Connect with us

Bico do Papagaio

MJ julga processos de combatentes da Guerrilha do Araguaia

Publicado

em

São Paulo (SP) recebe hoje, quinta-feira, 25, a 34ª Caravana da Anistia, atividade do Ministério da Justiça (MJ) para julgar os processos de anistia política de forma itinerante pelo Brasil. Seis requerimentos, entre eles de militantes da Guerrilha do Araguaia (1972-1975), que teve lugar no Norte de Goiás (hoje Norte do Tocantins) e Sul do Pará, serão apreciados.

Hoje serão julgados os processos de Maurício Gabrois (líder do PCdoB, assumiu papel de destaque na guerrilha e, segundo relatos, morreu em novembro de 1973 pelas mãos do regime militar. Consta do rol dos mortos e desaparecidos políticos e seu corpo não foi encontrado) e Dinaelza Santana Coqueiro (militante do PCdoB, foi deslocada em 1971 para a região do Gameleira, no Araguaia, onde era conhecida como “Mariadina”. Integrou o Destacamento B da guerrilha, participando de vários enfrentamentos armados. Conforme relatos foi presa pelo mateiro Manoel Gomes, entregue aos militares, interrogada e executada em abril de 1974. Também consta do rol dos mortos ou desaparecidos políticos e seu corpo não foi localizado.

Além destes serão julgados os processos de Dolores Cardona Arroyo, Camila Arroyo e Lenine Arroyo (esposa e filhos do militante e dirigente do PCdoB Ângelo Arroyo. Eles tiveram que alterar o nome e viver na clandestinidade para não serem perseguidos); e Vanderley Caixe (membro e militante da Frente Aliança Libertadora Nacional. Foi punido pelo Ato Institucional nº 02, indiciado em inquérito policial e denunciado como incurso nas penas da Lei de Segurança Nacional (LSN). Ficou preso por cinco anos). (Agência Brasil)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Regional está com 80% das UTIs Covid ocupadas

Publicado

em

Segundo informações consolidadas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para esta quarta, 20, a taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug), está em 80%. A unidade possui ao todo, 10 leitos, estando portanto, apenas 2 desocupados.

Os números só são menores que do Hospital Estadual de Combate a Covid-19 (Hospital de Campanha), que está com todos os seus 10 leitos de UTI ocupados.

A situação geral do estado, quanto aos leitos de UTI para Covid-19, é nesta quarta de 60% de ocupação. Ao todo, o estado tem 147 leitos, estando 88 ativos.

Com relação a ocupação de leitos clínicos, o HRAug está em uma situação um pouco melhor, com tomada de 67%. A unidade dispõe de 12 leitos, estando 8 com pacientes.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quarta, 20

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Mercado Municipal e Feira Coberta passarão por reforma

Publicado

em

O Mercado Municipal Antônio Alves de Sousa e a Feira Coberta do Município Antônio Goiano de Lucena passarão por reformas e adequações na estrutura para melhor atender às necessidades da comunidade local.

As melhorias vão priorizar medidas sanitárias e de saúde pública. A ideia é que as obras ofereçam otimização do local, proporcionando maior segurança para atender aos moradores, turistas e profissionais locais.

Continue lendo
publicidade Bronze