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Pará

No PA, seminário debate escoamento de produção por estradas e hidrovias

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Representantes do Governo Federal e Estadual discutem, em seminário realizado em Belém até esta quarta-feira (13), melhorias no transporte de cargas na Amazônia e na utilização das hidrovias e estradas para o escoamento da produção mineral e agrícola. Obras no rio Tocantins devem ajudar neste processo e a reduzir custos.

O rio Tocantins é uma rota importante no escoamento da produção mineral e agrícola do Centro-Norte do país até os portos da região de Belém, mas tem apresentado sérios problemas de transporte devido a existência de 43 quilômetros de rochas espalhadas ao longo do rio, conhecidos como Pedral do Lourenço. Por isso, no leito do Tocantins, existem limitações para a navegação entre os municípios de Marabá e Tucuruí, no sudeste do estado.

Em uma parte do rio funciona a usina hidrelétrica de Tucuruí. As eclusas custaram mais de R$ 1 bilhão, entretanto, estão sendo mal aproveitadas. A função da eclusa é permitir que embarcações atravessem a barragem, superando o desnível de 69 metros entre o rio Tocantins e o reservatório da hidrelétrica de Tucuruí.

O rio Tocantins seria uma opção de escoar a produção, mas durante quatro ou cinco meses do ano, quando o nível do rio está muito baixo, as grandes embarcações não conseguem passar por causa de rochas do Pedral do Lourenço. Por conta disso, as balsas não chegam com segurança nas eclusas.

Obras no Pará

O secretário de estado de indústria, comércio e mineração, Davi Leal, diz que a obra de derrocamento do Pedral deve ser licitada ainda em 2013, para começar no próximo ano. Outros dois projetos também propõe melhorias no escoamento da produção: um da Marinha do Brasil e outro da Universidade Federal do Pará (UFPA). “A partir da obra no Pedral, nós vamos poder atrair indústrias para cá, para a região Sul do Pará, onde a gente pode ter uma siderúrgica. A hidrovia, nesse caso, é imprescindível”.

Ainda de acordo com Leal, existem pontos estratégicos no território paraense no processo de escoamento, como a rodovia BR-163. “Hoje, no seminário, vamos ter representantes do Governo Federal, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que irá falar sobre o andamento de uma obra  na BR-163. A informação que nós temos é que deve concluir essa obra depois de dois anos. Eu particularmente acho que é um pouco mais, três a quatro anos”.

A obra na rodovia seria estratégica, porque resolveria o problema de transporte dos grãos do Centro-Oeste, Mato Grosso, para o eixo São Paulo ou Paraná. “O nosso objetivo é trabalhar em conjunto com o estado do Mato Grosso, com o Governo Federal, para que a gente possa ter uma obra que traga benefícios ao estado do Pará”, alega o secretário.

 

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Pará

Remo está na final da Série C. Paysandu não consegue acesso

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Londrina vence o Remo e garante o acesso à Série B 2021

O Londrina venceu o Clube do Remo por 1 a 0 na tarde-noite deste sábado, no Estádio Mangueirão, em Belém, e garantiu o acesso à Série B do Brasileiro 2021. Antes do confronto iniciar, o Tubarão tinha a missão mais difícil do quadrangular da Terceirona. Só a vitória interessava e ainda teria que torcer por um tropeço do Paysandu contra o Ypiranga-RS. E deu tudo certo. Com gol contra de Gilberto Alemão, aos 42 minutos do segundo tempo, os paranaenses fizeram o resultado na capital paraense e contaram com a vitória do Canarinho gaúcho pelo mesmo resultado diante do Papão. O Leão Azul, mesmo derrotado em casa – já havia conquistado a vaga na Segundona com uma rodada de antecedência – está na final da competição nacional, aguardando as definições do Grupo C, neste domingo, para saber qual será o adversário.

Classificação final do quadrangular

O Remo terminou na liderança do Grupo D com 10 pontos em seis jogos, seguido pelo Londrina, com nove, fechando o G2 do acesso. O Ypiranga-RS ficou na terceira posição com sete, enquanto que o Paysandu se despediu do torneio na última colocação com os mesmos sete pontos, mas perdeu nos critérios de desempate: saldo de gol -2 contra -1 dos gaúchos.

Partidas da final da Série C

O Londrina, agora, irá se preparar para as competições de 2021, entre elas a Série B. O Clube do Remo ainda terá mais dois jogos pela frente na final da Série C, marcados para os dias 24 e 31 deste mês, dois domingos. O adversário ficará entre Brusque e Vila Nova, que jogam neste domingo, dia 17. Somente o Brusque poderia tirar a possibilidade de vantagem azulina de decidir a competição em casa. Se os catarinenses vencerem o Santa Cruz no Recife, se igualam aos paraenses em pontos (41), vitórias (11), mas teriam que tirar uma vantagem no saldo de gols que hoje é de 12 para o Remo contra apenas 2.

Paysandu fora

Em campo, o Papão jogou melhor o primeiro tempo, sofreu gol logo no início do segundo e viu o time Canarinho segurar o resultado. A vitória do Ypiranga garantia o clube na Segundona até os 42 minutos da etapa final, quando, no Pará, o Londrina abriu o placar sobre o Leão, mexendo em toda a tabela. Jogadores bicolores ficaram desolados em campo após o apito final, enquanto o time gaúcho esteve apreensivo até o término da partida em Belém. No fim, os dois clubes foram eliminados no Colosso da Lagoa.

O Paysandu dependia apenas de si para voltar à Série B. Bastava a difícil tarefa de vencer o Ypiranga-RS no Colosso da Lago. O Papão teve mais posse de bola, mas levou pouco perigo ao gol adversário. Deivity fez três defesa ao longo de toda partida. A derrota mantém o bicolor paraense por mais uma temporada na Série C, que disputa desde 2019. (Com informações GR / Foto: Silvio Garrido)

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Pará

PARAUAPEBAS: Marginais roubam ótica dentro do Partage Shopping

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Dois bandidos aproveitaram o final de expediente da loja Ótica Maia, dentro do Partage Shopping, na cidade de Parauapebas, na região de Carajás, no estado do Pará, para realizar um roubo.

O registro feito por câmeras de segurança mostra a ação dos assaltantes.

Após o assalto os bandidos saíram em retirada sem serem notados pela Segurança do shopping. A Polícia Militar foi acionada mas os criminosos não foram localizados.

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Pará

Embarcações de passageiros estão proibidas a partir desta quinta entre Pará e Amazonas

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Está proibida, a partir desta quinta-feira (14), a circulação de embarcações de passageiros entre os estados do Pará e do Amazonas, como medida de prevenção à proliferação da Covid-19. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), por meio do Decreto Estadual 1.273/2020.

A partir deste momento, os órgãos e as entidades enquadrados no Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, assim como àqueles responsáveis pela fiscalização dos serviços públicos de transporte, ficam autorizados a aplicar sanções para os casos de descumprimento, que podem ser: advertência; multa de R$ 10 mil por embarcação, no caso de reincidência; até a apreensão da embarcação. 

A aplicação das penalidades previstas pelo decreto não exclui que os responsáveis pelas embarcações sofram, também, responsabilizações civis ou criminais.

“Esta é uma medida preventiva, porque estamos vendo que o Amazonas voltou a ter números altos de hospitalização pela doença. Por isto, o Pará decidiu proibir embarcações de passageiros, estando liberadas aquelas que fazem o transporte de cargas. Seguem liberados também os transportes terrestres”, explicou Ricardo Sefer, procurador-geral do Pará.

Em suas redes sociais, na noite de quarta-feira (14), o governador do Pará, Helder Barbalho reforçou que a medida visa garantir que pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, oriundas do Amazonas, entrem em território paraense e acabem aumentando o número de casos da doença no Pará. 

“Isto é uma medida fundamental para evitar o contágio dentro do Estado e, consequentemente, evitar problemas de saúde em face da pandemia. Portanto, nossas fronteiras com o Amazonas estarão fechadas, com fiscalizações da Polícia Militar do Pará e apoio de embarcações e aeronaves, para que possamos fazer cumprir a medida preventiva de restrição e proteger nossa população”, informou o chefe do Poder Executivo.

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