Connect with us

Bico do Papagaio

Nível do Rio Tocantins sobe mais de 2m na região de São Miguel-TO e Imperatriz-MA

Publicado

em

O nível do Rio Tocantins, na região de São Miguel do Tocantins e Imperatriz-MA, voltou a subir nesta quarta-feira, 06, para 2,11m acima do marco zero. A informação é da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz. A vazão foi de 5.087,21 metros por segundo. Há possibilidade do rio continuar enchendo nas próximas 72h.

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, explicou que a previsão é que o rio suba de forma acentuada. “O nível pode elevar-se nos próximos dias. A elevação é resultado das intensas chuvas onde ficam as cabeceiras do rio” – explicou.

De acordo com o boletim de vazões de defluências da Usina Hidrelétrica de Estreito, UHE, as previsões de elevação do Rio Tocantins são de 3.203,00 m3s para 24h e 48h e 2.705,00 m³s para 72h. Informações são obtidas a partir do software Sistema de Acompanhamento de Usinas da ANGIE – SAU. (Francisco Lima)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Antônio do Bar e Ivoneide participam com Bolsonaro de lançamento de guia para prefeitos

Publicado

em

Prefeitos do Bico do Papagaio, entre eles o de Augustinópolis, Antônio do Bar (PSC) e de Itaguatins, Ivoneide Barreto (PL), participaram nesta terça, 23, em Brasília, no Palácio do Planalto, junto com o presidente Jair Bolsonaro, do lançamento do programa Agenda Prefeito + Brasil, onde o Governo Federal, disponibilizou um guia com orientações para os primeiros 100 dias de administração.

O documento está disponível para download no Portal Federativo. Com foco nos prefeitos eleitos e reeleitos, o guia traz orientações de gestão, legislação atualizada e boas práticas para o início do ciclo de quatro anos de mandato. O objetivo, de acordo com a Secretaria Especial de Assuntos Federativos, é aprimorar a prestação de serviços públicos à população dos municípios.

O guia traz, por exemplo, informações sobre recursos financeiros e consórcio para a gestão municipal, orientações sobre como usar a Plataforma +Brasil, modelos de planejamento estratégico, exemplos de boas práticas de transparência e prestação de contas.

“Pra muitos de nós, como foi pra mim, o início de uma gestão no Executivo não é fácil. Nós devemos contar com meios e o que é mais importante, com gente de confiança ao nosso lado”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro durante o lançamento da plataforma.

“Tive honra em participar em Brasília ao lado da bancada federal do Tocantins, lançamento da Agenda do Prefeito + Brasil. É uma plataforma fantástica do Governo Federal com diretrizes para a elaboração de políticas públicas para auxiliar nós prefeitos na gestão municipal”, disse Antônio do Bar.

O guia está dividido em cinco eixos: gestão municipal, eixo governança, eixo social, eixo território e eixo finanças. Cada um deles traz orientações específicas sobre boas práticas de gestão.

O guia também oferece a oportunidade para prefeitos e gestores fazerem parte da Rede do Prefeito +Brasil. “Nessa rede, os prefeitos aderem pelo Portal Federativo, inscrevem seus dados e passam a receber, semanalmente, informes federativos, com orientações das entregas dos ministérios”, afirmou a secretária especial de Assuntos Federativos, Deborah Arôxa.

O Informe Federativo é uma publicação mensal com um serviço de curadoria de informações de interesse de gestores estaduais e municipais. No documento, são apresentadas as principais informações do Poder Executivo federal e do Poder Legislativo que impactam o dia a dia dos municípios.

Segundo o governo, serão lançados em breve dois novos guias para prefeitos, um com orientações para os 200 dias de mandato e outro com orientações para o primeiro ano de gestão municipal. Coordenado pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos, vinculada à Secretaria de Governo, o guia contou com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e mais de 30 ministérios, órgãos, instituições e colaboradores independentes. (Com informações da Agência Brasil)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANANÁS: Tio é indiciado por tentar matar o sobrinho

Publicado

em

Um homem de 52 anos de idade, suspeito pela prática dos crimes de homicídio tentado e lesão corporal leve, foi preso pela por Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 18ª Delegacia de Ananás, no Bico do Papagaio, na tarde da última segunda-feira, dia 22, naquela cidade. A prisão se deu em virtude de cumprimento a mandado de prisão preventiva, logo após o indiciamento do suposto, por meio de inquérito policial instaurado pelo delegado-chefe da 18ª DPC, Teofábio Alves Siqueira.

Conforme a autoridade policial, o inquérito que apurava as circunstâncias de um crime de homicídio tentado, seguido de lesão corporal leve, fatos ocorridos no dia 10 de dezembro de 2020, no Bairro Quatro Bocas, em Ananás, foi instaurado logo após a vítima, que é sobrinha do principal suspeito, comparecer até a sede da 18ª DP e relatar os fatos que se sucederam no dia 10 de dezembro, por volta das 17h30.

“Logo que tomamos conhecimento dos fatos, passamos a investigar a autoria do crime, sendo que, após ouvir a vítima e demais testemunhas, constatamos que os delitos haviam sido praticados, em tese, pelo homem de 52 anos que é tio da vítima”, relatou o Delegado. Dessa forma, após algumas semanas de investigações, o delegado Teofábio e sua equipe concluíram as investigações e a autoridade policial representou junto ao Poder Judiciário pela prisão do suspeito, a qual foi deferida e cumprida nesta segunda-feira.

O crime

Conforme apurado pela Polícia Civil, no dia dos fatos, a vítima estava transitando em sua motocicleta, acompanhada por seu filho de apenas dois anos de idade, quando passou em frente à casa do seu tio e principal suspeito. Nesse momento, o homem saiu de sua residência portando uma espingarda e passou a xingar a vítima, ao mesmo tempo em que engatilhou a arma. Percebendo o perigo que corria, a vítima acelerou a motocicleta tentando fugir, mas foi atingida na panturrilha pelo tiro disparado por seu tio. Na ação, a criança de dois anos também ficou ferida por estilhaços do projétil. Porém, ambos foram socorridos até o hospital, onde foram medicados e sobreviveram ao ataque.

Motivação

Segundo o apurado pelos policiais civis da 18ª DP, o crime teria sido motivado por desentendimentos entre o autor e a vítima, uma vez que, dias antes do fato, a vítima teria se envolvido em uma confusão com o filho do autor, fato que despertou a ira do suspeito fazendo com que ele viesse, em tese, a cometer o crime

Após a realização das providências legais cabíveis, o indivíduo foi encaminhado à Cadeia Pública de Tocantinópolis, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. O inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para a adoção das providências que o caso requer.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUAÍNA: Polícia Federal desarticula esquema de desvios de recursos do Fundo Municipal de Saúde

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta, 24, em parceria com a Controladoria Geral da União-CGU a Operação “SEMPITERNUS”, com a finalidade de desarticular um esquema criminoso direcionado a realizar desvios de recursos do Fundo Municipal de Saúde do município de Araguaína/TO.

Aproximadamente 70 Policiais Federais cumprem 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal da Justiça Federal de Araguaína/TO, na cidade de Araguaína/TO, e ainda em municípios do Estado de Goiás e no Distrito Federal.

Durante as investigações a Polícia Federal apurou que o esquema criminoso se utilizava de uma Organização Social contratada para gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde do Hospital Municipal de Araguaína – HMA, Ambulatório Municipal de Especialidades – AME e UPA – Anatólio Dias Carneiro, de onde eram desviados recursos do Fundo Municipal de Saúde.

Além da obtenção de novas provas, busca-se interromper a continuidade das supostas ações criminosas, delimitar a conduta dos investigados, bem como resguardar a aplicação da lei penal.

Os investigados são suspeitos de cometer os crimes de fraude a licitação, peculato e organização criminosa.

A Operação foi denominada de “Sempiternus” que é em latim a origem etimológica da palavra Sempiterno, cujo significado é algo que é constante, eterno, em referência a perpetuidade da ação criminosa que atinge o Fundo Municipal de Saúde de Araguaína desde a antiga Organização Social, que geria órgãos da saúde do município e também esteve sob investigação da Polícia Federal no ano de 2018. (Ascom / Foto: Claudemir Macedo/TV Anhanguera)

Continue lendo
publicidade Bronze