso de Geografia, campus de Araguaína, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para o cargo de reitor pro tempore da Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT). A indicação passará por avaliação e segue para publicação de portaria.

Para o professor, a implantação da UFNT cria perspectivas de avanços na educação não só do norte do estado do Tocantins, mas também nas áreas circunvizinhas dos estados do Maranhão e Pará. Para ele, a nova universidade amplia a possibilidade de cursos nas mais diversas áreas de conhecimento e aumenta a possibilidade de contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento social e econômico da região. “A UFNT deve alcançar também a comunidade, a sociedade de forma geral, beneficiando e proporcionando ações para o desenvolvimento regional”, ressaltou Airton.

Próximos Passos

Segundo o professor, a UFNT já nasce multicampi, agregando os campus de Araguaína e Tocantinópolis, e ainda com a perspectiva da futura implantação nos municípios de Guaraí e Xambioá. Os próximos passos, após a nomeação e posse do reitor pró-tempore, serão o estabelecimento de uma comissão para elaborar o estatuto da nova Universidade com a preocupação de se discutir o modelo de gestão, a constituição do CNPJ da UFNT e dar sequência ao projeto de transição que está sendo conduzido pela UFT, que é a Universidade tutora nesse processo.

Currículo

O professor Airton Sieben é doutor e pós-doutor em Geografia, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 2012 e 2015, respectivamente). Mestre em Geomática (Engenharia Agrícola), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2004). Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do Campus de Araguaína, desde o ano de 2004 e professor do Programa de Pós-graduação em Cultura e Território (PGCulT), desde 2015. Coordenador do Laboratório de Cartografia e Estudos de Território (LCET), da UFT/Araguaína. Participa em grupos de pesquisa e consultor de revistas científicas. Tem experiência em Educação e Geografia com ênfase em território, população, cartografia, sensoriamento remoto e uso de tecnologias. Vice coordenador do curso de Geografia e membro em várias comissões de gestão da UFT.

Nova universidade

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) foi criada por meio da Lei 13.856, no dia 8 de julho de 2019, pelo desmembramento dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis. A criação da UFNT atende a necessidade de expansão do ensino superior na região Norte do país. A Universidade beneficiará cerca de 1,7 milhão de habitantes, abrangendo 66 municípios do Tocantins, Pará e Maranhão.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura faz recuperação de trecho do córrego Brejo

Publicado

em

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, uma ação emergencial foi realizada para corrigir o crime ambiental contra o córrego Brejo, que corta parte da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio.

Nas última semana, uma pessoas, ainda não identificada, jogou no córrego, resíduos de aterro misturado com gesso, no final da Rua Vicente Bernardinho, onde a via termina, por conta do córrego. A intenção seria facilitara o acesso aos bairros Três Poderes e Buriti. Toda ação foi feita sem autorização dos órgãos competentes.

Agora, a ação emergencial da Prefeitura recuperou o local.

Prefeitura e Naturatins não informaram que haverá punição ao responsável pela prática delituosa.

Imagem da agressão ambiental, agora corrigida pela Prefeitura
Continue lendo

Bico do Papagaio

Diretorias de Ensino do Bico promovem formação para professores do ensino médio

Publicado

em

Dando continuidade à retomada gradual das atividades não presenciais na rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc) promove a segunda etapa da formação para os professores da 1ª e 2ª série do ensino médio, da qual também participam coordenadores pedagógicos, diretores escolares, além de supervisores e assessores das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).

A formação, que teve início nessa segunda, 3, e prossegue até sexta-feira,7, atenderá à 3,5 mil professores lotados nas 291 unidades escolares que ofertam esta modalidade de ensino. Como medida de segurança, o encontro será on-line, por meio da ferramenta google meet, em salas virtuais com capacidade para 250 profissionais. Na pauta, estão previstas a apresentação da proposta de retomada das aulas, orientação sobre as rotinas pedagógicas, além do planejamento dos roteiros de estudos.

“A formação tem ainda o intuito de estreitar os laços com os professores e demais profissionais das escolas. A programação foi organizada de forma que possamos levar a eles o nosso planejamento, cuidando para que todos tenham as informações necessárias para que o retorno das aulas não presenciais ocorra de forma segura para estudantes e professores”, enfatiza a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Aulas não presenciais

A retomada gradual do ano letivo na rede estadual teve início no dia 29 de junho, com o ensino não presencial para os alunos da 3ª série do ensino médio. As aulas para os estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio está prevista para o dia 10 de agosto.

A proposta de retomada traz cinco pilares: a segurança dos profissionais da educação e dos estudantes; o respeito à diversidade da comunidade escolar do Estado; a garantia de que os estudantes da rede estadual não percam o ano letivo de 2020; a segurança que o ano de 2021 não seja comprometido em decorrência do ano de 2020; e ainda assegura a conclusão do ensino médio para os alunos da 3ª série do ensino durante o calendário civil de 2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Sebrae suspende atendimento presencial até 31 de agosto

Publicado

em

Devido ao avanço da Covid-19 e a superlotação da estrutura do sistema de saúde, o escritório regional do Sebrae Bico, sediado em Araguatins, assim como os de outras regiões do estado do Tocantins, terá o atendimento presencial suspenso.

A suspensão começa amanhã, quarta, dia 5 e vai até 31 de agosto.

Continue lendo
publicidade