Connect with us

Bico do Papagaio

Naturatins suspende queimadas controlada em toda região do Bico

Publicado

em

Está publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 1º de julho, a Portaria Nº 180/2019, assinada pelo presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Marcelo Falcão Soares, que suspendeu a partir desta data, a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada em todo o território do estado do Tocantins. A suspensão é motivada pelo período de estiagem e está em vigor até o dia 20 de novembro deste ano.

A Portaria considera que no período de estiagem existe ameaça de incêndios florestais, que podem ser agravados pela vegetação seca e outras ocorrências climáticas como ventos fortes e baixa umidade do ar, considerados grave risco ambiental. A medida visa garantir que a população tocantinense tenha preservado o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, destaca que, todo ano, neste mesmo período, ocorre a suspensão da queima controlada em razão do período prolongado de falta de chuva, altas temperaturas e umidade do ar muito baixa. “Todas essas condições climáticas ajudam a ampliar a disseminação do fogo nas áreas rurais aumentando o risco de grandes incêndios florestais”, enfatiza.

Sendo assim, o produtor rural que possui a autorização para realizar a queima controlada não poderá realizar esta prática, até 20 de novembro de 2019, período de vigência da Portaria Nº 180, expedida no dia 28 de junho último, pelo órgão ambiental. Durante este prazo o Naturatins não emitirá autorizações para a queima controlada.

Visando reduzir riscos de incêndios florestais, especialmente os que possam tomar grandes proporções, o Naturatins implantou nas UCs, diversas ações preventivas como o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e as  Brigadas Contra Incêndios Florestais. Tais medidas são realizadas com a intenção de evitar incêndios de grandes extensões.

Para a realização do trabalho de controle e combate às queimadas deste ano, o Naturatins contratou 60 brigadistas que estão atuando nas Unidades de Conservação de Proteção Integral.

Queima controlada

Normalmente o produtor rural utiliza a prática da queima controlada para obter a melhoria de pastagens, restos de lavouras, o controle de espécies indesejáveis, controle de parasitas e doenças, dentre outras. Esta queima necessita de autorização do órgão ambiental.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Com emenda de Vicentinho Júnior, Codevasf autoriza início de obras de pavimentação em municípios do Bico

Publicado

em

Vicentinho Júnior durante reunião no final de setembro com o presidente da Codevasf para tratar do início das obras

A partir da próxima semana, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), inicia no Bico do Papagaio obras de pavimentação em cinco municípios. Com investimentos de R$ 10 milhões, frutos de emenda parlamentar do deputado federal Vicentinho Júnior (PL), a ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira, 29, pelo diretor de área de revitalização de bacias hidrográficas da Codevasf, Davidson Tolentino de Almeida.

Com um total de 122.655km de pavimentação em blocos, as obras serão executadas em Luzinópolis, Sampaio, Sítio Novo, Itaguatins e São Miguel e beneficiará mais de 35 mil pessoas. Ao comemorar a assinatura da Ordem de Serviço, Vicentinho Júnior destacou que este é um momento muito especial. “Estou muito contente com esta obra. Ela cumpre várias funções, pois além de melhorar na infraestrutura dos municípios e atender os anseios da comunidade, vai gerar emprego e movimentar a economia na Região do Bico do Papagaio. É uma oportunidade que pais e mães de família terão para levar o sustento a suas casas”, festejou o parlamentar.

Representante da Codevasf no Tocantins, o ex-deputado Homero Barreto agradeceu o deputado pela ação. “Hoje, nossos municípios enfrentam a crise econômica. O início dessas obras de pavimentação em blocos vai gerar mais de mil empregos diretos. E é isso que queremos, que os nossos municípios se desenvolvam e a população tenha condições de trabalho. Só tenho a agradecer e parabenizar o deputado Vicentinho Júnior por trabalhar levando recursos a todos os municípios do Tocantins”, concluiu Barreto.

Prazos

Conforme o contrato de Ordem de Serviço, a empresa responsável pela obra tem até 12 meses, a partir do dia 03 de novembro, para concluir os 122.654m² de pavimentação em bloquete.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rocha Miranda realiza caminhada no Conjunto Vitória e Vila Cidinha

Publicado

em

A manhã deste sábado, 31, foi marcada por uma caminhada coletiva pelos bairros de Araguatins. Em meio a uma comitiva numerosa, Rocha Miranda visitou os moradores do Conjunto Vitória e Vila Cidinha, para ouvir as dificuldades do povo e compartilhar a esperança de um novo tempo.

Jovens, adultos, crianças e idosos, ninguém ficou de fora: todos juntos seguindo o candidato durante o trajeto nas principais ruas dos bairros. À frente de um trio elétrico, cercado de amigos e apoiadores, Rocha Miranda firmou um compromisso com cada cidadão: “Vamos fazer nossa cidade voltar a progredir”, garante.

Para a pedagoga, Alcinéia Almeida, a caminhada representa a chegada de um novo tempo: “Esse momento já é uma demonstração de vitória. Porque o povo sabe que só o Rocha Miranda fez e vai fazer muito mais por Araguatins”, conclui ela.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 desta sexta, 30

Publicado

em

Continue lendo
publicidade Bronze