- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nove municípios do Bico começam a ter Plano de Desenvolvimento de Turismo Sustentável elaborado

PLANEJAMENTO

Mais Lidas

Os trabalhos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) dos municípios de Araguatins, Tocantinópolis, Augustinópolis, Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Itaguatins, Praia Norte e Sampaio, iniciaram nessa segunda-feira, 2, com a realização do diagnóstico estratégico.

O levantamento é realizado por duas equipes do consórcio contratado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). “As equipes devem conhecer a região e estabelecer contato com os agentes locais. Nesse primeiro contato, serão feitas entrevistas, conversas com os gestores públicos e visitação aos atrativos de maior relevância nos municípios para a elaboração de um diagnóstico, que compõe uma parte desse documento”, explicou a assessora especial da Superintendência de Desenvolvimento Turístico da Seden, Graziela Cortez.

A previsão de conclusão do PDTIS é até maio de 2018. O trabalho será realizado em várias etapas com capacitações, workshops e produção do documento final.  O plano tem como objetivos promover, consolidar e melhorar a competitividade desses destinos e dos empreendimentos turísticos. “Ele vai nortear investimentos e ações governamentais e de iniciativas privadas”, reforçou Graziela.

O consórcio que realiza o trabalho é formado pelas empresas Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), THR Innovative Tourism Advisors, Oikos, com filial em Palmas, e T4 consultoria.

PDTIS

O PDTIS é um instrumento de planejamento turístico em uma área geográfica selecionada, que tem por objetivo principal orientar o crescimento do setor em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo. Ele estabelece as bases para a definição de ações, as prioridades e a tomada de decisão. É um instrumento técnico de gestão, coordenação e condução das decisões da política turística e de apoio ao setor privado, de modo a dirigir seus investimentos e melhorar a capacidade empresarial e o acesso ao mercado turístico.

O plano conta com o apoio do Ministério do Turismo (Mtur), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), com aporte financeiro do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias