Connect with us

Bico do Papagaio

Mutirão de documento contempla trabalhadoras do Bico

Publicado

em

O Tocantins também está engajado no programa de documentação da trabalhadora rural, do Governo Federal, que tem como foco a emissão de documentação como Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, 1ª e 2ª vias das certidões de nascimento, casamento e óbito, entre outros documentos. A meta principal do projeto é a emissão da primeira certidão de nascimento acima de 11 anos.

A ação está sendo coordenada pelo MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e Programa de Promoção da Igualdade, Gênero, Raça e Etnia.

Segundo a assistente social do Balcão da Cidadania da Secretaria da Cidadania e Justiça, Olinda Maria Carvalho de Nogueira, 2009 é o ano da erradicação do sub-registro no Brasil e, também, no Tocantins. “A ação vem sendo realizada em todos os municípios tocantinenses. Num primeiro momento, faz-se uma mobilização com todos os agentes sociais e, posteriormente, é realizado um grande mutirão onde serão emitidos os documentos para as trabalhadoras rurais”. Os documentos emitidos no decorrer da ação são todos gratuitos, inclusive o sub-registro que, anteriormente, era cobrado.

“Nos relatos das pessoas era nítida a satisfação delas em ter acesso ao serviço. Todos os relatos me chamaram à atenção, no entanto, um deles, é o caso de uma jovem senhora grávida de sete meses. Ela vivia um dilema, era motivo de chacota na cidade, onde mora, por não ter o documento que a tornava uma cidadã brasileira e o seu filho provavelmente teria o mesmo destino, não poderia ser batizado, ter acesso aos benefícios básicos, após concluir e oficializar o seu documento ela chorou de alegria, e disse que a partir daquele momento a sua vida teria um novo rumo”, disse a assistente social.

Olinda explicou que no período de 26 de agosto a 2 de setembro foram emitidos um total de 349 certidões de 2ª vias de nascimentos e casamentos, nos municípios de Itaguatins (Sede do município) 92, Maurilândia (sede do município) 40, Axixa (58), Esperantina (sede do município) 46, Araguatins 11, Araguatins (distrito de Socó) 11, São Bento (zona rural e sede) 102, contabilizando 349 certidões de 2° vias nascimento e casamento.

No período de 30 de agosto a 2 de setembro deste ano, foram contemplados os municípios de Esperantina (sede do município) 11, Maurilândia (sede do município) 03, São Bento 02, total de 16 emissões de sub-registros, que correspondem à primeira certidão de nascimento.

Essas ações fazem parte da Campanha Nacional de Mobilização pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica do Governo. O mutirão é desenvolvido em parceria com estados e municípios, e conta com a participação de ministérios, autarquias, entre outros. No Tocantins, o Comitê Gestor faz parte da Secretaria da Cidadania e Justiça.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Vacinas CoronaVac para o Bico serão levadas para Centro de Distribuição em Araguaína

Publicado

em

Começou na noite desta segunda, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, capital do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

As vacinas destinadas aos 27 municípios do Bico do Papagaio, serão enviadas ainda nesta terça, 19, para um centro de Distribuição, na cidade de Araguaína. Lá, cada município biquense fica responsável pela retirada de sua cota. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou o secretário Edgar Tollini, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 19

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze