Connect with us

Bastidores

MP propõe atuação integrada com órgãos de Segurança Pública no Tocantins

Publicado

em

A Corregedoria Nacional do Ministério Público propôs nesta quarta-feira, 25, uma atuação integrada entre o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e os órgãos que compõem o sistema de segurança pública do Estado. A iniciativa partiu do corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis, e foi apresentada em audiência com o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, realizada no Palácio Araguaia.

O corregedor nacional ressaltou que ocorrem 50 mil mortes violentas por ano no Brasil e que é importante um trabalho integrado entre o Ministério Público e o executivo estadual, para combater o que ele denominou de Criminalidade Violenta Letal Intencional (CVLI). “A segurança pública é um tema que afeta todas as camadas da sociedade e é de maior interesse do Ministério Público que a problemática seja enfrentada de forma cooperativa, o que vai resultar na melhoria da atuação do próprio ministério, na melhoria da disponibilidade dos serviços ofertados pelo Estado e em benefício da própria sociedade”, destacou.

Para o Ministério Público, a estruturação dos órgãos que compõem a Segurança Pública, como as delegacias de polícia e os presídios, aliada ao aumento do efetivo policial, contribuirá com a melhoria de todo o sistema e, consequentemente, com a redução dos índices de CVLI.

Durante a audiência, o governador Mauro Carlesse reforçou que o executivo estadual mantém um bom relacionamento institucional com os demais poderes. O governador citou algumas ações implementadas em sua gestão para diminuir a criminalidade, como investimento em tecnologias para apoiar o trabalho dos órgãos de segurança pública, a nomeação de aprovados no último concurso da Polícia Civil, além da realização de um concurso para a Polícia Militar, cujo edital está previsto para ser publicado nos próximos dias.

Participaram da audiência o ouvidor nacional do MP, Oswaldo D’Albuquerque; o coordenador da Corregedoria Nacional, Benedito Torres; a membro auxiliar da Corregedoria, Ediene Lousado; a Procuradora-Geral de Justiça do MPTO, Maria Cotinha Bezerra; o procurador-geral de Justiça nomeado para o próximo biênio, Luciano Casarotti; e os titulares das pastas de Segurança Pública, Cidadania e Justiça, Polícia Militar, Fazenda e Planejamento e Casa Civil do Estado do Tocantins. (Luiz Melchiades)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

Contribuintes já podem baixar programa para preencher e entregar a declaração do IR 2021

Publicado

em

Os contribuintes já podem baixar o programa para preencher e entregar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021. O programa para computador está disponível no site da Receita Federal. O prazo para entrega da documentação vai da próxima segunda-feira (1º) até o dia 30 de abril. 
 
A Receita Federal espera receber até 32 milhões de declarações este ano. O órgão estima que 60% delas terão restituição de imposto que, assim como em 2020, será devolvido em cinco lotes, nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. (Brasil 61)

Continue lendo

Bastidores

Tiago Dimas é o novo coordenador da bancada federal do Tocantins

Publicado

em

Escolhido nesta terça-feira, 23 de fevereiro, novo coordenador da bancada tocantinense no Congresso Nacional, o deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade) pregou trabalho conjunto com todos os deputados federais e senadores do Estado.

Tiago Dimas irá coordenar a bancada neste ano de 2021, em substituição a senadora Kátia Abreu (PP), que comandou os trabalhos no ano passado. “Nossa responsabilidade é enorme. Hoje, a quase totalidade dos investimentos públicos que o Tocantins recebe é através da bancada federal, seja via emendas, ou por meio de recursos articulados por nós aqui em Brasília. Então, se não fosse os oito deputados federais e os três senadores o Estado e os nossos municípios praticamente não teriam investimentos”, destacou o parlamentar.

Tiago Dimas lembrou, ainda, que a bancada federal e as emendas foram importantes, inclusive, para despesas de manutenção da máquina pública dos municípios. “Nós sabemos a dificuldade de cada prefeito, de cada prefeita. Atender os municípios é ajudar diretamente a população”, destacou o deputado.

O parlamentar informou que pretende manter um diálogo permanente com o governo do Estado e com o governo federal. “Há muitas questões de interesse do Tocantins tramitando em Brasília. O trabalho de um congressista e da bancada não se limita só aos recursos. Por exemplo, agora vamos debater a questão de ICMS combustíveis, algo que pode afetar muito o governo do Tocantins e os próprios municípios, que recebem 25% do ICMS arrecadado. Precisamos de um diálogo aberto e franco sobre esse tema e todos os outros que podem interferir nas finanças públicas do Tocantins”, destacou Tiago Dimas.

Por fim, o deputado agradeceu a confiança de todos os colegas. “Aqui somos um grupo e todos foram eleitos com o objetivo de ajudar o Tocantins a crescer, trazer desenvolvimento e qualidade de vida para a população. É isso que estamos fazendo e vamos continuar nesse rumo”, salientou. (Daniel Machado)

Continue lendo

Bastidores

Célio Moura segue em recuperação

Publicado

em

O deputado federal, Célio Moura (PT), segue sua recuperação, após sofrer um acidente na rodovia BR-153, no inicio de janeiro deste ano, O irmão do congressista, Marcilon Moura, 60 anos, morreu na colisão.

Nesta terça, Moura publicou imagem de um retonor médico que fez, depois de 15 dias de alta hospitalar.

“Amigas e amigos, sigo firme na batalha da plena recuperação, muito feliz e confiante que logo após das sessões de fisioterapia – que estão agendadas – já possa retornar de corpo e alma para cumprir – com muita honra e compromisso com os trabalhadores – o nosso Mandato Popular e de Luta, que me foi conferido pelo povo tocantinense”, escreveu o parlamentar.

Continue lendo
publicidade Bronze