- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 15 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

Mham realiza a 10ª Semana de Museus

Mais Lidas

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), é um dos museus brasileiros que entra no roteiro da programação nacional da 10ª Semana Nacional de Museus que acontecerá, em São Luís, no período de 16 a 20, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a edição de 2012 terá como tema “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações” e subtema “São Luís, 400 anos: História, Memória e Cultura”.

A Semana Nacional dos Museus tem como clientela alunos de todas as idades, profissionais das áreas de Turismo, História, Arte Educação e áreas afins, professores e alunos de ensino médio e o público interessado em participar da programação que terá  palestras, oficinas, peças teatrais, exibições de filmes e documentários, visitas monitoradas, e um sarau cultural envolvendo poesia e música. Durante todo o evento as escolas e grupos agendados poderão conhecer o MHAM através de visitas monitoradas, nos turnos matutino e vespertino.

A programação instituída pelo Ibram será realizada nos museus de todo o Brasil a partir do dia 14 de maio de acordo com a programação de cada estado envolvido. O evento acontece desde o ano de 2003 visando discutir os papéis e contribuições que os museus possam dar àqueles que buscam informação, história e cultura.

Em São Luís, além do MHAM o Museu Histórico de Alcântara (MHA) e o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueológica do Maranhão (CPHNAM), órgãos da Secma, também participarão do evento com uma ampla programação. No Museu Histórico de Alcântara terá uma exposição sobre as armas, exibição de filmes e documentários, ação educativa e show musical. No Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, exposições, documentários em vídeos, e oficinas serão abordadas nos temas sobre arqueologia, paleontologia e etnologia. Além dos órgãos da Secma, outras instituições maranhenses localizadas nos municípios de Caxias e Grajaú terão programação na 10ª Semana Nacional dos Museus.

 

Programação

No MHAM a programação será aberta, na quarta-feira (16), às 18h30, com a palestra que aborda o tema “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações” ministrada pela museóloga Célia Corsino, no encerramento da programação do primeiro dia, show “Um Canto de Amor a São Luís”, com a cantora Fátima Passarinho.

Na manhã de quinta-feira (17), das 9h às 10h, será ministrada a palestra “França Equinocial”, com Helidacy Corrêa, e também das 9h às 11h a oficina “Brincando e Caricaturando” com Adonias Júnior. No turno da tarde, das 14h às 14h30, a oficina “Touchê” sobre a fundação da cidade de São Luís e das 15h às 17h projeção do documentário “Bicicletas de São Luís” do fotógrafo Albani Ramos. Também será realizada a oficina “O Lúdico na Criação Textual” com a professora Heloísa Helena Sousa.

Para a sexta-feira (18), pela manhã das 9h às 11h, a oficina “Brincando e Caricaturando” com Adonias Junior, e no mesmo horário, exibição dos filmes: “A solidão de Dom Quixote” direção de Vinícius Vasconcelos e Márcio Vasconcelos; “Athenas Brasileira” com direção de João Paulo Furtado; “O Destruidor de Ilhas”, direção de Denis Carlos, e “Infernos” com direção de Frederico Machado. A tarde a oficina “Touchê” das 14h às 14h30; das 15 às 16h, Luís Phelipe Andrès conversa com os visitantes na palestra “Uma tarde no Museu”; a partir das 18h30 o público terá apresentação da peça teatral “Saga de uma Ilha”, da obra de Adeu Neto.

No sábado (19), das 14h30 às 15h exibição dos filmes: “Fronteiras de Imagens” dirigido por Murilo Santos e “Aperreio” com direção de Humberto Capucci. O Grupo Folclórico fará a apresentação cultural das 15h20 às 16h20 e a professora Cláudia Storino ministrará a palestra “Museu Patrimônio e Cidades, às 16h30.

No último dia de programação, domingo (20), no horário das 14h30 exibição dos filmes: “Tambor de Crioula”, direção de Murilo Santos e “Em Busca da Imagem Perdida” dirigido por Beto Matuck. Ás 15h Mário Chagas conversa com o público o tema “Museus e/em Processo”. A programação será encerrada com Luís Lima que apresentará Sarau Cultural envolvendo poesia e música.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias