Connect with us

Bico do Papagaio

Na semana da Pátria, projeto Cidadão do Futuro do 9º BPM beneficia mais de 250 alunos em Araguatins e São Miguel

Publicado

em

Paróquia (3)

Em continuidade ao projeto Cidadão do Futuro Resgatando o Civismo, a Polícia Militar (PM) promoveu na semana da Pátria, setembro, duas cerimônias alusivas ao projeto com o objetivo de alcançar a comunidade escolar. Em Araguatins na manhã desta última sexta-feira, 02, cerca de 120 alunos das turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Paroquial São Vicente Ferrer, foram contemplados com a realização do projeto.

Major Valdeonne Dias da Silva, comandante do Batalhão esteve acompanhado dos oficiais e de vários outros policiais militares da Unidade. Eles foram recebidos pela gestora da escola, professora Geiza Tavares Pereira e sua equipe. O momento cívico contou com o cântico do Hino Nacional frente às bandeiras do Brasil, do Estado do Tocantins, do Município de Araguatins e da referida escola.

Fazendo uso da palavra, a gestora Geiza enfatizou a necessidade de trazer de volta ao seio escolar os valores dos símbolos da pátria, e agradeceu ao Comando pelo trabalho realizado junto aos estabelecimentos de ensino. O major Valdeonne agradeceu a receptividade da escola e ressaltou a importância do estreitamento do relacionamento entre a comunidade estudantil e a Policia Militar.

A segunda solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira, 5, na Escola Municipal Turma da Mônica, no povoado de Bela Vista, município de São Miguel do Tocantins, ao comando do capitão José Carlos da Costa Abreu, comandante da 3ª Companhia Operacional em São Miguel. Ele esteve acompanhado dos policiais militares da Cia.

Capitão  Abreu foi o responsável pela palestra. Ele enfatizou da importância do projeto Cidadão do Futuro em resgatar o civismo, o respeito aos símbolos nacionais e a integração da Polícia Militar/Sociedade. Além dos professores e demais servidores, a cerimônia contou com a participação de mais de cem alunos.

Além do cântico do Hino Nacional Brasileiro houve também o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado do Tocantins e município.

Sobre o Projeto Cidadão do Futuro

O projeto Cidadão do Futuro foi criado pelo atual comandante do 9º BPM, major PM Valdeonne Dias da Silva. Por meio de sua metodologia o projeto vem sendo desenvolvido nas Unidades Escolares durante o ano letivo de 2015 à 2017.

Desde sua implantação, dia 31 de março de 2015, o projeto já alcançou quase 3.800 alunos da rede pública em toda a região do Bico do Papagaio. O projeto vem sendo trabalhado em três eixos: 1º Eixo – O policial nas escolas; 2º Eixo – O aluno no quartel e o 3º Eixo – Palestras sobre temas diversos, tais como: Segurança no Trânsito; Direitos e Deveres; Meio Ambiente, Drogas e outros.

O 3º eixo ocorreu no dia 03/09, sábado, na escola Paroquial em Araguatins. Instrutora do Proerd, 2º sargento PM Jansley Sousa Barros Dias ministrou uma palestra com ênfase na prática do Bulling e no uso drogas, mostrando os malefícios causados pelo entorpecente. (Ascom 9º BPM)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Adolescente confessa assassinato na Ilha de São Vicente e diz que crime foi ritual de facção criminosa

Publicado

em

A Polícia Civil do Tocantins, por meio de uma ação conjunta com a Polícia Militar, deflagrou, nesta quarta-feira, 2, em Araguatins a operação “Linha de frente”. O objetivo foi dar cumprimento a um mandado de internação de um adolescente de 17 anos de idade, que é suspeito de ser o autor de vários atos infracionais análogos a tráfico de drogas, e furtos a residências.

Coordenada pelo delegado-chefe da 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e Vulneráveis (1ª DEAM-V) de Araguatins, Eduardo Morais Artiaga, a operação Linha de Frente deflagrada nesta quarta-feira já estava sendo realizada pelas equipes da unidade especializada há algumas semanas devido aos fortes indícios levantados e que apontavam o adolescente infrator com sendo o autor dos atos infracionais mencionados.  Desse modo, foi representado junto ao Poder Judiciário por sua internação, sendo que o pedido da Polícia Civil foi deferido e autorizado pelo Juízo da Vara da Família, Sucessões e da Infância e Adolescência de Araguatins.   

A autoridade policial asseverou que na ocasião da apreensão foi localizado em poder do menor seis envelopes de cocaína, seis envelopes de crack, mais uma porção de cocaína que seria fracionada, além da quantia de R$ 395 reais, em dinheiro oriundo da comercialização de entorpecentes. Ao ser ouvido pela autoridade policial, o adolescente confessou que também é o autor do homicídio do corpo encontrado no dia 17 de novembro de 2020, na Ilha São Vicente, no município de Araguatins, cadáver que encontrava-se em avançado estado de decomposição.

Apurou-se ainda que o homicídio foi motivado em virtude do batizado do referido adolescente em uma facção criminosa, que tem suas lideranças na capital maranhense e ramificações em Imperatriz-MA. Após a realização das providências legais cabíveis, o menor será recolhido ao um dos centros de Internação para Menores Infratores do Estado.

O delegado Eduardo Artiaga esclarece que a operação teve origem devido ao grande fluxo de processos envolvendo menores em Araguatins, sendo que, com o caso de hoje, sobe para cinco o número de adolescentes infratores apreendidos pela Polícia Civil na cidade. (Rogério de Oliveira)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Biz é roubada e colocada a venda em site de Campestre-MA

Publicado

em

Uma motocicleta que havia sido roubada de uma mulher na cidade de Tocantinópolis no dia 14 de novembro de 2020 foi recuperada nesta quarta-feira, dia 20.

O resgate do veículo foi possível após ação conjunta de investigação policial deflagrada pela Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 20ª Delegacia de Tocantinópolis, com apoio da Polícia Militar do Maranhão. 

De acordo com o delegado Tiago Daniel de Morais, logo após o crime, os policiais civis da 20ª DP iniciaram as investigações e após alguns dias descobriram que o veículo tinha sido colocado a venda em um site na internet, na cidade de Campestre – MA.

Dessa maneira, a autoridade policial solicitou apoio da Polícia Militar da cidade de Porto Franco, também no Maranhão, a qual descobriu o paradeiro da moto e fez a apreensão da mesma.

Desse modo, o veículo foi trazido de volta para a cidade de Tocantinópolis, onde após ser periciado, foi restituído a sua verdadeira proprietária. O indivíduo que estava de posse do bem foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Porto Franco, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime de receptação. As investigações continuam para que a Polícia Civil possa identificar os autores do crime e realizar as prisões dos mesmos.

O crime

Na noite do dia 14 de novembro, a vítima que está grávida de oito meses, foi abordada por dois indivíduos armados enquanto conduzia sua motocicleta Honda Biz, por uma das ruas de Tocantinópolis. Sob ameaças de morte, a mulher foi obrigada a descer da moto que então foi ocupada por um dos suspeitos, que fugiu com o bem para o Estado do Maranhão. (Rogério de Oliveira)

Continue lendo

Bico do Papagaio

Axixá e São Bento tem mortes por Covid-19 confirmadas

Publicado

em

Mais duas mortes por Covid-19, no Bico do Papagaio, foram oficializadas pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio de seu Boletim Epidemiológico, nesta quarta, dia 2. Os óbitos foram em Axixá, ocorrida em 19 de julho e em São Bento, no último dia 24 de novembro.

A vítima de Axixá, foi uma mulher de 77 anos, sem comorbidades. Ela morreu no Hospital INCOR Santa Mônica, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, estado do Maranhão.

Já a vítima de São Bento, também era mulher, de 33 anos, com hipertensão. Ela faleceu no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo
publicidade Bronze