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sexta-feira, 29 / março / 2024

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Municípios do Bico do Papagaio recebem curso de inventariação turística

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turismoBuscando desenvolver mais uma região turística do Tocantins a Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico iniciou nesta segunda-feira, 26, Curso de Inventariação Turística para municípios da região do Bico do Papagaio. O evento acontece no Colégio Estadual Marechal Ribas Junior, no município de Axixá, e reúne servidores locais, de Ananás, São Miguel, Tocantinópolis e Buriti do Tocantins, sendo a primeira atividade de levantamento do potencial turístico da região.

O curso é ministrado pelo coordenador de Estruturação e Ordenamento da Adtur, Alan Moraes, e pelo turísmologo Rafael Cavalcante, que estão capacitando os agentes desses municípios, seguindo a metodologia do Ministério do Turismo, para contribuir na realização do inventário turístico de cada município.

O coordenador Alan Moraes abriu os trabalhos passando informações sobre o que é o turismo, as atividades que estão relacionadas ao setor e importância do inventário turístico. “O inventário é o documento base para trabalhar a atividade turística, que vai levantar os atrativos, estrutura, meios de hospedagem, alimentação e atividades de lazer que podem fazer desses locais um destino turístico”, explicou.

O turismologo Rafael Cavalcante apresentou os métodos e etapas da realização do inventário, que vão desde a preparação com o curso, levantamento de informações, inserção dos dados no Invtu – Programa de inventáriação do Mtur, validação dos dados, disponibilização das informações e monitoramento.

Para os agentes municipais, o início desses trabalhos foi de grande importância visto que valoriza e impulsiona o turismo na região. “Essa é uma iniciativa valiosa tanto para os municípios como para a região que tem potencial turístico, porém estava sendo trabalhado de maneira secundaria. A partir de agora começamos a profissionalizar a atividade”, destacou o técnico da Secretaria de Cultura de Tocantinópolis, Walter Feitosa.

O coordenador de projetos de Axixá, Carlos Antônio Araújo, também percebeu nas informações uma forma de facilitar e melhorar os trabalhos que já são desenvolvidos. “Em Axixá já tivemos a experiência de realizar eventos e contar com recurso do Ministério do Turismo, mais tivemos muita dificuldade porque não tínhamos muitas dessas informações que estamos recebendo. Acredito que a partir de agora o processo pode se tornar mais fácil”, relatou.

Os participantes também conhecerão os formulários utilizados para realizar o inventário e nesta terça-feira, 27, quando finaliza o curso, irão participar de atividades em campo visitando hotéis, restaurantes e lanchonetes.(Tamyra Pinheiro)

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