Connect with us

Bico do Papagaio

Municípios do Bico do Papagaio recebem curso de inventariação turística

Publicado

em

turismoBuscando desenvolver mais uma região turística do Tocantins a Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico iniciou nesta segunda-feira, 26, Curso de Inventariação Turística para municípios da região do Bico do Papagaio. O evento acontece no Colégio Estadual Marechal Ribas Junior, no município de Axixá, e reúne servidores locais, de Ananás, São Miguel, Tocantinópolis e Buriti do Tocantins, sendo a primeira atividade de levantamento do potencial turístico da região.

O curso é ministrado pelo coordenador de Estruturação e Ordenamento da Adtur, Alan Moraes, e pelo turísmologo Rafael Cavalcante, que estão capacitando os agentes desses municípios, seguindo a metodologia do Ministério do Turismo, para contribuir na realização do inventário turístico de cada município.

O coordenador Alan Moraes abriu os trabalhos passando informações sobre o que é o turismo, as atividades que estão relacionadas ao setor e importância do inventário turístico. “O inventário é o documento base para trabalhar a atividade turística, que vai levantar os atrativos, estrutura, meios de hospedagem, alimentação e atividades de lazer que podem fazer desses locais um destino turístico”, explicou.

O turismologo Rafael Cavalcante apresentou os métodos e etapas da realização do inventário, que vão desde a preparação com o curso, levantamento de informações, inserção dos dados no Invtu – Programa de inventáriação do Mtur, validação dos dados, disponibilização das informações e monitoramento.

Para os agentes municipais, o início desses trabalhos foi de grande importância visto que valoriza e impulsiona o turismo na região. “Essa é uma iniciativa valiosa tanto para os municípios como para a região que tem potencial turístico, porém estava sendo trabalhado de maneira secundaria. A partir de agora começamos a profissionalizar a atividade”, destacou o técnico da Secretaria de Cultura de Tocantinópolis, Walter Feitosa.

O coordenador de projetos de Axixá, Carlos Antônio Araújo, também percebeu nas informações uma forma de facilitar e melhorar os trabalhos que já são desenvolvidos. “Em Axixá já tivemos a experiência de realizar eventos e contar com recurso do Ministério do Turismo, mais tivemos muita dificuldade porque não tínhamos muitas dessas informações que estamos recebendo. Acredito que a partir de agora o processo pode se tornar mais fácil”, relatou.

Os participantes também conhecerão os formulários utilizados para realizar o inventário e nesta terça-feira, 27, quando finaliza o curso, irão participar de atividades em campo visitando hotéis, restaurantes e lanchonetes.(Tamyra Pinheiro)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Ocupação de UTI’s Covid no Bico seguem baixas. Internações clínicas sobem

Publicado

em

A taxa de ocupação dos leitos hospitalares nos Hospitais Regionais da região do Bico do Papagaio, experimentaram alta relevante na ala clínica na última semana. Os leitos clínicos estão disponibilizados no Regional de Augustinópolis e Xambioá.

Em Augustinópolis a taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 92% e em Xambioá 73%.

Os leitos de UTI, que estão todos em Augustinópolis, estão com ocupação de 50%, nesta segunda-feira, 26.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Irajá começa articulação pró Edison Tabocão

Publicado

em

Desde o final de semana, o senador Irajá Abreu, presidente estadual do PSD, iniciou uma maratona de reuniões com prefeitos, vereadores e líderes do Bico do Papagaio, para apresentar oficialmente o empresário Edison Tabocão, como pré-candidato a governador do Tocantins.

Edison é vice-presidente estadual do PSD.

Irajá permanecerá em Araguatins até quarta, recebendo e se reunindo com os líderes municipais.

Edison atua empresarialmente no setor de combustíveis, transporte e alimentação, com abrangência principalmente nos estados do Tocantins, Goiás e São Paulo. Em Araguatins, Tabocão tem forte identificação com a comunidade, local onde tem residência fixa no estado.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wiston Gomes é convidado por Irajá e Tabocão para se filiar no PSD

Publicado

em

Neste final de semana, entre as intensas movimentações na residência do pré-candidato a governador, Edison Tabocão (PSD), que teve a presença dos senadores Irajá Abreu (PSD) e Kátia Abreu (PP), prefeitos, vereadores e líderes, o suplente de deputado estadual, Wiston Gomes, atualmente no PRTB, foi convidado por Irajá e Tabocão, a se filiar no PSD.

Wiston tem atuado nos bastidores com outros líderes de diversas regiões do estado, para formar uma “chapinha” composta apenas por pré-candidatos sem mandato, buscando equilibrar a disputa, porém, paralelo a isso, o convite de Tabocão pesa, pois Wiston tem apoio do empresário apalavrado desde a eleição municipal de 2020. Com o crescimento de Tabocão dentro do PSD, o empresário precisa ter nomes ligados diretamente a ele, dentro do PSD e não em outras legendas e Wiston seria um deles.


No primeiro semestre, o nome da vice-prefeita, Professora Elizabete, estava na lista de pré-candidatos do PSD, fato que também reforçaria o nome de Tabocão no contexto político. A informação foi publicada aqui no webjornal Folha do Bico, e imediatamente negada pela vice-prefeita. A negativa provocou enfraquecimento dela, junto a cúpula da legenda, que trabalha para fortalecer o partido, ainda mais agora, com um nome oficialmente colocado no cenário, como pré-candidato a governador. A nota divulgada pela vice-prefeita, deixou claro que da parte dela, não havia nenhum compromisso com a legenda. Aquiles percebeu a brecha, e sugeriu o nome do ex-prefeito José Guilherme, que já filiou e será o nome do prefeito, para reforçar o PSD.

Wiston Gomes ainda não se manifestou se aceitará ou não o convite de filiação.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze