- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 24 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Municípios do Bico tem até 31 de agosto para realizar Conferências de Assistência Social

Mais Lidas

Os Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) tem até 31 de agosto para organizem e realizem suas conferências municipais.

O tema para as conferencias 2021 é “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Dentro dessa temática principal serão discutidos cinco eixos, com o propósito de construir propostas aos municípios, ao Estado e à União.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) no Tocantins, Simone Braga, disse que “As equipes nos municípios precisam atentar não somente para a data limite, mas também para a metodologia e os instrumentais a serem utilizados antes, durante e após a realização das conferências. Já orientamos e estamos disponíveis para levar a todas as equipes os conhecimentos necessários à elaboração dos relatórios e regimentos internos da conferência, para que tudo saia dentro do previsto”, pontuou.


Simone Braga ressalta ainda que as propostas e deliberações resultantes das conferências são orientadoras nas tomadas de decisões dos gestores; e que o Plano de Assistência Social toma por base, entre outros instrumentais, as deliberações postas nessas conferências. “Sempre convém lembrar que são essas propostas que norteiam gestores municipais, estaduais e Governo Federal nos planejamentos e tomadas de decisões que influenciam nas políticas futuras”, reforça.

Conferencias de Assistência Social

As conferências de assistência social são instâncias de caráter deliberativo e têm como maior finalidade avaliar e concretizar os avanços conquistados na política pública de assistência social, e também apresentar orientações, definindo diretrizes e aprimoramentos do SUAS. As conferências acontecem a cada quatro anos de forma ordinária e extraordinariamente a cada dois anos.

A Conferência de Assistência Social envolve três etapas. As conferências municipais, as estaduais e a nacional. A Nacional está prevista para dezembro. As deliberações da Conferência Municipal são enviadas para os Estados e as deliberações das Conferências Estaduais são enviadas para a Conferência Nacional. Os delegados que participarão da Conferência Nacional são escolhidos na Conferência Estadual. Por esses passos democráticos a Conferência Nacional é um momento único com vários representantes e atores de todos os lugares do Brasil. (Com informações de Cláudio Duarte)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias