Connect with us

Bico do Papagaio

Municípios do Bico do Papagaio recebem curso de inventariação turística

Publicado

em

turismoBuscando desenvolver mais uma região turística do Tocantins a Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico iniciou nesta segunda-feira, 26, Curso de Inventariação Turística para municípios da região do Bico do Papagaio. O evento acontece no Colégio Estadual Marechal Ribas Junior, no município de Axixá, e reúne servidores locais, de Ananás, São Miguel, Tocantinópolis e Buriti do Tocantins, sendo a primeira atividade de levantamento do potencial turístico da região.

O curso é ministrado pelo coordenador de Estruturação e Ordenamento da Adtur, Alan Moraes, e pelo turísmologo Rafael Cavalcante, que estão capacitando os agentes desses municípios, seguindo a metodologia do Ministério do Turismo, para contribuir na realização do inventário turístico de cada município.

O coordenador Alan Moraes abriu os trabalhos passando informações sobre o que é o turismo, as atividades que estão relacionadas ao setor e importância do inventário turístico. “O inventário é o documento base para trabalhar a atividade turística, que vai levantar os atrativos, estrutura, meios de hospedagem, alimentação e atividades de lazer que podem fazer desses locais um destino turístico”, explicou.

O turismologo Rafael Cavalcante apresentou os métodos e etapas da realização do inventário, que vão desde a preparação com o curso, levantamento de informações, inserção dos dados no Invtu – Programa de inventáriação do Mtur, validação dos dados, disponibilização das informações e monitoramento.

Para os agentes municipais, o início desses trabalhos foi de grande importância visto que valoriza e impulsiona o turismo na região. “Essa é uma iniciativa valiosa tanto para os municípios como para a região que tem potencial turístico, porém estava sendo trabalhado de maneira secundaria. A partir de agora começamos a profissionalizar a atividade”, destacou o técnico da Secretaria de Cultura de Tocantinópolis, Walter Feitosa.

O coordenador de projetos de Axixá, Carlos Antônio Araújo, também percebeu nas informações uma forma de facilitar e melhorar os trabalhos que já são desenvolvidos. “Em Axixá já tivemos a experiência de realizar eventos e contar com recurso do Ministério do Turismo, mais tivemos muita dificuldade porque não tínhamos muitas dessas informações que estamos recebendo. Acredito que a partir de agora o processo pode se tornar mais fácil”, relatou.

Os participantes também conhecerão os formulários utilizados para realizar o inventário e nesta terça-feira, 27, quando finaliza o curso, irão participar de atividades em campo visitando hotéis, restaurantes e lanchonetes.(Tamyra Pinheiro)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Juliano Ribeiro já assumiu Saúde informalmente

Publicado

em

O substituto da médica Simydarkuia Araújo da Silva, no comando da Secretaria Municipal de Saúde, já está trabalhando. A nomeação ainda não foi publicada no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal, mas Juliano Ribeiro de Souza, segue desempenhando a função normalmente.

Iderlan Borges Pinheiro, chegou a ser cotado para o cargo, indicado pelo contador e conselheiro da gestão Aquiles, Jailson Pontes, que anteriormente já havia emplacado os nomes de Wendell Silva Miranda, secretário de Administração e Finanças e Boleslaw Daroszewski Júnior, o Bolecho, como secretário de Governo e Relações Institucionais.


Todavia, Jailson conseguiu emplacar Iderlan, como o “número 2” da Saúde, será uma espécie de subsecretário municipal. Iderlan também já exerce a função sem a publicação da nomeação.

Juliano Ribeiro é técnico em contabilidade e bacharel em Administração Pública. Foi secretário municipal de Saúde em Natividade e Chapada de Natividade; foi diretor geral do Hospital Regional de Arraias; superintendente em Saúde no município de Dianópolis, além de diretor administrativo e vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado Tocantins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Deputados do Bico ainda não se manifestaram sobre afastamento de Carlesse

Publicado

em

Mais de uma semana após mais uma operação da Polícia Federal, causar devastação no meio político tocantinense, com novo afastamento de governador, os deputados estaduais biquenses, Jair Farias (MDB), Fabion Gomes (PL) e Amélio Cayres (SD), seguem calados.

Mauro Carlesse (PSL) afastado por 180 dias, por decisão unânime do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por conta de um suposto pagamento de propina e obstrução de investigações e a ascensão do governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), não esboçou reações públicas dos parlamentares que representam o Bico do Papagaio.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 28

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze