Connect with us

Bico do Papagaio

Novos prefeitos podem se capacitar gratuitamente em curso inédito da Enap

Publicado

em

Começar uma nova administração é sempre um desafio aos gestores eleitos e reeleitos. Para quem está chegando na prefeitura pela primeira vez, os desafios são ainda maiores. Em 2020, 3787 novos prefeitos foram eleitos no País, sendo 8,1% na Região Norte, 32,4% no Nordeste, 8,3% no Centro Oeste, 30,4% no Sudeste e 20,5% no Sul.

Arte - Brasil 61

Pensando nesses novos gestores municipais, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferece capacitação inédita e gratuita para a formação de 500 novos prefeitos e prefeitas eleitos em 2020. O objetivo do curso “Liderando Novos Prefeitos” é preparar estrategicamente esses profissionais, para os próximos quatros anos de mandato, para que haja desenvolvimento municipal e melhoria das políticas e serviços públicos.

Os temas abordados vão tratar sobre gestão governamental, probidade administrativa, mobilização de recursos, desafios municipais no contexto da pandemia, desenvolvimento urbano sustentável, inovação e outros pontos importantes para a gestão pública eficiente.

Segundo o presidente da Enap, Diogo Costa, o curso conta com especialistas e profissionais que possuem experiência prática nos temas abordados, como ex-secretários municipais e estaduais. Destaque para o Economista José Scheinkman – professor da Universidade de Columbia (EUA), que vai tratar sobre os novos desafios globais para os governos e a gestão pública.

O presidente da Enap, Diogo Costa, explica a importância dessa formação para os novos prefeitos e prefeitas.

“E se você fosse para uma cirurgia com um médico que não cursou medicina? Ou construir uma casa com alguém que não tem o curso de engenharia? Não tem uma faculdade para ser prefeito. O prefeito pode vir de várias áreas da sociedade, com diferentes visões. Mas é importante que eles tenham conhecimento e ferramentas indispensáveis para administrar uma cidade”, explica. 

Ainda de acordo com Diogo Costa, o curso trará diferentes visões e compartilhamento de experiências entre gestores. 

“Será importante para o prefeito conseguir trazer a visão dele, e junto com essa visão local, regional, também adquirir uma visão global, a partir de outras experiências compartilhadas”, comenta.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 04 de janeiro de 2021, pelo link. As aulas estão previstas para começar em 21 de janeiro, de forma híbrida, sendo quatro módulos virtuais e dois presenciais, na Enap Brasília (DF). Segundo a instituição, as passagens serão financiadas pelo programa. 

Além das 40 horas de aulas, os prefeitos poderão formar redes de conexões entre si e estreitar contatos com instituições parceiras do programa, atores do governo federal, entidades do terceiro setor, organizações do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais.

A Enap também vai produzir estudos especiais, com dados, evidências e comparativos, que servirão de ferramentas para tomada de decisão das lideranças.

Arte - Brasil 61

A iniciativa Liderando para o Desenvolvimento da Enap conta com apoio de 18 instituições públicas, privadas, entidades do terceiro setor e organismos internacionais. A escola pretender oferecer novas turmas, em 2021, para capacitar secretários estaduais e municipais. (Brasil 61)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Quinta morte por Covid-19 é confirmada

Publicado

em

O quinto óbito por Covid-19 foi oficializado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no município de Praia Norte, no Bico do Papagaio. A informação foi divulgada por meio do Boletim Epidemiológico.

A vítima é uma mulher de 84 anos, com hipertensão arterial sistêmica. Ela morreu na quinta, dia 25, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Morte é confirmada por Covid-19

Publicado

em

Neste sábado, 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de seu Boletim Epidemiológico, confirmou mais um óbito por Covid-19, no município de Praia Norte, no Bico do Papagaio. Agora sobe para 4 o número de vítimas da doença.

O óbito oficializado neste sábado, é de um homem de 65 anos, obeso, de morreu dia 20 de janeiro, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Na Vila dos Pescadores, homem é preso com arma e maconha após agredir companheira

Publicado

em

Na noite de sexta-feira, 26, por volta das 21h, através de policiais militares da 5ª Companhia Independente, quando realizavam a Operação Pagamento em Tocantinópolis, a Polícia Militar prendeu um homem de 44 anos de idade, por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. 

A prisão ocorreu quando os Policiais foram informados sobre uma ocorrência de violência doméstica na Rua da Palha, na Vila dos Pescadores. Quando chegaram na residência foram recebidos pela companheira do autor a qual relatou que mora com o acusado e que este havia lhe agredido com empurrões, mas não pretendia representar o crime de violência doméstica.  

Após entrevista com o casal, a mulher de 24 anos, informou que no interior da residência havia uma arma de fogo. Imediatamente a equipe efetuou busca e localizou a referida arma. Foi localizado também uma munição calibre 28 intacta, uma certa quantidade de substância análoga a maconha e cinco armas brancas. Outrossim, a arma de fogo localizada, trata-se de fabricação artesanal, tipo revólver, calibre 22.

O acusado foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil em Tocantinópolis para os procedimentos cabíveis. As armas, a munição e a substância entorpecente foram exibidos na mesma delegacia.

Continue lendo
publicidade Bronze