Connect with us

Bico do Papagaio

Novo Financiamento da Atenção Primária é tema de oficina para secretários no Bico

Publicado

em

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) promoveu entre os dia 16 e 17 de setembro, para as Secretarias Municipais de Saúde da Região Bico do Papagaio, a oficina regionalizada sobre o “Novo Financiamento da Atenção Primária – Programa Previne Brasil”.  O objetivo foi o de qualificar as Gestões sobre o tema debatido e também reforçar a importância da alimentação dos sistemas de informação.

O evento contou com a participação do Presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, do 1º Vice-presidente, Jair Pereira Lima, dos Diretores, Amilton Pereira Lopes, Maria das Dores Abreu, Renato Fischer, Cléber Flávio, dos Conselheiros Yatha Anderson (anfitrião do evento), Israel Leite Furtado, a representante do Ministério da Saúde no Tocantins, Ivaneizilia Ferreira, Gestores e Gestoras municipais e técnicos de saúde da Região.

O presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, afirmou durante sua fala sobre a importância do Conselho estar próximos dos municípios. Ele agradeceu a presença dos Secretários e Secretárias presentes e também dos trabalhadores em saúde que participaram da Oficina. “Estamos realizado a segunda Oficina sobre o Previne Brasil de forma regionalizada. Um trabalho conjunto realizado não só pela nossa Diretoria, mas por toda a equipe de apoio e técnica do COSEMS. Nosso objetivo é o levar para todas as 139 Secretarias de Saúde um momento de compartilhamento de conhecimento mais efetivo. Tenho certeza de que vamos colher bons frutos e excelentes resultados para as nossas Gestões”, disse.


O Conselheiro do COSEMS e Secretário de Saúde de Augustinópolis, Yatha Anderson, anfitrião do evento, disse que foi muito gratificante receber a Oficina do Previne Brasil em seu município. Ele destacou também que sua Gestão está à disposição para continuar auxiliando o Conselho nas ações e projetos em prol do fortalecimento das Secretarias de Saúde. “Recebemos todas e todos com muito carinho. Sabemos a importância desta oficina sobre o Previne Brasil e podemos, durante os momentos de capacitação, esclarecer as dúvidas sobre esse programa que reestrutura o sistema de financiamento da APS. Contem sempre com este Secretário, com nossa equipe e com o município de Augustinópolis para continuarmos na luta pelo fortalecimento do nosso SUS”, declarou.

Para a apoiadora da Região do Bico do Papagaio, Maria da Conceição, a oficina foi extremamente positiva. Ela ressaltou a presença de representantes de todas as Gestões Municipais da Região do Bico do Papagaio e agradeceu o apoio dado pelo COSEMS e pela Secretaria de Augustinópolis. “Eu não tenho palavras para expressar o quanto este encontro foi produtivo. Não faltou nenhum representante das nossas cidades aqui da Região. A Diretoria do COSEMS esteve em peso na abertura, fortalecendo a aproximação com as Gestões. Não posso deixar de citar a acolhida do Secretário Yatha, que não nos deixou faltar nada. Um exemplo de organização”, destacou.

As Oficinas sobre o programa Previne Brasil foram iniciadas no dia 09 de setembro em Palmas. Este é o segundo encontro realizado, que se estenderá para as demais regiões durantes os próximos meses. As próximas Oficinas estão previstas para ocorrer nos dias 21 e 22 na Ilha bananal e na Região Amor Perfeito, respectivamente nas cidades de Gurupi e Porto Nacional.

Também estiveram presentes os Secretários Municipais de Saúde Tulysmar Pereira de Sousa (Ananás); André Alves Rodrigues (Axixá); Cirléia Martins de Oliveira Damasceno (Buriti do Tocantins); Geandro Paiva de Oliveira (Cachoeirinha); Inácio Alves da Conceição (Carrasco Bonito); Eliezer de Almeida Félix (Esperantina); Leonardo Ribeiro Nunes (Itaguatins); Regivânia Rodriguês Sousa Santos (Luzinópolis); Karoeny Almeida Silva (Maurilândia); Rosely Rocha Santos (Nazaré); Geffeson Araújo Nolêto (Palmeiras); Lucilene Alves Gomes Silva (Praia Norte); José Guilherme Antunes de Carvalho (Riachinho); Valéria Pereira Lopes (Sampaio); Eliesse Martins Lima (Santa Terezinha); Kaline Ferreira Damaceno (São Bento); Eudilene Florencio da Silva (São Miguel); Caiane Nunes Fereira (São Sebastião); Maria Vandecy Soares Ribeiro (Tocantinópolis).

O Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Homem é morto com facada no peito e suspeito foge

Publicado

em

Um homem foi morto com uma facada no peito em Palmeiras, no Bico do Papagaio, após uma discussão em um bar. O suspeito foi identificado pela Polícia Militar, mas fugiu do local e ainda não foi localizado. O crime aconteceu na manhã deste domingo (24).

A PM informou que quando chegou uma equipe da saúde do município tinha confirmado a morte. A vítima foi golpeada com uma perfuração de faca na altura do peito.


Testemunhas contaram à polícia que os dois homens estavam conversando e logo depois, sem motivo aparente, o autor atingiu a vítima com uma facada. O suspeito fugiu do local a pé e não foi localizado.

A PM informou que o autor do crime é conhecido na região por envolvimento com outras duas mortes. Os militares isolaram o local do fato, chamaram a perícia científica e o IML para recolher o corpo. O caso foi repassado para a Polícia Civil e o suspeito está sendo procurado. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Saúde apresenta projeto “Fortalece Pré-Natal”

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, das Diretorias de Atenção Primária e Especializada e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), promoveu na sexta-feira, 22, reunião híbrida no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde para apresentação do projeto-piloto Fortalece Pré-natal.

No Bico do Papagaio, o município de Axixá, está entre os selecionados.

A apresentação do projeto feita pela diretora de Atenção Primária da SES-TO, Laudecy Soares, especificou a origem do projeto, os objetivos, os benefícios, o público-alvo, a metodologia, os critérios de eleição dos municípios prioritários e os próximos passos que serão dados para implantação.

Para Laudecy Soares, “o projeto tem como objetivo ofertar apoio às equipes de APS [Atenção Primária à Saúde] no processo de qualificação e fortalecimento do pré-natal nos municípios prioritários, contemplando as oito regiões de saúde do Tocantins”, destacando ainda que “o projeto é uma das prioridades para a Diretoria, considerando o cenário epidemiológico em relação ao pré-natal e à morbimortalidade materna e infantil”, completou.

Também esteve presente na reunião, de forma presencial, Rondinelly Souza, Presidente do Cosems-TO, pontuando que é de extrema importância para quem está na ponta, receber projetos como este. Nós temos condições de pegar este projeto e torná-lo referência em ação, quando falamos de gestação, de pré-natal e na maternidade de forma geral. Foi pensada a participação de todas as esferas: judiciário, Estado – que é o intermediário neste processo, e os municípios que são os executores. Continuem contando com o Cosems, porque sabemos que o papel institucional é acima de tudo dar condições para essa operacionalização, para que o projeto possa rodar, para que esse projeto possa ser um caso de sucesso em âmbito nacional”, completou.

Ao final da reunião, ficaram como encaminhamentos assinatura do Termo de Adesão pelos gestores dos municípios prioritários, indicação de equipe de Saúde da Família (ESF) e respectivas equipes de Saúde Bucal (ESB) e equipe multiprofissional, referências para a ESF selecionada, até o dia 29 de outubro de 2021.

Critérios de seleção e municípios selecionados

Os municípios foram selecionados com base na análise do resultado dos indicadores, definidos como critérios de priorização, proporção de nascidos vivos de mães, com sete ou mais consultas de pré-natal; número de nascidos vivos prematuros (menores de 22 a 36 semanas), e, estimativa de gestantes de 2021, por município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Cemitérios são preparados para Dia dos Finados

Publicado

em

Os cemitérios públicos de São Miguel, no Bico do Papagaio, estão sendo preparados para receber visitantes no Dia dos Finados, no dia 2 de novembro, uma terça-feira.

A Prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, vem fazendo serviços de roço, limpeza e reparos em geral em todos os principais cemitério do município.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze