Connect with us

Bico do Papagaio

Medicamento para infecção grave associada ao Vírus Sincicial está disponível para municípios do Bico

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comunica, às equipes municipais de Saúde, que está disponível o medicamento Palivizumabe, para a prevenção da infecção grave associada ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmonares em recém-nascidos e crianças pequenas. O medicamento é destinado a crianças prematuras com idade gestacional de até 28 semanas; e, crianças com doença pulmonar crônica ou doença cardíaca congênita, com até dois anos de idade, conforme protocolo de uso elaborado pelo Ministério da Saúde (Portaria MS/SAS n° 522/2013).

A técnica da SES, Caroline Raposo, informa que será enviado material orientativo aos municípios, reforçando a disponibilidade do medicamento e o público-alvo. “Na região Norte do país, a sazonalidade do VSR acontece nos meses de fevereiro a junho, portanto, o período de aplicação do medicamento será nos meses de janeiro a maio, uma dose por mês, totalizando cinco doses. As equipes dos municípios serão responsáveis por encaminhar as crianças a um dos três centros de aplicação do medicamento no Estado”, reforça a técnica.

O Ministério da Saúde orienta a aplicação do medicamento Palivizumabe nas crianças, mesmo diante do cenário da pandemia da Covid-19. Para o recebimento do medicamento, a criança deverá passar por consulta médica para avaliação do especialista (Pneumologista, Cardiologista, Neonatologista e/ou Pediatra).

O medicamento é administrado (aplicado) em três centros: o Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, é referência para os municípios que compõem a região Macro Centro-Sul, para crianças de até um ano de idade; já o Hospital Infantil de Palmas, para crianças a partir de um ano de idade até dois anos completos. Por sua vez, o Hospital Municipal de Araguaína Doutor Eduardo Medrado é referência para toda a Região Macro Norte, que atende todo o público-alvo do medicamento.

Palivizumabe

O Palivizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado, que apresenta atividade neutralizante e inibitória contra o VSR. Trata-se de um produto que provoca uma imunização passiva, o que o diferencia das vacinas, uma vez que estas estimulam a produção de anticorpos pelo organismo do indivíduo, representando uma forma de imunização ativa. (Laiany Alves)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

CARRASCO BONITO: Colisão entre motos mata dois

Publicado

em

No sábado, 31, um acidente de trânsito matou duas pessoas e deixou outras duas feridas, na rodovia TO-201, próximo ao povoado Vinte Mil, município de Carrasco Bonito, no Bico do Papagaio.

O sinistro ocorreu por volta das 22h, e envolveu duas motocicletas que colidiram de frente, matando os condutores, um de 40 anos e o outro de 31.

O passageiro de 51 anos teve fratura no joelho esquerdo, no crânio e escoriações nas pernas e braços o de 22 anos teve fratura exposta no joelho esquerdo e escoriações no rosto. Ambos foram levados para o Hospital Regional de Augustinópolis.

O local foi periciado e logo após os corpos foram recolhidos pelo Instituto Médico Legal (IML).

Continue lendo

Bico do Papagaio

Corpo de homem é encontrado no Bico às margens da TO-010 com 37 perfurações

Publicado

em

O corpo de um homem de 27 anos foi encontrado na TO-010 no trecho entre Buriti e São Sebastião, no Bico do Papagaio, na noite de sábado, 31. A Polícia Militar informou que tinha sido chamada ao local, inicialmente, por causa de um acidente de trânsito. No local havia um carro e uma motocicleta batidos, mas quando analisaram a cena, os policiais perceberam que o rapaz tinha sido assassinado.

Em uma contagem inicial, a polícia constatou que o corpo tinha pelo menos 37 perfurações. Foram 30 na região do tórax e do abdômen, um no braço esquerdo e outros seis nas nádegas. Uma mulher, passageira da motocicleta, estava ferida e foi levada ao hospital. Por segurança, não foi informado em qual unidade de saúde ela está.


Ainda não está claro se o homem morto era o condutor da motocicleta ou do carro. A pessoa que conduzia o outro veículo não estava no local do acidente e ainda não foi localizada. A PM segue fazendo buscas na região.

O corpo foi para o Instituto Médico Legal de Tocantinópólis para identificação e necropsia. (G1)

Atualização: Diferente do que havíamos publicado, o crime aconteceu entre os municípios de Buriti e São Sebastião. A informação foi corrigida.

Continue lendo

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Município recebe caminhão basculante destinado por Damaso

Publicado

em

Na sexta, 30, o deputado federal Osires Damaso (PSC), entregou seis caminhões basculantes para municípios do Tocantins, entre eles, Riachinho, no Bico do Papagaio. O veículo é um 275 CV no valor de R$ 322.250,00.

A entrega foi realizada na sede da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), em Palmas, por meio das “Ações de Desenvolvimento Regional para o Tocantins” da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e teve a participação do presidente da companhia, Marcelo Moreira.

Além de Riachinho, os municípios de outras regiões do Tocantins, que recebem por meio de indicação de Damaso foram: Araguaçu, Bernardo Sayão, Campos Lindos, Guaraí e Presidente Kennedy.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze