Connect with us

Bico do Papagaio

Nove municípios do Bico começam a ter Plano de Desenvolvimento de Turismo Sustentável elaborado

Publicado

em

Os trabalhos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) dos municípios de Araguatins, Tocantinópolis, Augustinópolis, Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Itaguatins, Praia Norte e Sampaio, iniciaram nessa segunda-feira, 2, com a realização do diagnóstico estratégico.

O levantamento é realizado por duas equipes do consórcio contratado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). “As equipes devem conhecer a região e estabelecer contato com os agentes locais. Nesse primeiro contato, serão feitas entrevistas, conversas com os gestores públicos e visitação aos atrativos de maior relevância nos municípios para a elaboração de um diagnóstico, que compõe uma parte desse documento”, explicou a assessora especial da Superintendência de Desenvolvimento Turístico da Seden, Graziela Cortez.

A previsão de conclusão do PDTIS é até maio de 2018. O trabalho será realizado em várias etapas com capacitações, workshops e produção do documento final.  O plano tem como objetivos promover, consolidar e melhorar a competitividade desses destinos e dos empreendimentos turísticos. “Ele vai nortear investimentos e ações governamentais e de iniciativas privadas”, reforçou Graziela.

O consórcio que realiza o trabalho é formado pelas empresas Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), THR Innovative Tourism Advisors, Oikos, com filial em Palmas, e T4 consultoria.

PDTIS

O PDTIS é um instrumento de planejamento turístico em uma área geográfica selecionada, que tem por objetivo principal orientar o crescimento do setor em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo. Ele estabelece as bases para a definição de ações, as prioridades e a tomada de decisão. É um instrumento técnico de gestão, coordenação e condução das decisões da política turística e de apoio ao setor privado, de modo a dirigir seus investimentos e melhorar a capacidade empresarial e o acesso ao mercado turístico.

O plano conta com o apoio do Ministério do Turismo (Mtur), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), com aporte financeiro do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Tocantinópolis e Esperantina tem novas confirmações de óbitos por Covid-19

Publicado

em

Mais duas mortes foram confirmadas como sendo pro Covid-19 no Bico do Papagaio. Os óbitos são nos municípios de Tocantinópolis e Esperantina. As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

O óbito em Tocantinópolis é de um paciente do sexo masculino, de 64 anos, com obesidade, hipertensão e diabetes. Ele faleceu em 27 de agosto, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Já a vítima de Esperantina, é mulher de 43 anos, com diabetes e obesidade. O óbito aconteceu no dia 17 de outubro, também no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Carretas batem de frente na BR-153

Publicado

em

Um acidente envolvendo caminhões foi registrado na manhã desta terça-feira (20) na BR-153 entre Wanderlândia e Araguaína, no Bico do Papagaio. Os bombeiros informaram que foram chamados para retirar um corpo preso às ferragens. A pista está totalmente interditada para retirada dos veículos.

A colisão aconteceu próximo de uma ponte sobre o ribeirão Lajes.

A Polícia Rodoviária Federal informou que uma equipe também foi para o local atender a ocorrência. Ainda não há informações sobre o que provocou a colisão, mas chovia no momento do acidente. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Caminhonete capota na TO-404 e vítimas são socorridas

Publicado

em

Nas primeiras horas desta terça-feira, 20, bombeiros militares foram acionados para atender vítimas de um capotamento na TO-404, na rodovia estadual que liga a cidade de Augustinópolis à TO-010, nas proximidades de Araguatins, sede da 3ª Companhia. Um casal estava no carro.

Segundo os militares, o acidente ocorreu por voltas das 7h43, no Km 30 da TO-404. Os ocupantes da camionete foram identificados como José Miranda Barbosa e Maria Olívia Maciel Barbosa. Ambos tiveram apenas escoriações, foram avaliadas pelos socorristas e levados para um hospital em Augustinópolis.

O carro é um pick up branca, com placa de Manaus (AM), que foi parar fora da pista com o capotamento.

Continue lendo
publicidade Bronze