Connect with us

Bico do Papagaio

Nível do rio Tocantins segue oscilando na divisa do Bico com o Maranhão

Publicado

em

O rio Tocantins se encontra com o nível parcialmente elevado, o que não seria comum para essa época de praia. De acordo com a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz, a elevação se deu devido à vazão de defluências em operação pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS, que dispõe das condições e aproveitamento hidrelétrico dos reservatórios da Serra da Mesa, Peixe Angical e Lajeado no rio Tocantins. As vazões de defluência de 1.550,67 m³/s passaram para 1.925,49 m³/s, com previsões de baixa para os próximos dias.

O superintendente Josiano Galvão explica que está ocorrendo uma variação com relação ao nível do rio Tocantins, mas a tendência para os próximos dias é baixar esse nível e os bancos de areias voltarem a aparecer.

Josiano enfatiza que mesmo com a baixa do rio, é sempre bom reforçar algumas medidas que devem ser levadas em consideração, mesmo quando o nível do rio voltar ao “normal” principalmente com crianças, idosos, com relação a porões, afogamentos, entre outras atuações de prevenção à vida.

“Com as oscilações do rio, qualquer descuido pode se tornar uma tragédia. Nós da Defesa Civil, Setran e Guarda Municipal, já vínhamos trabalhando na fiscalização, orientação e no fluxo de carro que sobe e desce no acesso a praia do Cacau, porém mesmo explicando, informando dos perigos. Muita gente insiste em beber e ir para água, levar animais o que é proibido, jogar lixo no entorno ou dentro do rio, ou seja, tudo que nos compete está sendo feito, contudo, todos devem fazer sua parte”, afirma Josiano.

A previsão de defluências para os próximos dias indica que, em até 72 horas, o rio esteja em 1.833,04 m³/s, logo a vazão de defluência considerável para o surgimento dos bancos de areia se dá entre 1.200,00 m³/s a 1.500,00 m³/s “. A equipe faz o monitoramento, e em caso de qualquer mudança brusca, a população será alertada.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Juliano Ribeiro já assumiu Saúde informalmente

Publicado

em

O substituto da médica Simydarkuia Araújo da Silva, no comando da Secretaria Municipal de Saúde, já está trabalhando. A nomeação ainda não foi publicada no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal, mas Juliano Ribeiro de Souza, segue desempenhando a função normalmente.

Iderlan Borges Pinheiro, chegou a ser cotado para o cargo, indicado pelo contador e conselheiro da gestão Aquiles, Jailson Pontes, que anteriormente já havia emplacado os nomes de Wendell Silva Miranda, secretário de Administração e Finanças e Boleslaw Daroszewski Júnior, o Bolecho, como secretário de Governo e Relações Institucionais.


Todavia, Jailson conseguiu emplacar Iderlan, como o “número 2” da Saúde, será uma espécie de subsecretário municipal. Iderlan também já exerce a função sem a publicação da nomeação.

Juliano Ribeiro é técnico em contabilidade e bacharel em Administração Pública. Foi secretário municipal de Saúde em Natividade e Chapada de Natividade; foi diretor geral do Hospital Regional de Arraias; superintendente em Saúde no município de Dianópolis, além de diretor administrativo e vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado Tocantins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Deputados do Bico ainda não se manifestaram sobre afastamento de Carlesse

Publicado

em

Mais de uma semana após mais uma operação da Polícia Federal, causar devastação no meio político tocantinense, com novo afastamento de governador, os deputados estaduais biquenses, Jair Farias (MDB), Fabion Gomes (PL) e Amélio Cayres (SD), seguem calados.

Mauro Carlesse (PSL) afastado por 180 dias, por decisão unânime do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por conta de um suposto pagamento de propina e obstrução de investigações e a ascensão do governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), não esboçou reações públicas dos parlamentares que representam o Bico do Papagaio.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 28

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze