Connect with us

Tocantins

Médico aciona Bombeiros para tirar aliança do dedo de jovem em Araguaína-TO

Publicado

em

Jovem sofreu corte profundo no dedo após aliança prender em varal

Jovem sofreu corte profundo no dedo após aliança prender em varal

Um médico em Araguaína, no norte do Tocantins, precisou pedir ajuda ao Corpo de Bombeiros para retirar uma aliança do dedo de uma jovem de 21 anos. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (8), por volta das 10h58.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a jovem pegava roupa no varal quando o anel se prendeu no arame e causou a lesão. Ela foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento, onde houve a necessidade de cortar a aliança. O ferimento provocado pela aliança foi profundo e mulher levou alguns pontos no dedo.

Os Bombeiros precisaram utilizar uma ferramenta específica, chamada mini retífica. Segundo a corporação, esse tipo de ocorrência é comum, principalmente entre os jovens.

Os Bombeiros precisaram utilizar uma ferramenta específica para remover anel, chamada mini retifica

Os Bombeiros precisaram utilizar uma ferramenta
específica para remover anel, chamada mini retifica

“Os adolescentes gostam de usar anéis e, às vezes, acabam pegando objetos emprestados que nem sempre são do tamanho adequado. Os anéis acabam ficando presos e é necessária a intervenção para removê-los”, explica o major Neto.

Os bombeiros recomendam que as pessoas removam os anéis durante a realização de atividades de trabalho. “A orientação é dada inclusive aqui na corporação. Sempre pedimos aos bombeiros que removam os anéis durante o trabalho”, diz Neto. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Aulas na rede estadual do Tocantins devem recomeçar dia 3 de maio

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), apresentou, o calendário e o planejamento para o início do ano letivo de 2021 na rede pública estadual. Em coletiva de imprensa on-line, a gestora da Secretaria da Seduc, professora Adriana Aguiar, fez o anúncio sobre o início das aulas, previsto para o dia 3 de maio.

Elaborado em um formato adaptável e adequado para o momento da pandemia da Covid-19, o ano letivo terá início na modalidade não presencial, com atividades nos formatos digital e impresso, além dos roteiros de estudos que serão retirados pelos estudantes/responsáveis, nas suas respectivas unidades de ensino ou na rota do transporte escolar, para quem reside no campo.

A secretária Adriana Aguiar pontuou que o calendário foi organizado, pautado nas mudanças ocorridas e nas realidades das unidades escolares do Tocantins.

“Orientamos nossas equipes pedagógicas para que o acolhimento seja a palavra norteadora do início do ano letivo para incentivo aos profissionais e estudantes. O calendário de 2021 prevê a realização de formações continuadas em diversos setores da Educação, para trabalhar biossegurança e saúde, o desenvolvimento do currículo, priorizando as aprendizagens essenciais e a saúde emocional dos estudantes e servidores. Além disso, o formato irá respeitar a diversidade de cada unidade escolar”, pontuou.

Para o ano letivo de 2021, cerca de 140 mil estudantes estão matriculados na rede estadual de ensino. Segundo o calendário, o período de férias escolares será durante o mês de julho e o encerramento no dia 17 de dezembro. São 164 dias letivos, com carga horária total de 800 horas. No decorrer do ano, o formato pode ser flexibilizado tanto para o híbrido quanto para o presencial, a depender das orientações das autoridades de saúde.

Busca Ativa

Outro ponto destacado pela gestora foi o engajamento na campanha Busca Ativa Escolar, que atua na identificação, no registro, no controle e no acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

“Fizemos um trabalho de busca ativa escolar neste ano e tivemos um resgate significativo de 12 mil estudantes que não estavam devolvendo as atividades relativas ao ano letivo de 2020. Quero externar nossos agradecimentos aos docentes que realizaram esse trabalho individualmente com os alunos. Por meio desse esforço coletivo, conseguimos trazer esses estudantes novamente para as atividades escolares. Para o ano letivo de 2021, estamos organizando horários alternativos para atendimento, visando suprir as necessidades dos alunos no que diz respeito ao ano de 2020. A Busca Ativa continua”, frisou Adriana Aguiar.

O ano letivo de 2020 foi encerrado gradativamente, a partir de 23 de dezembro, com as turmas da 3ª série do ensino médio. A conclusão de todas as etapas foi finalizada no dia 24 de março de 2021, em toda a rede estadual.

 Matrículas

A rede estadual está em processo de confirmação das matrículas para o ano letivo de 2021. Nesta etapa, as escolas estão contatando os pais ou responsáveis pelos alunos por telefone e via WhatsApp. Quaisquer dúvidas e orientações podem ser sanadas pelo 0800-0635050. (Guilherme Gandara)

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Banheiros “unissex” são proibidos

Publicado

em

A Câmara Municipal de Araguaína aprovou, nesta terça-feira (13), um projeto de lei que proíbe a implantação, adequação e o uso de banheiros compartilhados por homens e mulheres, em Araguaína. Esse tipo de banheiro é conhecido como “unissex”.

Segundo a lei, ficam proibidos a instalação, a adequação e o uso comum de banheiros públicos por pessoas de sexos diferentes, que não sejam destinados aos sexos masculino e feminino, nas Escolas Municipais, Secretarias, Agências, Autarquias, Fundações, Institutos, Parques de lazer, Espaços Público e Shoppings do Município de Araguaína.

O projeto prevê que no caso dos estabelecimentos públicos, ou privados, onde exista um único banheiro, destinado ao público, a pessoa, independente do sexo, terá direito em usá-lo com a porta fechada, mantida total privacidade, sem qualquer impedimento.

Continue lendo

Tocantins

PALMAS: BRK Ambiental inicia obra de esgoto que beneficiará mais de 3 mil moradores da quadra T-31 do Jardim Taquari

Publicado

em

A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, inicia nesta segunda-feira (12) as obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, na quadra T-31 do setor Jardim Taquari, em Palmas. 

As equipes da concessionária irão implantar mais de 12 mil metros de novas tubulações, que beneficiarão diretamente mais de 3 mil moradores do bairro, conforme explica o responsável operacional da BRK Ambiental em Palmas, Dalton Bracarense. 

“Palmas é um município em que já atingimos a meta de universalização do saneamento. Mas a cidade continua em expansão constante, por esse motivo é essencial que o saneamento acompanhe esse crescimento, garantindo para as pessoas mais qualidade de vida”, explica Dalton. 

A coleta e tratamento do esgoto estão diretamente relacionados à saúde e a qualidade de vida das pessoas. O acesso a esse serviço elimina os riscos de contaminações por doenças causadas pela falta de saneamento, como: diarreia, dengue, leptospirose e infecções gastrointestinais. 

As obras no setor Jardim Taquari devem ser concluídas até agosto de 2021. Nesse período, é importante ressaltar que as equipes da BRK Ambiental estão trabalhando de acordo com os rígidos protocolos de saúde e distanciamento social. As ruas onde os trabalhos irão ocorrer serão interditadas, para garantir a segurança dos trabalhadores e pedestres (confira o cronograma abaixo). 

O asfalto e a calçada dos trechos que irão receber as obras serão recompostos seguindo cronograma que acompanha o término das obras. As equipes da BRK Ambiental estão a postos para solucionarem eventuais dúvidas da população sobre as obras pelo telefone 0800 6440 195, WhatsApp (11) 99988-0001 ou site brkambiental.com.br. 

Nas próximas semanas, as obras irão ocorrer nos seguintes locais: 

Rua NS-16;  
Rua NS-8; 
Rua TNS-4; 
Rua LO-1; 
Rua LO-9; 

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze