Connect with us

Bico do Papagaio

Movimento popular cobra direitos ao Consórcio Ceste

Publicado

em

to2Com o lema garantia dos diretos e luta pela sobrevivência, representantes de 3 mil famílias impactadas pela construção da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE) se reuniu com o deputado César Halum (PPS), na sala de reunião da Assembléia Legislativa, na tarde desta terça-feira, dia 17.

A reunião deu continuidade às discussões realizada no período da manhã, quando o presidente da Casa, deputado Júnior Coimbra (PMDB), recebeu o grupo. Na ocasião, o presidente deu respaldo para a reativação da Comissão Especial para Acompanhamento da Construção da UHE de Estreito, que vai acompanhar as negociações entre a comunidade e o Consórcio Estreito de Energia (Ceste), empreendedor da obra.

De acordo com os depoimentos dos presentes, a empresa Ceste não reconhece os direitos da maioria dos impactados como, por exemplo, as categorias profissionais de barqueiros, catadeiras de côco babaçu, oleiros, vazanteiros, barraqueiros, pescadores entre outros.

Para um dos integrantes do grupo, Dalcivan Coelho, todas essas atividades estão sendo comprometidas em razão da obra. “ Todos esses trabalhadores precisam ser indenizados ou ficarão sem direito a nada. Fizemos várias mobilizações, mas sem êxito”, afirma.

Após explanação dos problemas, o deputado César Halum defendeu o entendimento por meio do diálogo. Adiantou que a Comissão será imediatamente reativada para propor ações dentro da legalidade.

“Vamos defender a negociação no sentido de garantirmos os direitos de todos. Antes precisamos ouvir todas as partes para defendermos uma alternativa justa e viável”, disse.

O consórcio

Em 12 de julho de 2002, as empresas Suez Energy South America Participações Ltda., Vale , Alcoa Alumínio S.A . BHP Billiton Metais e Camargo Correa Energia S.A foram vencedoras da licitação para concessão de uso de bem público para exploração do Aproveitamento Hidrelétrico Estreito – AHE Estreito, em leilão realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Assim, formou-se o Consórcio Estreito Energia – CESTE, para implantação, construção e operação da Usina Hidrelétrica de Estreito – UHE Estreito.

A UHE Estreito tem capacidade instalada de 1.087 MW e energia assegurada de 584,9 MW médios. A usina está localizada na região Norte do Brasil, no rio Tocantins, na divisa dos Estados do Tocantins e Maranhão, nos municípios de Estreito (MA), Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins (TO).

Os municípios diretamente atingidos pelo lago serão: Estreito e Carolina (MA), e Aguiarnópolis, Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins (TO). (Penaforte Diaz)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Irajá começa articulação pró Edison Tabocão

Publicado

em

Desde o final de semana, o senador Irajá Abreu, presidente estadual do PSD, iniciou uma maratona de reuniões com prefeitos, vereadores e líderes do Bico do Papagaio, para apresentar oficialmente o empresário Edison Tabocão, como pré-candidato a governador do Tocantins.

Edison é vice-presidente estadual do PSD.

Irajá permanecerá em Araguatins até quarta, recebendo e se reunindo com os líderes municipais.

Edison atua empresarialmente no setor de combustíveis, transporte e alimentação, com abrangência principalmente nos estados do Tocantins, Goiás e São Paulo. Em Araguatins, Tabocão tem forte identificação com a comunidade, local onde tem residência fixa no estado.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wiston Gomes é convidado por Irajá e Tabocão para se filiar no PSD

Publicado

em

Neste final de semana, entre as intensas movimentações na residência do pré-candidato a governador, Edison Tabocão (PSD), que teve a presença dos senadores Irajá Abreu (PSD) e Kátia Abreu (PP), prefeitos, vereadores e líderes, o suplente de deputado estadual, Wiston Gomes, atualmente no PRTB, foi convidado por Irajá e Tabocão, a se filiar no PSD.

Wiston tem atuado nos bastidores com outros líderes de diversas regiões do estado, para formar uma “chapinha” composta apenas por pré-candidatos sem mandato, buscando equilibrar a disputa, porém, paralelo a isso, o convite de Tabocão pesa, pois Wiston tem apoio do empresário apalavrado desde a eleição municipal de 2020. Com o crescimento de Tabocão dentro do PSD, o empresário precisa ter nomes ligados diretamente a ele, dentro do PSD e não em outras legendas e Wiston seria um deles.


No primeiro semestre, o nome da vice-prefeita, Professora Elizabete, estava na lista de pré-candidatos do PSD, fato que também reforçaria o nome de Tabocão no contexto político. A informação foi publicada aqui no webjornal Folha do Bico, e imediatamente negada pela vice-prefeita. A negativa provocou enfraquecimento dela, junto a cúpula da legenda, que trabalha para fortalecer o partido, ainda mais agora, com um nome oficialmente colocado no cenário, como pré-candidato a governador. A nota divulgada pela vice-prefeita, deixou claro que da parte dela, não havia nenhum compromisso com a legenda. Aquiles percebeu a brecha, e sugeriu o nome do ex-prefeito José Guilherme, que já filiou e será o nome do prefeito, para reforçar o PSD.

Wiston Gomes ainda não se manifestou se aceitará ou não o convite de filiação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Vendedor de maconha do Setor Santa Rita é preso

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 24,  a Polícia Militar prendeu um homem de 51 anos, suspeito de tráfico de drogas no Setor Santa Rita, município de Axixá, Bico do Papagaio.

Policiais militares do 9° Batalhão, monitoraram o suspeito, que rotineiramente se deslocava ao Estado do Maranhão, município de Imperatriz, para supostamente comprar substância análoga à maconha. As equipes de serviço posicionaram o cerco no endereço informado, com o objetivo de bloquear a passagem do transporte público que o indivíduo usava para se deslocar. 

O veículo foi interceptado e o suspeito abordado pelos policiais, momento em que os militares localizaram alguns pacotes de substância análoga à maconha. A droga apreendida e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze