Connect with us

Bico do Papagaio

Municípios do Bico aderem ao ICMS Ecológico

Publicado

em

Encerrou nessa segunda-feira, 15, o prazo para o preenchimento de dados do questionário qualitativo do ICMS Ecológico pelos gestores municipais, em que houve 100% de adesão, por meio do Sistema Informatizado de Gestão do ICMS Ecológico (Siseco), implantado neste ano pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Segundo a titular do Meio Ambiente, Miyuki Hyashida, “a participação integral dos 139 municípios foi obtida graças ao empenho de toda a equipe da Semarh, que prestou suporte promovendo cursos de capacitação que facilitaram no preenchimento dos questionários e não mediu esforços para essa conquista”.

Na próxima etapa, entre os dias 16 de março e 25 de abril, os técnicos dos órgãos validadores, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), farão a análise das respostas e de todos os documentos comprobatórios anexados por esses municípios dentro do Sistema. Cada técnico requisitará, ao Sistema, o sorteio do questionário de um município e selecionará um critério por vez para análise e validação.

Dentre os seis critérios considerados ambientais, o Naturatins é responsável pela validação de quatro deles: Política Municipal de Meio Ambiente; Controle e Combate às Queimadas; Unidades de Conservação e Terras Indígenas e Saneamento Básico. O Ruraltins, por sua vez, tem sob sua responsabilidade a validação do critério Conservação dos Solos. O critério Turismo Sustentável, analisado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), não faz parte do questionário e corresponde a 1% distribuído entre os municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro.

Ainda nesta semana, serão realizadas reuniões de nivelamento com estudos de casos para padronizar os procedimentos e melhorar a qualidade das análises qualitativas com a utilização do Siseco. Ao todo, serão feitos o nivelamento por oito analistas dos critérios do Naturatins e nove do Ruraltins. Todos esses foram devidamente selecionados pelos órgãos e cadastrados com o perfil de validadores.

O Estado pretende tornar o Programa ICMS Ecológico cada vez mais eficiente e dinâmico, reduzindo o tempo gasto com a sua validação, ao mesmo tempo que aumenta a qualidade técnica das análises, o que beneficiará os resultados alcançados pelos municípios. Além disso, com a presença do sistema, a segurança também aumenta, uma vez que suspende a necessidade de contato físico e entrega presencial dos documentos devido à pandemia do novo Coronavírus, causador da Covid-19.

Concluindo a primeira etapa, após o período de validação, serão calculados os índices provisórios pela Semarh e encaminhados à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) até o dia 1° de maio para consolidação dentro do Índice de Participação dos Municípios (IPM) e envio para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

CARRASCO BONITO: Colisão entre motos mata dois

Publicado

em

No sábado, 31, um acidente de trânsito matou duas pessoas e deixou outras duas feridas, na rodovia TO-201, próximo ao povoado Vinte Mil, município de Carrasco Bonito, no Bico do Papagaio.

O sinistro ocorreu por volta das 22h, e envolveu duas motocicletas que colidiram de frente, matando os condutores, um de 40 anos e o outro de 31.

O passageiro de 51 anos teve fratura no joelho esquerdo, no crânio e escoriações nas pernas e braços o de 22 anos teve fratura exposta no joelho esquerdo e escoriações no rosto. Ambos foram levados para o Hospital Regional de Augustinópolis.

O local foi periciado e logo após os corpos foram recolhidos pelo Instituto Médico Legal (IML).

Continue lendo

Bico do Papagaio

Corpo de homem é encontrado no Bico às margens da TO-010 com 37 perfurações

Publicado

em

O corpo de um homem de 27 anos foi encontrado na TO-010 no trecho entre Buriti e São Sebastião, no Bico do Papagaio, na noite de sábado, 31. A Polícia Militar informou que tinha sido chamada ao local, inicialmente, por causa de um acidente de trânsito. No local havia um carro e uma motocicleta batidos, mas quando analisaram a cena, os policiais perceberam que o rapaz tinha sido assassinado.

Em uma contagem inicial, a polícia constatou que o corpo tinha pelo menos 37 perfurações. Foram 30 na região do tórax e do abdômen, um no braço esquerdo e outros seis nas nádegas. Uma mulher, passageira da motocicleta, estava ferida e foi levada ao hospital. Por segurança, não foi informado em qual unidade de saúde ela está.


Ainda não está claro se o homem morto era o condutor da motocicleta ou do carro. A pessoa que conduzia o outro veículo não estava no local do acidente e ainda não foi localizada. A PM segue fazendo buscas na região.

O corpo foi para o Instituto Médico Legal de Tocantinópólis para identificação e necropsia. (G1)

Atualização: Diferente do que havíamos publicado, o crime aconteceu entre os municípios de Buriti e São Sebastião. A informação foi corrigida.

Continue lendo

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Município recebe caminhão basculante destinado por Damaso

Publicado

em

Na sexta, 30, o deputado federal Osires Damaso (PSC), entregou seis caminhões basculantes para municípios do Tocantins, entre eles, Riachinho, no Bico do Papagaio. O veículo é um 275 CV no valor de R$ 322.250,00.

A entrega foi realizada na sede da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), em Palmas, por meio das “Ações de Desenvolvimento Regional para o Tocantins” da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e teve a participação do presidente da companhia, Marcelo Moreira.

Além de Riachinho, os municípios de outras regiões do Tocantins, que recebem por meio de indicação de Damaso foram: Araguaçu, Bernardo Sayão, Campos Lindos, Guaraí e Presidente Kennedy.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze