Connect with us

Geral

MEIs e pequenas empresas terão mais facilidade para participar de licitações do governo federal

Publicado

em

A partir de agora, pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs) poderão se cadastrar diretamente pelo portal gov.br. Segundo o governo, a medida veio para facilitar a participação desses segmentos em licitações federais. 

Agora, a autenticação pode ser feita pelo portal gov.br, como uma alternativa ao uso do certificado digital. A ideia é incentivar a participação do setor nas compras públicas com a redução de custos de cadastro.

Segundo dados do Ministério da Economia, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) venceram mais de 65% das compras públicas (processos homologados) em 2020 no Comprasnet. Ao todo, foram mais de 151 mil processos de compras, movimentando mais de R$ 73 bilhões, segundo o Painel de Compras do Governo Federal. Desse total, quase R$ 23 bilhões foram contratados com as Micro e Pequenas Empresas (MPEs). (Brasil 61)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Geral

Governador do Amazonas, Wilson Lima, consegue habeas corpus para não ir à CPI

Publicado

em

No fim da noite desta quarta, 9, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber concedeu habeas corpus preventivo impetrado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), a não ir depor na CPI da Covid. Os pontos principais de seu depoimento aos senadores tratariam da crise que levou à falta de oxigênio no Estado em janeiro e da investigação de supostos desvios de verbas destinadas ao Estado para combater a pandemia.

O depoimento de Lima à CPI da Covid estava previsto para 29/06. Porém, foi adiantado para esta quinta, 10, após a Polícia Federal deflagrar, em 02/06, uma operação para apurar suspeita de irregularidades relacionadas ao Hospital de Campanha Nilton Lins, em Manaus, alugado pelo Estado para atender pacientes com covid-19.

Continue lendo

Geral

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em sete municípios da Amazônia

Publicado

em

Sete municípios da região Norte tiveram o reconhecimento de situação de emergência publicado pela Defesa Civil Nacional. As chuvas intensas e as inundações causadas pela enchente nos rios foram os motivos da solicitação ao Governo Federal.

No Amazonas, quatro cidades obtiveram o reconhecimento federal por causa das inundações: Itacoatiara, Parintins, Tonantins e Urucurituba. Pela mesma situação, Monte Alegre, no Pará, e Laranjal do Jari, no Amapá, também foram reconhecidas. Já Pedra Branca do Amapari, no Amapá, tem sofrido com as chuvas intensas.


A partir do reconhecimento federal de situação de emergência, estados e municípios podem solicitar recursos para atendimento das famílias atingidas pelos desastres e para  ações de resposta e reconstrução nas cidades. 

Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica como os municípios devem proceder para solicitar o reconhecimento federal.

“O município deve ter já em mão o decreto de situação de emergência. Com o decreto, que é o ato do executivo, o município cadastrado no S2id vai enviar por lá a solicitação de reconhecimento, enviando o ofício, o decreto assinado pelo prefeito e publicado, e as informações que estão disponíveis no FIDE, que é o Formulário de Informação de Desastres.”

Karine reforça que todo o processo é realizado por meio do S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br

Para saber mais sobre as ações de defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br. (Brasil 61)

Continue lendo

Geral

Na buscar por namoro, Tinder registra aumento de 42% de interações na pandemia

Publicado

em

Em um momento em que é necessário respeitar o distanciamento social, conhecer novas pessoas tem sido um desafio.  E é neste cenário que os aplicativos de relacionamento têm ganhado mais espaço. De acordo com um estudo realizado pelo app Tinder, durante a pandemia, as conversas ficaram mais longas, com um aumento de 32%.  Já os usuários tiveram 42% mais curtidas simultâneas (matches), no mesmo período.

Um exemplo de quem conseguiu superar o distanciamento com o uso do aplicativo  foi a contadora Tatyana de Oliveira. “Encontrei, no Tinder, a possibilidade de fazer novas amizades, e quem sabe, ter algum relacionamento. Tenho investido tempo e energia na plataforma e gostado bastante”, afirmou.


A master coach, Tudy Vieira, deu dicas para pessoas que querem encontrar, no aplicativo, um possível relacionamento. “A arte de se relacionar bem é um desafio, mas vale a pena. Para construir um relacionamento saudável e harmônico é necessário investir em inteligência emocional, lidando bem com as próprias emoções, porque o amor por si só, não consegue suportar todos os obstáculos que surgem no meio do caminho”, orientou.
 

Tudy acrescentou, ainda, outras dicas para construção de um relacionamento saudável. “Ajustando a percepção sobre o outro, cultivando a amizade e admiração, demonstrando afeto, tirando o foco do problema e construindo um futuro ideal juntos, o casal tem tudo para viver uma relação saudável, harmoniosa e prazerosa”, concluiu.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze