Connect with us

Pará

Movimento Municipalista Paraense comemora aquisição de nova sede da FAMEP

Publicado

em

Na quarta-feira, 5 de agosto a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) criada em 14 de março de 1991 entregou aos seus filiados e parceiros a nova sede própria da Entidade. Em um encontro que uniu a reunião do Conselho Diretor e o ato da inauguração, contando com a participação de presidentes da Entidade, prefeitos e autoridades legislativas.

O objetivo da casa dos municípios paraenses sempre foi promover o desenvolvimento dos municípios do estado, através da defesa da autonomia administrativa e financeira desses entes federativos proporciona mais um benefício aos prefeitos e prefeitas paraenses. Uma casa pronta para recebe-los para treinamento, capacitação e apresentação de ferramentas e reuniões de seu conselho diretor, entidades regionais e filiados.

O presidente da FAMEP, Wagne Machado, destacou o trabalho realizado pelo prefeito de Santarém Nélio Aguiar para que a Entidade finalmente realizasse a aquisição de uma sede própria, Wagne ainda agradeceu a participação de grandes nomes do municipalismo paraense presentes na inauguração, como o primeiro presidente da Federação, João de Deus Ferreira. “A Federação dos municípios do estado do Pará sempre honrou com a sua fiel missão, a de defender os interesses de todos os municípios paraenses e agora, a federação da mais um gesto de respeito a cada Ente municipalista desse estado, foi a inauguração de uma sede própria preparada para receber prefeitos, prefeitas, secretários de governo e toda a equipe técnica municipal”, disse.

O gestor ainda frisou as melhorias que os serviços prestados pela FAMEP terão com a aquisição da nova sede. “Com essa sede, conseguimos ofertar aos municípios paraenses serviços com maior qualidade e essa com certeza é uma conquista para todos os municipalistas paraenses. Gostaria de registrar como presidente desta Federação, ao presidente Nélio que fez os seus esforços para que pudéssemos inaugurar hoje, a casa da nossa Federação”, reafirmou o gestor. “Que deus possa abençoar cada prefeito e prefeita desse estado, sintam-se em casa aqui em Belém, aqui na nova sede da Casa dos Municípios Paraenses”, finalizou.

A inauguração da nova sede foi prestigiada pelo primeiro presidente da Entidade, João de Deus Ferreira, pelo presidente Joaquim de Lira Maia, pelo presidente José Antônio Azevedo Leão (Xarão Leão), pelo presidente Francisco Nélio Aguiar; também estiveram presentes o deputado estadual, Gustavo Sefer; o prefeito do município de Cachoeira do Arari, Jaime Barbosa; o prefeito do município de Inhangapi, Egilásio Alves Feitosa; a prefeita de Nova Ipixuna, Maria da Graça Medeiros Matos (Dra. Graça); o prefeito de Ourém, Valdemiro Fernandes Coelho; o prefeito de São João de Pirabas, Antônio Menezes Nascimento das Merces; e representantes e secretários executivos das Associações e Consórcios Regionais, AMATCARAJÁS, AMAM, AMUT e AMUCAN.

Histórico até a nova sede da FAMEP

A FAMEP iniciou sua história em 14 de março de 1991, em uma sala disponibilizada pela Associação dos Municípios do Baixo Tocantins (AMBAT), através do prefeito de Abaetetuba, João de Deus Ferreira, que foi seu primeiro presidente e Josenir G. Nascimento, seu primeiro Secretário Executivo. No decorrer de sua trajetória, a Entidade também já teve espaço na antiga AMIM, atual Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), mudando-se para a sede da Associação dos Municípios das Regiões do Salgado, Bragantina e Guajarina (AMBRASAG), para a Associação dos Municípios Consorciados do Araguaia e Tocantins (AMCAT), após isso, também foi sediada pela Associação de Municípios do Oeste do Pará (AMUT).

Após toda essa trajetória, sempre apoiada pelas Associações e Consórcios Regionais, a FAMEP, durante a presidência do agora governador do Estado do Pará, Helder Barbalho em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), intermediada pelo Instituto da Previdência da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (IPALEP), que colocaram à disposição da Entidade, um prédio de três andares, que há muito estava abandonado. Em 2010, Helder reformou a sede, gastando aproximadamente o valor de R$ 600 mil reais, tornando esta, a nova sede da Federação, localizada na Travessa São Francisco.

A sede da São Francisco foi inaugurada na presença de políticos importantes do cenário estadual na época como a governadora Ana Júlia Carepa, o deputado Federal, atual senador Jader Barbalho, a deputada federal Elcione Barbalho, o presidente da ALEPA, atual prefeito de Altamira Domingos Juvenil, o presidente do IPALEP, deputado estadual Antônio Rocha e prefeitos de diversos municípios do estado.

A expectativa era de que essa fosse a sede definitiva da Entidade, no entanto, com a extinção do IPALEP, seu patrimônio foi passado todo para a ALEPA na gestão do presidente deputado, Manoel Carlos Antunes (Manoel Pioneiro) e na gestão do presidente deputado Márcio Miranda, foi solicitada a entrega do prédio, inclusive, mediante força policial. Após dois meses sem sede, a Entidade alugou um prédio localizada na rua José Malcher, onde esteve até a entrega da nova sede própria.

Durante a gestão do presidente José Antônio de Azevedo Leão (Xarão Leão), o mesmo começou a fazer um fundo para a aquisição da nova sede, o qual foi completado na gestão do presidente e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que em sua presidência, realizou a compra e reforma da nova sede da Federação, a qual foi inaugurada no dia 5 de agosto de 2020.

Agora, o presidente Wagne Machado entrega um prédio estruturado capaz de atender os representantes dos municípios do estado do Pará. (Fernanda Cirino / Fotos: Marco Santos)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Ônibus é atingido por lamina de trator

Publicado

em

O ônibus que transportava trabalhadores de uma empresa terceirizada da Vale, se envolveu em um acidente de trânsito na noite desta quarta, 28, por volta das 19h. O veículo foi atingido por uma lâmina de um trator que estava sendo transportado por uma carreta prancha na Estrada Paulo Fonteles.

O ônibus trafegava no sentido Projeto Salobo/Parauapebas.

O motorista do ônibus teve ferimentos leves e foi levado para atendimento médico.

Continue lendo

Pará

ELDORADO DOS CARAJÁS: BRK Ambiental inaugura novo laboratório de análise da água

Publicado

em

A BRK Ambiental, concessionária responsável por serviços de saneamento em nove municípios do Pará, inaugurou um novo laboratório de análises de controle de qualidade da água para consumo humano em Eldorado do Carajás, na região de Carajás.   

A nova instalação permitirá a realização de mais de 800 amostras de água por mês, o que corresponde a aproximadamente 2.500 parâmetros distribuídos entre análises físico-químicas e microbiológicas em matrizes de água bruta e tratada, atendendo a legislação nacional de qualidade da água para consumo humano do Ministério da Saúde. 

Atualmente, a BRK Ambiental atende cerca de 165 mil pessoas na região com água tratada. O objetivo da companhia é dar continuidade ao monitoramento de forma estratégica, otimizando o processo de amostragem da qualidade da água em todas as etapas do processo de produção, ou seja, desde a captação, processo de tratamento, armazenamento em reservatórios e no sistema de distribuição, visando garantir a proficiência e confiabilidade dos dados gerados. 

“Atestar a qualidade da água com um trabalho rigoroso e transparente faz parte do nosso propósito de transformar a vida das pessoas garantindo água e saneamento de qualidade. Agora, com um novo laboratório, esse serviço traz mais eficiência e praticidade na rotina da operação, beneficiando ainda mais os nossos clientes”, afirma Sandra Leal, gerente de Operações da BRK Ambiental.   

O engenheiro Pedro Gobbo, responsável pelas operações da concessionária no Pará ressalta que, anualmente, são disponibilizados relatórios com informações sobre a qualidade da água distribuída. “Todos os anos, as nossas equipes preparam o relatório anual de qualidade da água, em cumprimento ao Decreto Presidencial nº 5.440/2005, em que é possível atestar as análises das amostras laboratoriais. É importante que a população saiba que a água fornecida pela BRK Ambiental possui qualidade comprovada”, explica Gobbo. 

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Mercado de Morada Nova será inaugurado na sexta, dia 30

Publicado

em

Na próxima sexta-feira (30), no Distrito de Morada Nova, será inaugurado o Mercado Municipal Lúcia Mendes. O empreendimento conta com 52 boxes e dez barracas que serão montadas para vendedores de produtos da horta comunitária dos Residenciais Tiradentes e Jardim do Éden.

Edillany Campos trabalha com moda feminina há cinco anos, mas por causa da pandemia teve que interromper seu trabalho, que será retomado agora com a inauguração do novo mercado, após ser sorteada para ter sua loja em um dos boxes. “Estou muito ansiosa para voltar a minha rotina e trabalhar. Nós esperamos praticamente um ano por causa da pandemia. O ambiente está muito bom, os boxes são bem organizados, estruturados”, pontua a comerciante.

Ela ainda afirma que não tem do que reclamar e espera que o novo mercado abra um leque de oportunidades para quem vive no distrito. “Para nós que moramos aqui em Morada Nova vai melhorar muita coisa porque vai ter oportunidade para as pessoas trabalharem e um local para as pessoas passearem”, comenta.


Outro trabalhador que estava dando uns toques finais no novo ponto de trabalho era o barbeiro Josiel Silva, que atua há 27 anos no ofício. “A minha expectativa é que o ‘trem’ aqui vai ser bom. Nós esperamos um tempo por causa da pandemia, mas é normal. Nós estamos nos sentindo bem e alegres com a inauguração e acho que vai ser bom para todo mundo”, ressalta.

Entre os produtos e serviços que serão ofertados no novo espaço estão açougues, peixarias, hortifrúti, lanchonetes, lojas de roupas, barbearias, chaveiros e outros.

O feirante Antonio Filho trabalha há 12 anos com venda de frutas e compartilha o sentimento ao inaugurar a frutaria no novo mercado. “Nós esperamos que seja muito bom. Morada Nova pela primeira vez está conseguindo um mercado municipal, algo que não existia antes. Então é muito importante para nós termos o mercado aqui”, ressalta.

No mês passado, agentes da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (SEVOP) realizaram os últimos ajustes no sistema elétrico e na pintura do novo mercado.

A inauguração do Mercado Municipal Lúcia Mendes ocorre na próxima sexta-feira, às 17h, na Avenida Tocantins, ao lado do Ginásio de Morada Nova cumprindo todos os protocolos contra a Covid-19. (Ronaldo Palheta / Fotos: Aline Nascimento)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze