- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 17 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mitos e Verdades Sobre a Rhodiola Rosea

Mais Lidas

A Rhodiola Rosea é uma planta medicinal muito procurada por adeptos da suplementação alimentar.

E há boas razões para isso. Pois, a Rhodiola Rosea realmente traz muitos benefícios para o organismo humano.


Muito indicada para fadiga, a planta também é usada por pessoas no mundo todo para várias outras finalidades. Mas, será que tudo o que dizem sobre ela é realmente verdade?

Pensando nisso, no artigo de hoje vou apresentar para você o que é a Rhodiola Rosea. E também quais os seus principais benefícios, para que você saiba o que é mito, e o que é verdade nessa história.

Conheça as propriedades da Rhodiola Rosea

A Rhodiola Rosea cresce em regiões frias do mundo. É uma planta perene, cujas folhas nunca caem, e tem raízes com propriedades medicinais conhecidas no mundo todo.

Apelidada de “Raiz de Ouro”, ou “Raiz Dourada”, a Rhodiola Rosea é utilizada há milênios pela Medicina Tradicional Chinesa.

E sua principal propriedade é o fato de ser uma planta adaptogênica. Ou seja, capaz de melhorar a resistência do corpo diante de situações de estresse, tanto físico quanto mental.

Essa capacidade foi adquirida pela Rhodiola Rosea durante sua evolução. Pois, crescendo em regiões extremas, ela precisou desenvolver boas capacidades de adaptação.

Dessa forma, se tornou mais resistente ao frio, ar rarefeito, chuvas escassas e irradiação intensa do sol, durante os longos dias do verão do norte.

E para que ela é utilizada?

Na Medicina Tradicional Chinesa, a planta é amplamente utilizada para tratar e prevenir diversas doenças, e também para fortalecer o corpo.

Seu consumo é indicado para:

  1. Tratar gripes e resfriados;
  2. Melhorar a função cognitiva;
  3. Revigorar e revitalizar o corpo;
  4. Amenizar a ansiedade, dores e fadiga;
  5. Combater a anemia e a impotência sexual.

Portanto, vemos que o uso da Rhodiola Rosea é amplo, sendo a Medicina Tradicional Chinesa uma das principais fontes de conhecimento a respeito do seu uso.

Rhodiola Rosea + Fosfatidilserina

A Fosfatidilserina fica presente nas membranas internas do cérebro, sobretudo nas células do sistema nervoso. Dessa forma, ela permite restaurar o funcionamento e auxilia na melhora da transmissão de informação.

No entanto, há uma melhora nos neurônios, combatendo a perda de memória. Mas, isso só é possível por conta da melhora fisiológica no metabolismo de comunicação.

Portanto, o uso da Rhodiola Rosea com a Fosfatidilserina pode aumentar as chances de estimular a memória e a concentração, principalmente, em pessoas mais velhas ou para aqueles que têm problemas de concentração e aprendizagem.

O que é mito sobre a Rhodiola Rosea?

A Rhodiola Rosea é amplamente utilizada pela Medicina Popular, tanto na China, quanto no Brasil e em outros países.

Contudo, é importante destacar que muitos dos seus benefícios já foram confirmados pela ciência. Portanto, é um mito que sua eficácia carece de comprovação científica.

Outro fato importante, é que a Rhodiola Rosea não é um medicamento, já que se trata de um produto natural. Mas, em alguns casos o seu consumo só pode ser feito quando há prescrição médica.

Conheça todos os benefícios da Rhodiola Rosea

Além de ter propriedades adaptogênicas, a Rhodiola Rosea tem uma boa quantia de substâncias antioxidantes, flavonóides, ácidos fenólicos e derivados de Feniletanol.

Portanto, seus benefícios são vários, incluindo:

  • Combate a insônia;
  • Aumenta a memória;
  • Fortalece a imunidade;
  • Aumenta a qualidade do sono;
  • Reduz a fadiga mental e física;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Melhora a concentração e o raciocínio;
  • Ameniza sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

Além disso, sua ação antioxidante diminui o estresse oxidativo, ajudando a proteger a saúde cardíaca. 

E alguns estudos apontam que a planta melhora a qualidade do sono e ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Pois, pode ampliar o volume de transportadores de glicose.

Onde encontrar e como tomar

A Rhodiola Rosea pode ser encontrada como suplemento em cápsulas em lojas de produtos naturais, farmácias e farmácias de manipulação. E para melhores informações, fique por dentro dos preço e depoimentos desse produto.

Recomenda-se ingerir 1 cápsula entre 100 a 600mg por dia. Além disso, também é possível optar pelo chá da Rhodiola Rósea, que é feito com uma colher de sopa da raiz da planta. Nesse caso a dose indicada é de duas xícaras por dia.

A Rhodiola Rosea tem contraindicações?

Pessoas em estado de agitação, grávidas, lactantes, crianças e pessoas com alergia a qualquer substância da Rhodiola Rosea não devem fazer uso do produto. Salvo nos casos de prescrição médica.

Além disso, a Rhodiola Rosea não costuma apresentar efeitos colaterais quando tomada na dose correta.

Contudo, caso tenha qualquer dúvida, procure sempre a orientação de um profissional da saúde antes de consumir.

Conclusão

A Rhodiola Rosea é uma excelente opção para você que quer espantar o cansaço mental e físico

Além disso, a planta tem uma série de outros benefícios, já estudados e ainda em estudo pela ciência, que previnem doenças e podem melhorar a sua qualidade de vida.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias