Connect with us

Bico do Papagaio

Municípios conhecem Projeto Aedes Transgênico

Publicado

em

Representantes dos municípios de Araguatins, Tocantinópolis, Augustinópolis, e Xambioá, prioritários para o controle da dengue no Bico do Papapaio conheceram nesta quinta-feira, 21, no auditório do Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), o Projeto Aedes Transgênico (PAT)  que representa uma alternativa promissora para minimizar os impactos da dengue na saúde pública.

O Projeto foi apresentado pela bióloga e pesquisadora do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Margareth Capurro, pelo diretor Presidente da Biofábrica Moscamed Brasil, Aldo Malavasi e pelo gerente do PAT, Danilo Oliveira.

O trabalho do Projeto é liberar mosquitos machos de Aedes aegypti de uma linhagem transgênica para combater o transmissor do vírus da dengue, onde a produção dos mosquitos é realizada na Biofábrica Moscamed Brasil.

Os mosquitos produzidos são geneticamente modificados e carregam um gene responsável pela morte das larvas durante seu desenvolvimento. O macho transgênico modificado passa essa informação para sua prole e estes não são capazes de atingir a fase adulta, já que morrem na fase de larva. “O objetivo do projeto é diminuir a população de Aedes aegytpi e assim, futuramente reduzir os casos da doença, já que sem o mosquito, não tem doença”, disse Aldo Malavasi.

De acordo com o diretor Geral de Vigilância e Proteção à Saúde da SESAU, Whisllay Bastos, os resultados da liberação do mosquito em apenas um ano, mostram uma redução expressiva da população de Aedes aegytpi selvagem, considerando a incorporação das ações de controle do vetor e da doença, os resultados no Estado podem ser melhores ainda, por isso apoiamos esta estratégia”, declarou.

Durante a apresentação, os participantes puderam conhecer o projeto e tirar dúvidas, além de entenderem que o PAT não substitui o trabalho que já é realizado pelos municípios na prevenção e combate da doença, “este projeto vem para somar, pois de nada adianta utilizá-lo, se a população não se envolver na prevenção e nos cuidados por exemplo, com o seu quintal”, alertou a pesquisadora, Margareth.

Na oportunidade, o projeto também foi apresentado ao Secretário de Estado da Saúde, Nicolau Esteves, que elogiou e gostou muito da proposta de o Tocantins poder utilizar mais uma estratégia na redução do mosquito transmissor da dengue, “a prevenção às doenças é prioridade para SESAU, por isso, a saúde apoia o projeto e não medirá esforços para que ele seja colocado em prática. É de fundamental importância que trabalhemos para que a população fique livre da dengue e de outras doenças”, afirmou.

Participaram da reunião, o Diretor Geral de Vigilância e Proteção a Saúde, Whisllay Maciel Bastos, a Diretora de Doenças Vetoriais e Zoonoses, Adriane Valadares, o Secretário Municipal de Saúde, Samuel Bonilha, o Diretor de Vigilância Epidemiológica de Palmas, Claudio Nogueira, além de técnicos da SESAU.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

UNITINS lança edital para Vestibular 2022/1 com 680 vagas

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou nesta quinta-feira, 21, o edital do Vestibular 2022/1 com 680 vagas divididas entre os 17 cursos de graduação ofertados pela instituição em seus cinco câmpus, sendo 40 vagas para cada curso. As inscrições estarão abertas no período de 26 de outubro a 11 de novembro e a taxa custa R$120,00. O edital e cronograma completos podem ser acessados aqui.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 19 de dezembro nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, municípios onde a Unitins tem câmpus, e em Araguaína exclusivamente para o curso de Medicina.


O edital estabelece que os candidatos ao curso de Medicina poderão optar por fazer a prova em Palmas, Araguaína ou Augustinópolis, podendo haver realocação de candidatos de Augustinópolis para Araguaína, conforme ordem de inscrição. Já os candidatos aos demais cursos poderão optar por fazer as provas em qualquer uma das cidades onde a Unitins possui câmpus.

Confira a seguir a relação de cursos que a Unitins oferece em cada câmpus e para os quais os candidatos podem se inscrever neste Vestibular:

• Câmpus Palmas
– Direito                                        
– Engenharia Agronômica
– Pedagogia
– Serviço Social                       
– Sistemas de Informação       

• Câmpus Araguatins
– Letras                                   
– Pedagogia                            

• Câmpus Augustinópolis
– Ciências Contábeis                
– Direito                           
– Enfermagem                   
– Medicina

• Câmpus Dianópolis
– Administração                     
– Ciências Contábeis           
– Direito                                      

• Câmpus Paraíso
– Ciências Contábeis           
– Direito      
– Tecnologia em Gestão do Agronegócio  

As aulas do semestre letivo 2022/1 estão previstas para começar em 14 de fevereiro de 2022 de forma presencial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Justiça orienta Wanderlei fazer mudanças no Governo

Publicado

em

O governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), disse na manhã desta quinta, 21, que não fará mudanças bruscas no Governo do Tocantins, nesse primeiro momento, porém, deixou claro, que a Justiça o orientou, que alguns seguimentos da gestão precisam ser modificados. Wanderlei não informou quais seriam esses seguimentos. Assista as declarações no vídeo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze