Connect with us

Maranhão

No MA, adolescente invade casa para roubar, não encontra nada e agride idoso

Publicado

em

Um idoso identificado como José Jesus Castro Ataíde, de 76 anos, foi agredido violentamente com vários socos, chutes e facadas dentro da própria residência em Santo Amaro, a 240 km de São Luís.

O crime aconteceu nesta quinta, dia 7.

O suspeito do crime foi um adolescente que invadiu a residência para assaltar ao perceber que o idoso estava sozinho. Como não encontrou nada de valor, ficou muito agressivo e agrediu José Ataíde. O adolescente fugiu, mas foi encontrado pela polícia e apreendido.

Segundo o mecânico, Ronald Fontes, o adolescente já é conhecido no município pela prática de assaltos e pela forma como age. “O adolescente perfurou a cabeça dele com a faca, não satisfeito pegou a bengala de alumínio e massacrou a cabeça dele. Ele foi ao hospital, o rapaz fugiu, o pegaram na casa dele e levaram para a delegacia”, contou.

Ainda de acordo com Ronald Fontes, é a segunda vez em menos de um ano que ele atacou o idoso. “Ele já foi assaltado duas vezes pela mesma pessoa, ele ameaçou o idoso com a faca e por ser deficiente, ele não conseguiu reagir. Essa pessoa levou a quantia de R$500 do bolso dele”, afirmou.

A família teme pela saúde de José, que foi atendido em Santo Amaro e aguarda transferência para um hospital em São Luís. Um levantamento do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra o Idoso (CIAPVI) mostra que, de janeiro a outubro de 2019, já foram registrado 1.495 casos de agressão contra idosos na região metropolitana de São Luís.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Dupla acusada de roubo e estupro é presa

Publicado

em

Na última terça-feira (11), uma ação da Polícia Civil do Maranhão com apoio do serviço de inteligência, pertencente ao 26º Batalhão da PMMA ,deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra dois homens  em virtude da prática dos crimes de roubo e estupro na cidade de Açailândia.

Segundo a delegada titular da Delegacia Especial da Mulher de Açailândia , Gabriela Victor , o crime teria ocorrido no dia 02 de novembro de 2021 quando a vítima foi surpreendida com a presença dos dois homens, os quais vasculharam a residência  e subtraíram diversos pertences, como aparelho celular, TV, caixa de som JBL e outros. Como se não bastasse a prática do crime de roubo,um dos criminosos  ainda constrangeu a vítima a com ele praticar conjunção carnal sem o uso de preservativo.

Após representação da autoridade policial, os autores tiveram sua prisão preventiva  decretada, tendo em vista a periculosidade concreta dos investigados evidenciada pelo modo de execução dos crimes, bem como, o fundado receio de reiteração delitiva, uma vez que os investigados são contumazes na prática de crimes, ostentando relevantes fichas de antecedentes criminais.

Realizados os procedimentos na Delegacia de Polícia ,a dupla  foi encaminhada à Unidade Prisional de Açailândia onde fica à disposição do Poder Judiciário.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Socorrinho inicia na semana que vem, mutirão de cirurgias pediátricas

Publicado

em

A partir da próxima semana, serão realizados mutirões de cirurgias eletivas gerais pediátricas no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, o Socorrinho. Serão contemplados pacientes de 0 a 12 anos, regulados pelo Município e que aguardavam a retomada das cirurgias eletivas, as quais estavam paradas devido à pandemia da covid-19, mas que têm sido retomadas gradativamente.

O anúncio do mutirão foi feito pelo secretário de Saúde Alcemir Costa, nesta quarta-feira (12), após reunião com a diretora do Socorrinho, Rosilene Lima, com o médico pediátrico, Rafael Teixeira Boder, e com o coordenador da Auditoria de Saúde do Município, Esmerahdson de Pinho, que debateu o cronograma de ação. 

No total, serão realizadas mais de 150 cirurgias para desafogar a fila que se formou devido à pandemia. “É uma força-tarefa para que possamos atender o maior número de crianças possível, portanto, até nos finais de semanas nossos médicos farão cirurgias. Eu sou pai, e compreendo o sentimento dos pais que aguardam um procedimento cirúrgico para os filhos. Graças a Deus vamos iniciar esse mutirão e beneficiar mais de 100 famílias”, afirmou o secretário Alcemir Costa.

O secretário explicou ainda que os procedimentos cirúrgicos, durante o mutirão, serão todos da cirurgia geral, incluindo hérnia inguinal, fimose, criptorquidia e outros. Ele destacou ainda o compromisso da gestão em dar mais qualidade de vida aos munícipes. “Nós temos desafios na saúde de Imperatriz, mas nós temos avançado. Exemplo é esse mutirão, também a implantação de duas novas especialidades médicas, a cardiopediatria e a nefropediatria no Município, e semana que vem vamos anunciar mais outra especialidade médica”, reforçou.  

A diretora do Socorrinho, Rosilene Lima, esclarece que a triagem dos pacientes será feita pelo Três Poderes, por meio de consulta com o cirurgião pediátrico que vai avaliar individualmente cada criança. “Estamos com toda logística do hospital preparada para receber esses pacientes”, pontua. 

Força-tarefa

A secretaria Municipal de Saúde também realizou mutirão no Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão. Em setembro, assim que assumiu a pasta, o secretário Alcemir determinou o mutirão de cirurgias eletivas gerais, as quais beneficiaram mais de 200 pessoas. Em dezembro de 2021, Alcemir Costa anunciou ainda a força-tarefa de cirurgias especializadas, incluindo oftalmologia e otorrino. 

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Novo Plano de Saneamento Básico ouvirá comunidade

Publicado

em

Imperatriz realiza, a partir da próxima terça-feira (18), as oficinas comunitárias sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Dessa maneira a Prefeitura levantará um diagnóstico do saneamento básico no município, verificando as deficiências e necessidades. “A participação das comunidades é muito importante. Só assim pode-se planejar políticas públicas com objetivos e metas de curto, médio e longo prazo”, explicou  Rosa Arruda, secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Destaca-se que, as Políticas Públicas que se consubstanciam no Plano de Saneamento Básico, instituídos pela Lei 11.445/2007, são os instrumentos centrais da gestão dos serviços, pois dela derivam as orientações técnicas para a implantação do saneamento nos municípios brasileiros e asseguram a publicação dos resultados. Conforme esse dispositivo, o Plano de Saneamento estabelece as condições para a prestação dos serviços de saneamento básico, definindo objetivos e metas para a universalização e programas, projetos e ações necessárias para alcançá-las.

A participação da sociedade na revisão dos Planos de Saneamento é de fundamental importância para a identificação e busca de soluções compartilhadas para os problemas, fragilidades e potencialidades existentes nos serviços sanitários. Sendo assim, a Oficina Pública do Diagnóstico Técnico Participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico é um momento importante para que a população do município conheça a realidade dos serviços relacionados ao saneamento básico e possa contribuir na construção do Plano com informações adicionais, críticas e sugestões.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze