- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 18 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Municípios do Bico já podem aderir à Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma

SAÚDE

Mais Lidas

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE/DEVIT/SVS/MS), promoverá no primeiro semestre do ano letivo de 2018 as ações de vigilância relativas à “V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma”, conhecida também como “Campanha Três Bichos”.

A campanha terá como público alvo alunos na faixa etária de 5 a 14 anos de idade, matriculados em escolas públicas de municípios brasileiros com maior vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento para essas doenças. Será realizada a busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, quimioprofilaxia para as geohelmintíases e exame ocular externo para a detecção e tratamento de tracoma nos escolares e dos contatos domiciliares.

Adesão

Os municípios biquenses prioritários devem formalizar sua adesão por meio do preenchimento do formulário eletrônico, FORMSUS, através do link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=32419 no período de 02/10 à 30/11/2017. Os outros municípios não constantes dessa relação podem aderir ás ações propostas como espontâneos, com a utilização desse mesmo link, durante todo período previsto para execução da Campanha.

Para a adesão é necessário anexar no FORMSUS um termo de compromisso (modelo próprio do município) assinado pelo (a) Gestor (a), bem como informar contatos (e-mail e telefone) do responsável técnico definido pelo município para coordenação e articulação das ações relativas à campanha e monitoramento dos dados incluídos no sistema de informação.

Materiais

O Ministério da Saúde fornecerá os medicamentos necessários para cada agravo aos municípios que aderirem as ações da campanha.

Já as peças com a arte dos materiais gráficos a serem utilizadas na execução da campanha serão disponibilizadas no site da Secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/svs),  para que os municípios possam reproduzi-los, ao contrário dos anos anteriores em que os materiais impressos foram fornecidos pelo Ministério da Saúde. A intenção é agilizar a disponibilização in loco das peças, evitando o atraso na entrega e possíveis perdas dos materiais em virtude do envio e logística de transporte.

Para maiores esclarecimentos sobre a adesão dos municípios, ou informações, entrar em contato com a Assessoria de Hanseníase, através dos telefones: (63) 3218-1731 ou Ligue Hansen 0800-642-7100; ou na área de assessoramento das doenças de veiculação hídrica e alimentar, através do telefone: (63) 3218 – 3317; ou na área de assessoramento do Tracoma, através do telefone: (63) 3218 – 1778.

Campanha

A Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma objetiva reduzir a carga parasitária de geo-helmintos,identificar casos suspeitos de hanseníase e encaminhar os casos e seus contatos positivos para tratamento,identificar e tratar casos de tracoma na população de escolares,na faixa etária de 5 a 14 anos, da rede pública de ensino dos municípios prioritários.

A realização da campanha integrada no ambiente escolar tem se mostrado uma estratégia efetiva para atingir os objetivos propostos. As atividades da campanha abrangem ainda, orientações aos professores e escolares,sobre as doenças a serem trabalhadas na ação e mobilização da comunidade. (Camilla Negre)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias