Connect with us

Bico do Papagaio

Naturatins realiza mutirão de implantação do Protocolo do Fogo em municípios do Bico

Publicado

em

Até a próxima sexta-feira, 15, a equipe de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) prossegue com às etapas do mutirão de implantação do Protocolo do Fogo na região do Bico do Papagaio, que está sendo realizado em Augustinópolis, com 12 municípios. O processo iniciado na segunda-feira, 11, reuniu prefeitos e gestores ambientais dos municípios de Axixá, São Sebastião do Tocantins, Augustinópolis, Sampaio, Praia Norte, São Bento, Aguiarnópolis, Esperantina, Maurilândia, Buriti do Tocantins,  Itaguatins e Augustinópolis.

O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Cesar Alves Castro, citou pontos destacados na abordagem da abertura do evento. “Esse mutirão tem o objetivo de oportunizar, ainda esse ano, a adesão ao Protocolo do Fogo para essas prefeituras, que estarão consequentemente melhorando sua pontuação no ICMS Ecológico. Então informamos as recomendações do Termo de Adesão, que podem ser praticados e levarão avanços para os municípios, pois todos nós somos sabedores dos índices de focos de calor registrados, nesse ano, no Tocantins. Então cada um fazendo a sua parte esse número tende a diminuir, proporcionando mais qualidade de vida para a população local”, enfatizou o superintendente, que ainda complementou.

“Nesse sentido, recordamos alguns casos, citando exemplos como o caso da Bunge, em Pedro Afonso, que queimou um pivô central e mais de 60 cabeças de gado; citamos também o viveiro de eucaliptos em Miracema, que deixou mais de 80 pessoas desempregadas; a ocorrência de Carmolândia em que atingiu mais de 1000 cabeças de gado; para sensibilizarmos da importância do comprometimento de todos e pedirmos a colaboração dos participantes. Na oportunidade, além de se mostrarem interessados, o Naturatins foi bastante elogiado por ter essa iniciativa, antes do final do ano”, concluiu Natal Cesar.

A educadora Ambiental do Instituto, Nelma Mota, a . “Essa iniciativa de promover um mutirão para atendimento desses municípios é mais um esforço preventivo do Naturatins que conta com a participação das comunidades para a redução dos índices de focos de calor e combate as queimadas. É um trabalho de grande relevância pois ao mesmo tempo busca atender os interesses dos municípios em fazer essa capacitação para multiplicar alternativas de boas práticas ambientais”, avaliou a educadora. (Cleide Veloso)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ITAGUATINS: Oficializada novas mortes por Covid-19

Publicado

em

Neste quinta, dia 4, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou duas novas mortes por Covid-19, no município de Itaguatins, no Bico do Papagaio. Agora, segundo a SES, são 4 vítimas da doença.

Conforme a SES, só agora foi computada uma vítima ainda do mês de junho de 2020, que era homem de 69 anos, que morreu no Hospital Dom Orione, em Araguatins. A quarta morte aconteceu no dia 22 de fevereiro deste ano, era homem de 75 anos e estava no Hospital Materno Infantil Imperatriz, na região Tocantina Maranhense.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Bebê de apenas 11 dias é salvo pela PM após engasgar

Publicado

em

Um bebê, de apenas 11 dias de nascido, foi salvo pela equipe de policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), na tarde dessa quarta-feira, 03, no Assentamento Indiana, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A mãe da criança, 20 anos, ligou no telefone 190 relatando que seu bebê estava engasgado e pedia socorro da PM.

Ainda segundo a mãe da criança, o bebê havia acabado de mamar e começou a se engasgar com o próprio vômito assim que ela deitou a criança. O policial militar que atendeu a ligação na Central de Operações da PM (Copom), percebendo o desespero da mãe deu início a diversas orientações no intuito de acalmar a mãe e como deveria proceder com os primeiros socorros até a chegada da viatura da PM que já estava a caminho para o local.

A criança foi salva quando os policiais militares chegaram e realizaram o procedimento conhecido por Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo da pessoa respirar.

Durante o trajeto para o hospital de Araguatins, através da sequência das manobras os militares perceberam que as vias respiratórias do bebê já estavam desobstruídas, respirava normalmente e foi entregue à equipe do Corpo de Bombeiros que também já estava a caminho em atendimento da solicitação e assumiu os trabalhos levando o bebê para a Unidade Hospitalar de Araguatins.

“Dá orgulho essas ações, pois demonstram que a nossa atividade vai muito além de prender ladrão, mas também proteger o cidadão de bem, principalmente aquele mais necessitado. Parabéns a cada um dos militares, desde o Copom até a guarnição, pela dedicação nesta ocorrência”, afirmou o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Reis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quinta, 4

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze