Connect with us

Pará

No Pará, 170 mil ainda não se acertaram com o Leão

Publicado

em

Na reta final para o fim do período de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 (ano-base 2009), cerca de 170 mil contribuintes do Estado ainda devem informações ao Leão. Quem não apresentar a declaração dentro do prazo estará sujeito a multa de, no mínimo, R$ 165 ou até 20% do valor devido, além de ficar com o CPF pendente.

Segundo dados da Receita Federal, das 388.500 declarações esperadas no Pará, 220 mil, ou 57%, foram entregues. Este percentual é o menor de toda a 2ª Região Fiscal, que abrange ainda o Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima. Mesmo assim, o órgão acredita que a meta será atingida, como aconteceu em anos anteriores. A preocupação, no entanto, é que haja congestionamento no site da Receita, já que em todo o País 12 milhões de pessoas ainda devem declarar seus rendimentos ou bens até a próxima sexta-feira, 28, quando o sistema será encerrado.

Para evitar esse transtorno, Luíza Maria Pinto, supervisora do Programa de Imposto de Renda da Receita Federal, orienta os contribuintes a se apressar. ‘A maioria deixa sempre para os dois ultimos dias. Mas, no Brasil todo, faltam ainda as declarações de 12 milhões de pessoas. Com isso, quando você entra na internet, você não acessa apenas com contribuinte do Pará, mas de todo o País. Este é o problema. A gente está alertando a não deixar para o último dia, porque a pessoa pode correr o risco de ficar naquela expectativa e não ter sucesso’, disse.

Além de correr contra o tempo, os contribuintes precisam ficar atentos para não cometer erros. É que o Leão este ano está mais rigoroso. Muitas pessoas, revela Luíza Maria, declaram despesas que depois não têm como comprovar. Com a Medida Provisória 472, de dezembro do ano passado, quem se encontrar nesta situação e o resultado da declaração for imposto a restituir menos do que havia sido informado, pagará multa de 75% do valor que deixou de receber de restituição. ‘Até o ano passado, se você fizesse uma declaração informando que tinha uma restituição de R$ 10 mil a receber, a Receita o chamasse e você não tivesse como comprovar as despesas ou emitir o rendimento, a Receita recalculava a declaração. E se tiver imposto suplementar apurado, a gente cobrava 75% de multa sobre o valor que estava sendo lançado a maior. Agora, além de receber menos, ainda paga multa’, explica. (O Liberal)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Tuna bate Paysandu e se aproxima do título do Parazão 2021

Publicado

em

Deu Tuna Luso nos primeiros 90 minutos da decisão do Campeonato Paraense 2021. Em partida no Estádio do Souza, a Águia Guerreira derrotou o Paysandu por 4 a 2 e chega com boa vantagem para o jogo de volta no próximo domingo, dia 23, na Curuzu. Na primeira etapa, os laterais Léo Rosa e Alexandre Pinho marcaram os dois primeiros para a Lusa. Na volta do intervalo, Lukinha ampliou. O Papão diminuiu com Perema, de cabeça. Paulo Rangel fez valer a lei do ex e marcou o quarto dos donos da casa, mas Gabriel Barbosa diminuiu o prejuízo para os bicolores minutos depois. No segundo jogo, a Tuna pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim fica com a taça, feito que não acontece desde 1988.


Antes da partida começar, a Tuna já tinha o melhor ataque da competição e disparou ainda mais nesse quesito hoje. A equipe cruzmaltina tem 29 gols em 13 jogos no Parazão, uma média de 2,2 por partida. Paulo Rangel, com sete gols, é o artilheiro do time, o vice da competição, atrás de Cris Maranhense, com oito. Outro destaque é o lateral-direto Léo Rosa e o meia-atacante Lukinha, que têm cinco e três gols respectivamente.

O Paysandu chegou à final com a melhor defesa do campeonato, tendo sofrido apenas sete gols. A equipe chegou a ficar sete jogos sem ter a defesa vazada. O então ponto forte do Papão não funcionou hoje e levou quatro gols da Tuna, deixando as coisas complicadas para a volta na Curuzu.

O jogo de volta da final do Campeonato Paraense 2021 está marcado para o próximo domingo, dia 23, às 17h, na Curuzu. O Papão precisa vencer por dois gols de diferença, se quiser pelos menos levar a decisão para os pênaltis, ou mais, se quiser o título no tempo normal. Já a Tuna pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim conquistará o 11° título estadual.

Continue lendo

Pará

BREU BRANCO: Chamonzinho leva ações do Mais Saúde

Publicado

em

Neste sábado, 15, o deputado Chamonzinho (MDB), levou até Breu Branco, na região de carajás, Pará, ações do Mais Saúde, promovidas pelo Instituto Miguel Chamon, com atendimentos de saúde para fortalecer o combate à pandemia.

Chamonzinho esteve acompanhado de vereadores, vice-prefeito e prefeito da cidade, onde também visitaram a Praça São Cristóvão, que será reformada e revitalizada, através de uma emenda destinada pelo parlamentar.

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste fim de semana – 15 e 16 de maio

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze