Connect with us

Bico do Papagaio

No Bico, estudantes da rede estadual realizam avaliação entre os dias 14 e 22 de agosto

Publicado

em

Uma das formas de se promover ações efetivas visando à melhoria da educação é por meio de avaliações periódicas da aprendizagem. Desta forma, o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto) foi criado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para avaliar a educação básica na rede estadual, promovendo a modernização da gestão e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, com vistas à melhoria dos indicadores educacionais do Estado.

O Saeto conta atualmente com três avaliações anuais realizadas no início, no meio e no final do ano. O objetivo da primeira, chamada Avaliação Diagnóstica/Entrada, é mapear a situação da educação básica quando inicia o ano letivo; da segunda – Avaliação Processual – é acompanhar a aprendizagem e traçar metas para corrigir possíveis problemas; e da terceira, denominada como Avaliação Final/Saída, visa mapear a aprendizagem promovida durante o ano letivo e traçar metas para o ano seguinte.

Entre os dias 14 e 22 de agosto, os estudantes da rede estadual e os das redes municipais, cujas prefeituras assinaram termo de cooperação com a Seduc, realizarão a Avaliação Processual, a segunda das três avaliações que compõem o Saeto. Além de avaliar a situação da aprendizagem no meio do ano letivo, esta segunda prova também irá apontar quais são os pontos a serem melhorados, pensando nas avaliações externas que ocorrerão para a educação pública neste ano.

“As avaliações realizadas pelo Saeto desempenham um importante papel no processo educacional dos estudantes da rede estadual, pois permitem a identificação dos avanços e das dificuldades no ensino e aprendizagem. Nesta fase, serão aplicadas as provas da Avaliação Processual que, além de acompanhar a aprendizagem, visa também apontar o que precisa ser melhorado, tendo em vista que neste ano temos avaliações externas, como o Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica]”, destacou o gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Jhonata Moreira Pereira.

Participam do Saeto estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio de todas as escolas da rede estadual do Tocantins. Ao todo, cerca de 42 mil estudantes da rede estadual participarão das provas que envolvem disciplinas nas áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Geografia (para estudantes do ensino fundamental) e Matemática, Língua Portuguesa, Biologia, Química, Física e Geografia (para os concluintes do ensino médio).

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC faz jogo decisivo da semifinal do Tocantinense 2020 neste domingo contra Interporto

Publicado

em

O Campeonato Tocantinense 2020 está de volta neste domingo (24) com o duelo entre Interporto x Tocantinópolis, às 16h (de Brasília), no estádio General Sampaio, em Porto Nacional. O jogo é válido pela volta das semifinais, na ida as duas equipes empataram por 0 a 0, em caso de novo empate a decisão será nos pênaltis. O jogo será sem a presença do torcedor devido à pandemia da Covid-19.

As duas equipes contrataram e vêm diferentes para este jogo. No TEC, entre as principais contratações estão os atacantes Jeimy (ex-Paysandu) e Gil Macena. O técnico Neto Costa foi mantido à frente da equipe.

Já o Interporto teve mudança na diretoria: O presidente Hélio de Freitas terminou o mandato, e Tita assumiu o cargo (candidato único). O time fez várias contratações e buscou algumas peças que iniciaram a temporada 2020. A diretoria trocou o técnico Roberto Oliveira por Wladimir Araújo. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

Candidatos inscritos no Vestibular Unitins 2021/1 já podem conferir os locais de prova

Publicado

em

Os locais de prova do Vestibular 2021/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) já estão disponíveis. Os candidatos inscritos devem acessar o Portal da Unitins (aqui) para conferir os locais de aplicação da prova, que acontece na próxima quarta-feira, 27 de janeiro, no período vespertino, nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. 

Os portões de cada local serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 14h. A prova terá duração de cinco horas, iniciando às 14h15 e encerrando às 19h15. A Unitins reforça que os candidatos devem chegar aos locais com antecedência para evitar aglomerações ou possíveis atrasos. Recomenda-se também que os vestibulandos visitem os locais antes do dia 27 para verificarem a logística de transporte, acesso aos locais e onde ficam os blocos de aplicação. 

No dia da prova, os candidatos deverão se apresentar nos locais de prova munidos de documento oficial de identificação com foto (consultar no edital os documentos aceitos), comprovante de inscrição disponibilizado na Área do Candidato e caneta azul de embalagem transparente. Não será permitida a entrada de candidatos após o fechamento dos portões. 

As provas do Vestibular 2021/1 serão aplicadas presencialmente seguindo um Protocolo específico para a aplicação, em conformidade com o Protocolo de Segurança em Saúde para prevenção à Covid-19 do Governo do Estado, além das recomendações do MEC/INEP. 

Ao todo, 640 vagas são ofertadas no processo seletivo, distribuídas em 16 cursos de graduação nos Câmpus de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wendell diz que débitos de salários com servidores serão pagos de forma parcelada

Publicado

em

Na manhã desta sexta, 22, o secretário de Administração da Prefeitura de Araguatins, Wendell Miranda, durante entrevista na Rádio Sucesso FM, garantiu que todos os servidores que possuem salários pendentes da gestão passada, irão receber.

O gestor disse ainda, que a quitação dos débitos, acontecerão de forma parcelada.

As dívidas do município com os trabalhadores são relativas ao mês de dezembro e o 13ª, deixados pelo ex-prefeito, Cláudio Santana (MDB).

Ouça os principais momentos da entrevista:

Continue lendo
publicidade Bronze