Connect with us

Pará

NOVA IPIXUNA: Audiência Pública debate municipalização do trânsito no município

Publicado

em

A Promotora de Justiça de Nova Ipixuna, Mayanna Silva de Souza Queiroz, participou nesta quinta-feira (20) de audiência pública promovida no município cujo objetivo foi debater a municipalização do trânsito e seus impactos no município de Nova Ipixuna. A audiência aconteceu no prédio do CRAS no município.

A audiência pública foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Nova Ipixuna e contou com a parceria do Ministério Público do Estado, do Conselho Estadual de Trânsito, da OAB Subseção Marabá e Igrejas locais.

A Promotora de Justiça Mayanna Silva de Souza Queiroz proferiu a palestra “A atuação do Ministério Público na municipalização do Trânsito”, onde explicou que a 6ª Promotoria de Justiça do MPPA colocou como prioridade no Plano de Atuação para o biênio 2018/2019 a municipalização do Trânsito nos município de Bom Jesus do Tocantins e Nova Ipixuna e que já expediu Recomendações para ambos os municípios, e que os prazos serão cobrados.

Os Conselheiros do CETRAN/PA, Ten. Cel. Erick Miranda e Wender Moraes também proferiram palestra onde explicaram como se dá a atuação do CETRAN/PA e como funciona o processo de municipalização, esclarecendo várias dúvidas sobre o tema. Moraes falou ainda sobre como ocorreu o processo em Marabá, e as melhorias que ocorreram após o processo.

O Secretário Municipal de Saúde de Nova Ipixuna, Francisco Saraiva, fez uma apresentação sobre o impacto dos eventos de trânsito na saúde pública do município. Segundo o secretário o número de eventos de trânsito com motos é muito elevado na região. Ele destacou a necessidade de uma intervenção conjunta de todos os órgãos envolvidos.

Os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras de Nova Ipixuna, Cleiciane e Elton, apresentaram o projeto de melhorias nas vias no município, visando dar início aos passos da municipalização do trânsito.

“O Ministério Público acompanha a municipalização do trânsito no intuito de garantir direitos considerados fundamentais ao cidadão, como o direito à vida e à dignidade, que muitos jovens estão sendo mortos ou mutilados por conta da falta de organização do trânsito, muitas vezes perdendo a capacidade produtiva, e que irá cobrar o envolvimento de todos os presentes, visando a efetivação do processo e o funcionamento do Departamento Municipal de Trânsito, ressaltando a abertura promovida pela Prefeitura e Câmara Municipal de Nova Ipixuna”, destacou a Promotora Mayanna.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Zacarias Marques é nome do PP para disputa de estadual

Publicado

em

O vereador parauapebense, Zacarias Marques, vem ganhando força na conjuntura política regional, para disputar uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), representando a região de Carajás.

Zacarias já não esconde a vontade de disputar a eleição do ano que vem, e aproveitar o espaço eleitoral que a região oferece.

O PP conta apenas com um deputado estadual na ALEPA, e trabalha para formação de uma chapa, com intenções de ampliar o número de cadeiras no Parlamento.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Fiscalização de trânsito é intensificada no final de semana

Publicado

em

A fim de reduzir os índices de imprudência no trânsito, que vêm ocasionando diversos acidentes, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), está intensificando as operações de fiscalização de trânsito no município.

Durante o último fim de semana, foram realizadas mais de 200 abordagens e registradas 128 infrações de trânsito, além da remoção de 44 veículos irregulares. Uma das operações desencadeadas, foi a Operação Kadron, fundamentada no artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fiscaliza a utilização de escapamentos irregulares. A fiscalização também foi estendida para a zona rural, e nas entradas e saídas da cidade.

No último dia 5, foi publicado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) o convênio de nº 064/2021 com o DMTT que tem como objeto a delegação recíproca de competências entre os participantes, como órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, para fins de autuação, retenção, recolhimento de documentos vencidos, remoção, julgamento e processamento dos autos de infração lavrados por agentes de trânsito do Detran Pará e DMTT.

A fiscalização segue durante a semana com blitze em vários pontos da cidade com o apoio da Guarda Municipal, além da fiscalização por meio do sistema de videomonitoramento realizada pelo Centro de Controle e Operações (CCO). (Édila Nunes / Fotos: Irisvelton Silva)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Diário Oficial do município agora é 100% on-line

Publicado

em

A partir de agora a população ficará por dentro de todas as ações da gestão no Diário Oficial Eletrônico do Município de Parauapebas (E-Domp).

Para isso, basta acessar o novo portal da Prefeitura, que foi totalmente reformulado, proporcionando maior navegabilidade ao cidadão.

A Prefeitura informou que visa dar a gestão pública mais rapidez e inovação.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze