Connect with us

Maranhão

Mobilização incentiva teste rápido de Aids e IST’s em Imperatriz-MA

Publicado

em

Campanha com objetivo de alertar a população para a necessidade de se prevenir contra o HIV, começa nesta sexta-feira, 1°, na Praça de Fátima e Calçadão. Programação marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e outras Infecções Sexuais Transmissíveis, IST’s, com ações da Secretaria Municipal de Saúde, Semus. Dentre as novidades deste ano está a primeira edição da campanha “Dezembro Vermelho”, nomenclatura adotada pelo Ministério da Saúde para chamar a atenção das ações preventivas, assim como ocorre com o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

“Vamos trabalhar neste Dezembro Vermelho de 2017 enfatizando a importância da testagem rápida, uma furadinha de um segundo e dura quinze minutos para sair o resultado, e independentemente, do resultado positivo ou negativo, temos todo um aconselhamento para a pessoa sai daqui conscientizada”, anunciou a coordenadora do programa municipal de ISTs /Aids, Hélcia Regina Lima Gonçalves.
A campanha será realizada este ano com a participação de servidores do Município e estudantes da Escola Mourão Rangel, da rede estadual de ensino, que farão abordagens, em especial, a jovens e adolescentes para alertá-los sobre a importância da prevenção, com a distribuição de laços vermelhos e material informativo.

Será lançado, também, o Serviço de Atendimento Especializado, SAI, voltado para adolescentes e jovens, o que explica o foco maior da campanha nesse público. “Sabemos que o jovem e adolescente tem uma linguagem diferente de um adulto de 40 anos, de uma criança de sete anos e precisamos trazê-lo para aderir ao tratamento, para que ele se sinta mais acolhido”, disse. Oficialmente o serviço deverá começar a funcionar em janeiro de 2018.

Hélcia Gonçalves ressaltou que o SAI também é voltado ao público infantil, e funciona no Hospital Regional Materno Infantil. Já o SAI Adulto funciona na sede da coordenação de ISTs /Aids.

Números da Aids

Desde o surgimento do primeiro caso, já foram 1.664 notificações positivas para Aids na Coordenação de ISTs /Aids em Imperatriz. Desses, 596 são residentes no município. De 2004 até agora foram 268 registros positivos para HIV, dos quais 188 são da cidade. Programa atende, atualmente, 970 pacientes em tratamento.

“Podemos afirmar que o número de casos de HIV aqui está estabilizado”, finalizou.

Cronograma de atendimento

Quem perder a oportunidade de fazer o teste rápido nesta sexta, poderá fazê-lo na coordenação do programa de ISTs /Aids no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para fazer novos exames. O teste diagnostica quatro marcadores: HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
A partir do dia 4, programação segue com palestra no Campus da UFMA, pela equipe do programa, e dia 6 será realizada uma visita à Funac, onde serão disponibilizados testes rápidos aos internos. (João Rodrigues)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Paciente com Covid-19 são transferidos para atendimento em São Luís

Publicado

em

Neste domingo, 28, cinco pacientes que estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da cidade de Açailândia, na região Tocantina, estado do Maranhão, foram levados de UTI área para São Luís.

O sistema público em Açailândia está sobrecarregado, como o novo avanço de casos de Covid. A cidade tinha um hospital de campanha, que atendia a região, mas foi desativado. A população tem cobrado medidas do poder público e da iniciativa privada, para uma ação conjunta para reestabelecer o atendimento.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Halan Nobre assume direção do SAAE

Publicado

em

O prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa, deu posse na sexta, 26, ao novo diretor executivo do Serviço Autonômo de Água e Esgoto (SAAE). Halan Nobre é engenheiro civil, biólogo, técnico em agropecuária e tem pós-graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. ⠀

Halan Nobre é funcionário concursado da Prefeitura Municipal de Açailândia. Atuou nas secretarias de Agricultura e Infraestrutura. Atualmente estava como diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Urbana, cuidando diretamente do Código de Obras e Código de Postura do município.

Continue lendo

Maranhão

STF manda Governo Bolsonaro ajudar a custear leitos de UTI Covid no Maranhão

Publicado

em

A ministra Rosa Weber determinou que o Ministério da Saúde volte a financiar leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no estado do Maranhão.

No caso do Maranhão, cerca de 216 leitos haviam sido desabilitados em dezembro. No Twitter, o governador Flávio Dino, do PC do B, comemorou neste domingo a decisão:

“STF deferiu liminar determinando ao Ministério da Saúde repasses financeiros relativos a LEITOS de UTI no Maranhão. Ou seja, fica evidenciado que não se cuida de um “favor”, e sim de um DIREITO dos estados e um DEVER do governo federal, segundo a Constituição e legislação do SUS.”

Continue lendo
publicidade Bronze