Connect with us

Bico do Papagaio

Nível do rio Tocantins segue oscilando na divisa do Bico com o Maranhão

Publicado

em

O rio Tocantins se encontra com o nível parcialmente elevado, o que não seria comum para essa época de praia. De acordo com a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz, a elevação se deu devido à vazão de defluências em operação pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS, que dispõe das condições e aproveitamento hidrelétrico dos reservatórios da Serra da Mesa, Peixe Angical e Lajeado no rio Tocantins. As vazões de defluência de 1.550,67 m³/s passaram para 1.925,49 m³/s, com previsões de baixa para os próximos dias.

O superintendente Josiano Galvão explica que está ocorrendo uma variação com relação ao nível do rio Tocantins, mas a tendência para os próximos dias é baixar esse nível e os bancos de areias voltarem a aparecer.

Josiano enfatiza que mesmo com a baixa do rio, é sempre bom reforçar algumas medidas que devem ser levadas em consideração, mesmo quando o nível do rio voltar ao “normal” principalmente com crianças, idosos, com relação a porões, afogamentos, entre outras atuações de prevenção à vida.

“Com as oscilações do rio, qualquer descuido pode se tornar uma tragédia. Nós da Defesa Civil, Setran e Guarda Municipal, já vínhamos trabalhando na fiscalização, orientação e no fluxo de carro que sobe e desce no acesso a praia do Cacau, porém mesmo explicando, informando dos perigos. Muita gente insiste em beber e ir para água, levar animais o que é proibido, jogar lixo no entorno ou dentro do rio, ou seja, tudo que nos compete está sendo feito, contudo, todos devem fazer sua parte”, afirma Josiano.

A previsão de defluências para os próximos dias indica que, em até 72 horas, o rio esteja em 1.833,04 m³/s, logo a vazão de defluência considerável para o surgimento dos bancos de areia se dá entre 1.200,00 m³/s a 1.500,00 m³/s “. A equipe faz o monitoramento, e em caso de qualquer mudança brusca, a população será alertada.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira a lista de aprovados para Brigada de Incêndios Florestais

Publicado

em

Os interessados em fazer parte da Brigada de Combate a Incêndios Florestais fizeram Teste de Aptidão Física (TAF) nesta segunda-feira, 26, por meio da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), em Araguatins. Eram 10 vagas e quem se candidatou precisou suar a camisa, literalmente, para conquistar uma das matrículas no Curso de Formação, que terá início nesta quinta-feira, 29.

Para garantir vaga no Curso de Formação de Brigadistas, os candidatos tiveram que percorrer 2,4 mil metros, com 24 kg (uma bomba costal cheia), com o tempo abaixo de 30 minutos.

Prova 

Quem fez o teste prático pela primeira vez, brigando por uma vaga na Brigada, viu o quanto é difícil andar rápido com a bomba costal cheia. O TAF teve apenas esse exercício como forma de classificação e eliminação dos candidatos. Para tanto, 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros levou em conta as questões de segurança contra a Covid-19.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wiston Gomes é convidado por Irajá e Tabocão para se filiar no PSD

Publicado

em

Neste final de semana, entre as intensas movimentações na residência do pré-candidato a governador, Edison Tabocão (PSD), que teve a presença dos senadores Irajá Abreu (PSD) e Kátia Abreu (PP), prefeitos, vereadores e líderes, o suplente de deputado estadual, Wiston Gomes, atualmente no PRTB, foi convidado por Irajá e Tabocão, a se filiar no PSD.

Wiston tem atuado nos bastidores com outros líderes de diversas regiões do estado, para formar uma “chapinha” composta apenas por pré-candidatos sem mandato, buscando equilibrar a disputa, porém, paralelo a isso, o convite de Tabocão pesa, pois Wiston tem apoio do empresário apalavrado desde a eleição municipal de 2020. Com o crescimento de Tabocão dentro do PSD, o empresário precisa ter nomes ligados diretamente a ele, dentro do PSD e não em outras legendas e Wiston seria um deles.


No primeiro semestre, o nome da vice-prefeita, Professora Elizabete, estava na lista de pré-candidatos do PSD, fato que também reforçaria o nome de Tabocão no contexto político. A informação foi publicada aqui no webjornal Folha do Bico, e imediatamente negada pela vice-prefeita. A negativa provocou enfraquecimento dela, junto a cúpula da legenda, que trabalha para fortalecer o partido, ainda mais agora, com um nome oficialmente colocado no cenário, como pré-candidato a governador. A nota divulgada pela vice-prefeita, deixou claro que da parte dela, não havia nenhum compromisso com a legenda. Aquiles percebeu a brecha, e sugeriu o nome do ex-prefeito José Guilherme, que já filiou e será o nome do prefeito, para reforçar o PSD.

Wiston Gomes ainda não se manifestou se aceitará ou não o convite de filiação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Vacinação Covid para 30 anos começa nesta segunda, 26

Publicado

em

Começou nesta segunda, 26, a vacinação Covid para o público geral, a partir dos 30 anos, no município de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio.

O horário de vacinação é até às 13h, nas Unidades Básicas de Saúde.

É importante levar o cartão SUS, cartão de vacinação e CPF.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze