Connect with us

Maranhão

Municípios do Baixo Parnaíba discutem melhorias para o sistema educacional

Publicado

em

Ao abrir uma nova rodada das Conferências Intermunicipais de Educação (Comae), nesta segunda-feira (27), em Tutóia e Chapadinha – que integram a Unidade Regional do Baixo Parnaíba, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, destacou que a educação é um dever e uma política do Estado, mas é necessária a parceria da sociedade para avançar na construção da melhoria do sistema educacional brasileiro. Ele convocou os prefeitos a fecharem o Plano de Ações Articuladas (PAR) até o dia 31, a fim de que tenham acesso aos recursos do FNDE.

As conferências promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria-Adjunta de Gestão Institucional (Sagi), em conjunto com o Fórum Estadual de Educação (FEE), tiveram a participação de gestores, professores, prefeitos e representantes de diversos segmentos sociais de Mata Roma, Anapurus, Brejo, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, Araioses, Água Doce, Paulino Neves e Buriti.

Pela manhã, ao participar da 24ª Conferência na Unidade Integrada Expedito Baquil, no povoado Comum, em Tutóia, Pedro Fernandes disse que “somente com educação de qualidade poderemos construir uma sociedade melhor e mais justa”. Ele defendeu o debate democrático com a comunidade nas conferências sobre propostas e soluções, a fim de construir coletivamente um novo modelo de educação.

O secretário ressaltou que a Seduc, a partir de um diagnóstico sobre a educação maranhense, definiu pela implantação do projeto de planejamento estratégico, de curto, médio e longo prazos. Segundo ele, o planejamento está focado em quatro eixos que visam melhorar os indicadores educacionais do Estado. “Erradicar o índice de 19,1% de analfabetismo é uma das prioridades do governo Roseana Sarney”, disse.

A partir do diagnóstico construído pelo Governo do Estado, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Ministério da Educação (MEC), a estratégia para modernizar a educação maranhense está focada na melhoria do nível de aprendizado, na universalização do ensino médio, no combate ao analfabetismo e no trabalho para institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios.

 

Chapadinha

Durante a conferência realizada à tarde na Faculdade Baixo Parnaíba, em Chapadinha, Pedro Fernandes destacou que os avanços no sistema educacional, também, devem experimentar o processo de mediação tecnológica, que será implantado este ano, pela Seduc. Segundo ele, o projeto maranhense se consolidou como experiência exitosa em outros Estados e agora vai ser operacionalizado no Maranhão.

O secretário voltou a defender a construção de um novo modelo de escola inovadora para a formação dos jovens maranhenses e reafirmou que a conferência tem como meta aproximar a Seduc das salas de aula e ofertar ensino de qualidade como política de Estado. “Precisamos urgentemente melhorar o nível de aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino”, afirmou.

De acordo com o secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc e presidente do Fórum Estadual de Educação, Fernando Silva, ao participar das conferências intermunicipais realizadas em Tutóia e Chapadinha, na Região do Baixo Parnaíba, as conferências servem para discutir e conectar a elaboração do Plano Estadual de Educação, que será construído a por meio do diálogo direto do poder público com a sociedade civil organizada, sobre temas como a participação popular, cooperação federativa e o regime de colaboração na elaboração do PEE.

Ele destacou que a governadora Roseana Sarney determinou a realização de debate envolvendo diversas parcerias para que a política de educação se consolide como política de Estado.

Na avaliação do gestor da URE, Jânio Rocha Ayres Teles, a realização das conferências em Tutóia e Chapadinha estreitou os laços com a administração central da Seduc e possibilitou a abertura de um olhar mais atento da secretaria para a melhoria da educação na região.

Ele reconhece que os indicadores educacionais dos municípios da região são frágeis, mas a conferência será transformada em um canal para apresentar problemas e buscar soluções, como propõe a Seduc. Ao falar sobre o sucesso dos dois eventos, Jânio Ayres destacou o interesse e a parceria fundamental dos prefeitos, particularmente de Tutóia e Chapadinha.

Para a prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, o Plano Nacional de Educação e a construção da conferência estadual de educação são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios. “A participação da sociedade no espaço democrático de políticas publicas da educação maranhense é fundamental”, salientou.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Sebastião Régis recebe Arrastão da Limpeza

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Imperatriz levou os trabalhos de limpeza urbana para o conjunto habitacional Sebastião Régis. Serviço executado pela Secretaria de Limpeza Pública, SLP, contempla os moradores com as ações de varrição manual, paliação de montes, roço das margens das vias, remoção de entulhos e pontas de lixo, entre outros. O mutirão Arrastão da Limpeza também é executado na BR-010, com foco nas entradas da cidade.

“Aproveitando o ensejo da inauguração da Escola Municipal Antônio Leite Andrade, intensificamos os trabalhos de limpeza urbana no Sebastião Régis. Mas as nossas equipes seguem com várias frentes de serviços em diversos pontos da cidade, para garantir que as ações da SLP contemplem o maior número de bairros possíveis. Um exemplo são as equipes de recolhimento de resíduos sólidos domiciliares, que hoje atuam em todos os bairros no sentido da Avenida Pedro Neiva De Santana”, ressalta Alan Johnes, secretário de Limpeza Pública.

As frentes de serviços responsáveis pela limpeza e manutenção das praças do município atuam na Jarbas Passarinho, Sagrada Família, Evangelho, Voz, Frei Damião, Calango, Vila Fiquene e Vila Cafeteira. Já os agentes da SLP que realizam o trabalho de remoção de entulhos e pontas de lixo, executam o trabalho na BR-010, nas ruas Sergipe e Dom Pedro II e no bairro Morada do Sol. Ainda na rua Sergipe e na BR-010, realizam o trabalho de poda e remoção de galharias e resíduos verdes.

O serviço de recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis realizado pelo Cata Treco, cumpre cronograma na BR-010, Vila Fiquene, Vila Cafeteira, Vila Ipiranga, Recanto Universitário, Vila Nova, Morada do Sol, São José, Santa Rita, Asa Norte, Sebastião Régis, Nova Imperatriz e no Centro. O trabalho é executado mediante agendamento prévio e de acordo com a demanda da população. Para solicitar o serviço, a SLP disponibiliza o número de telefone (99) 99162-6101, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Equipes de tapa-buracos chegam ao residencial Sebastião Régis

Publicado

em

Equipes de tapa-buracos iniciaram nesta quinta-feira, 14, trabalho de recomposição asfáltica das avenidas José de Ribamar Cunha e Circular I, no residencial Sebastião Régis. Ação é realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Sinfra.

Pela manhã, o secretário Zigomar Filho verificou o andamento das frentes de serviços que reforçam a melhoria de acesso dos principais corredores de trânsito dos bairros de Imperatriz. “Nós começamos essa vistoria pelas vias do Sebastião Régis. Objetivo é ampliar o trabalho nestas próximas semanas”, garante.

Ele pontuou que equipes trabalham na recuperação da malha asfáltica da Avenida Jacob, via que interliga a BR-010 à Avenida Pedro Neiva de Santana, passando pelos bairros Jardim Tropical, Parque das Estrelas, Brasil Novo e Vila Redenção I. “É mais um importante corredor de trânsito que começa a ser recuperado pelas equipes da Sinfra”, completa.

Também começou a ser recuperada com tapa-buracos a Avenida Caiçara, na Vila Redenção I; Rua Leôncio Pires Dourado, no Bacuri, e a Rua Floriano Peixoto, no bairro Nova Imperatriz.

Marginais da BR-010

A recomposição asfáltica está sendo realizada ainda nas marginais da BR-010, perímetro urbano de Imperatriz, próximo ao DNER, acesso à Vilinha; Viaduto, no Entroncamento, e nas alças de acesso aos bairros Maranhão Novo e Vila Lobão, próximo à Tocauto. (Gil Carvalho)

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Quatro morrem em acidente da BR-222 em batida entre carreta e picape

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 9, um policial militar identificado como Jailson Alcantara, de 40 anos, morreu após capotar uma picape no km 624 da BR-222 em Açailândia, na região sudoeste do Maranhão.

Além do policial, outras duas pessoas ficaram feridas no acidente e três morreram, sendo uma senhora de 42 anos; uma pré adolescente de 12 anos, natural de Imperatriz; e uma outra passageira que não foi identificada.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a causa do acidente foi uma carreta que teria entrado na contramão e colidido lateralmente com a picape, que perdeu o controle e capotou.

Continue lendo
publicidade Bronze